segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SUSPENSE EM JULGAMENTO

Escrito por Richard North Peterson, mestre do suspense jurídico, o romance Julgamento Final emociona ao contar uma história de crimes em família. O livro narra a vida de Brett Allen,jovem milionária que é acusada de matar o marido.
Para defendê-la seu pai chama sua filha a advogada Caroline Masters que passa a cuidar do caso da sobrinha. A volta de Caroline ao convívio familiar desperta antigos traumas que ficaram escondidos por mais de vinte anos. E, o despertar desses sentimentos provoca uma reviravolta na vida de toda a família.
Mesclando a tumultuada vida da família Masters, que possui um passado onde todos tem coisas a esconder e o presente com a investigação da morte pela qual Brett é acusada, o romance provoca muitas emoções no leitor.
É daqueles livros dos quais não se quer largar, pois a cada página surgem situações emocionantes e que prendem o leitor até o fim. Dica imperdível.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O fim do Savassi Cineclube

No início de 2012 uma péssima notícia foi divulgada ao cinéfilos de Belo Horizonte: o encerramento das atividades do famoso Savassi Cineclube. Localizado na rua Levindo Lopes era um dos principais redutos do cinema de arte.
Lá se exibiam filmes que não se encaixavam no cinema comercial norte-americano e, exatamente por isso, atraíam um público especialmente interessado em outras cinetatografias. A boa notícia é que o Cine Belas-Artes decidiu ser um foco de resistência dentro desse panorama tão sombrio.
Segundo uma pesquisa do IBGE entre 1977 e 1986 haviam 1372 salas de cinema no Brasil e, só em Belo Horizonte das 85 existentes no período seis fecharam apenas em 2010 demonstrando como foram reduzidos os espaços do cinema de arte na capital mineira.
Isso se deve, em parte, ao proliferamento de shoppings centers que passaram a ser os principais locais onde as salas de cinema se instalam atualmente. Essa tendência tem como conseqüência principal a predominância de um cinema comercial e norte-americano recheado de blockbusters que mais interessam aos jovens.
Com isso, quem aprecia um tipo de cinema mais artístico, interessado em retratar os sentimentos mais profundos perdeu espaço no mercado cinematográfico. Segundo o professor de cinema Ataídes Braga, autor do livro O Fim das Coisas-As Salas de Cinema de Belo Horizonte O período áureo das salas de cinema de arte em Belo Horizonte foi dos anos 1920 e 1930 quando foram instaladas as salas mais importantes da cidade coom os cines Vitória, rebatizado Odeon. o São Carlos, o Cine Theatro Metrópole e o Cine Santa Tereza.
Tais casas surgiram como resposta a um desejo do belo-horizontino de apropriar-se de seu novo status de cidadão urbano. E as salas de cinema simbolizavam isso porque eram exemplos de uma metrópole desenvolvida e em dia com a contemporaneidade da época.
Porém na década de 70 com a expansão da televisão e posteriormente do vídeo cassete houve uma diminuição do público frequentador dessas salas. Isso causou uma decadência irreversível que levou ao fechamento delas.
Muitas salas como o cine Metrópolis foram demolidas, enquanto outras como o cine Pathé estão fechadas e abandonadas. Essa triste realidade comprova a péssima situação das salas de Belo Horizonte.
Uma realidade lamentável e que depende de políticas públicas que mudem para melhor o destino de lugares que foram outrora espaços onde a população belo-horizontina viveu momentos mágicos.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Uma exposição sobre a História

No dia 15 de janeiro ocorreu, em Belo Horizonte, o encerramento da exposição sobre a História da Telenovela Brasileira. Com narração de Eva Wilma, que aparece em um telão, o público entra em contacto com vários objectos, cenas exibidas, uma recapitulação cronológica a respeito dos 60 anos em que a telenovela chegou ao Brasil.
Novelas memoráveis como Roque Santeiro, Vale Tudo, Escrava Isaura, Dancin Day's são relembradas ao longo da exposição. Um dos pontos mais interessantes é ver expostos ao longo da exposição objectos, figurinos que pertenceram a várias novelas. Esse contato com tais detalhes é o grande diferencial da exposição: fazer com que o público que sempre acompanhou de longe as novelas, possa se aproximar mais delas, se sentir mais íntimo de seis ídolos e também da magia que as novelas têm naturalmente. A narração de Eva Wilma, que já começa com uma saudação, tem o objectivo de recordar de maneira didáctica a História da Telenovela com a proposta de fazer o público sentir-se acolhido e relaxado ao longo da exposição. Uma excelente homenagem à uma História tão importante culturalmente como a da telenovela.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Suspense e tensão

Escrito pela americana Lisa Jackson o romance Calafrios é um eletrizante suspense que narra a história de Abby Chastain uma mulher atormentada pela morte da mãe. Perseguida por um psicopata Abby passa a ser vítima de muitos mal-entendidos que a transformam em suspeita de matar seu ex-marido Luke.
Auxiliada pelo detetive Montoya ela investiga a morte da mãe e descobre segredos de família relacionados ao Hospital Nossa Senhora das Virtudes. À medida em que as investigações avançam novos segredos do passado surgem mudando completamente os rumos da trama. Abby se vê ás voltas com um assassino frio e extremamente perigoso que pode atacar a qualquer momento. Lisa Jackson prende a atenção do leitor de maneria enlouquecedora. Você fica ligado até o último capítulo desse eletrizante suspense.