quinta-feira, 17 de abril de 2008

Os 25 anos de Louco Amor

Eu adoro lembrar a maravilhosa trama dessa novela do mestre Gilberto Braga exibida no longínquo ano de 1983 que narrava a saga de Luís Carlos ( Fábio Jr que era bom ator nessa época) que amava a filha do patrão Patrícia ( Bruna Lombardi no auge da beleza) e enfrentava a oposição ferrenha da diabólica Renata Dumont ( Tereza Raquel em inesquecível interpretação) que infernizou a vida dele até o fim.
A trama básica tinha mais um elemento complicador: a pobretona Cláudia ( Glória Pires) que se apaixomou pelo protagonista e lutou até o fim quando conseguiu ficar com ele, num final polêmico que desagradou quem torcia pela linda Bruna Lombardi.
Apesar desse tropeço, a novela é uma das que eu mais gosto de receber informações pois me interessa pensar em como ela era muito mais empolgante que as pouco criativas tramas atuais.
Uma produção que merecia ser reprisaa ou regravada, pois foi muito legal.

Os 100 anos da maior vilã do cinema

Esse mês se completa os 100 anos de nascomento de uma das maiores atrizes do cinema americano: a grande Bette Davis, que entrou para a História como uma das personalidades mais marcantes da sétima arte.
Sua participação em clássicos do cinema como Jezebel ( 1938), O Que terá acontecido a Baby Jane? ( 1962) dentre outros a tornaram uma das atrizes que mais populares de então.
Bette foi um dos nomes mais importantes daquela época porque sabia construir personagens marcantes usando suas expressões faciais fortes e apresetando um domínio completo da arte de representar.
Sua participação no clássico A Malvada ( 1950) onde era uma atriz voluntariosa e egocêntrica que se via envolvida por uma arrivista inescrupulosa ( Anne Baxter) marcou época e colocou a personagem dela entre as maiores do cinema universal.
Este centenário deve ser comemorado em grande estilo pois Bette está entre as maiores de todos os tempos.

domingo, 6 de abril de 2008

Trajetória de Emoção

O filme O Caminho Para Casa ,de Zhang Yimou, trata-se de um emocionante drama sobre um homem que volta à sua cidade natal para , de acordo com a tradição acompanhar o enterro do pai.
Lou Yusheng ( Sun Hoglei) é um executivo que se vê diante de um pedido inusitado de sua mãe após o falecimento,: levar o corpo do pai a pé para ser enterrado, refazendo todo o caminho que liga o lugar onde ele morreu ao cemitério.
O pedido surpreende Lou, que acha um absurdo ,a princípio, atender àquele pedido, achando que trazer o corpo do pai de carro seria mais racional, não compreendendo a princípio a importância daquele ritual, talvez por ser um jovem e desconhecê-lo.
O filme se desenvolve de retratando a relação entre os pais de Lou desde quando se conheceram,num quadro envolvente do comportamento social dos personagens dando ênfase às dificuldades e lutas que seus pais enfrentaram para ficarem juntos.
Esses problemas são explorados através da figura forte e impositiva da avó de Lou, em sua convivência com sua filha Zia Carpenter (Ji Bo).
O foco central, entretanto, é a relação amorosa entre Zia e o pai de Lou Di Zhao (Zhang Zhin) que passa por problemas diversos para se consolidar.
O roteiro constrói de maneira bastante envolvente, essa relação delicada entre pessoas que não titubeiam frente às dificuldades de uma vida dura e cheia de sacrifícios para serem felizes.
Um desses aspectos são os problemas econômicos, que dificultam a vida dos protagonistas, ,separando-os por longo tempo.
O panorama histórico da China da época em que se passa a história serve como importante pano de fundo da história de amor fundindo ficção e realidade de maneira clara e objetiva.
Zhang Yimou, um dos mais importantes diretores do atual cinema chinês, oferece –nos um excelente filme, muito sensível e delicado, que vai conquistando o espectador, trazendo-o para a atmosfera que circunda intensamente a história.
O contraste entre a relação individual do casal e o peso dos fatos históricos talvez seja o ponto alto do roteiro, que busca contrastar essas duas realidades de forma a uma interferir decisivamente sobre a outra.
Julgo ser esse o ponto mais importante do enredo que procura destacar como tema central exatamente o choque entre os interesses individuais e a necessidade de servir a uma causa coletiva, sacrificando a felicidade pessoal.
A tradição e os costumes culturais são desnudados pela narrativa, que entremeia a história de amor entre os protagonistas e seu relacionamento com demais membros da família
O retrato do ritual da última viagem de um morto para junto dos seus, a fim de que não esqueça o caminho de casa, mobiliza toda a aldeia, que prontamente dispõe-se a carregar o caixão em direção ao cemitério, simbolizando aí a tradição preservada e o respeito à figura do professor.
Essa comunhão entre os vivos e o retorno de um morto ao local onde ele sempre viveu vem a se tornar o tema articulador desse filme sensível e forte emocionalmente.
A última viagem, nesse caso,repassa um valor extremamente simbólico de retorno às origens e de comunhão com a terra destinado a cultura da pessoa morta.
A intensa sensibilidade destinada ao roteiro alia-se à qualidade da direção e dos atores transformando-o, sem dúvida, em uma das mais delicadas e envolventes criações dos últimos tempos.

teste

Eu sou Lucas que nasci com 3,900 gramas gordo e sacudido
Glória Pires é uma atriz brasileira.http://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%B3ria_Pires




Vamos ver uma cena da novela Vale Tudo.
http://br.youtube.com/watch?v=dkgQZHqgH98