Nascido em 11 de fevereiro de 1917 na cidade de Illinois, Chicago Sidney Sheldon consagrou-se como um dos maiores autores dos chamados best sellers norte-americanos. De origem humilde começou a vida como leitor de roteiros para estúdios de Hollywood. Com isso ele facilitava o trabalho dos diretores. Junto com um amigo escreveu seu primeiro roteiro que foi comprado por um estúdio. Era o início de uma carreira que seria vitoriosa. Eles escreveram um roteiro que foi filmado e isso trouxe novas oportunidades de trabalho.
Depois foi trabalhar na Broadway, onde escreveu roteiros de musicais, sempre com sucesso. Com o surgimento da televisão um novo e lucrativo campo de trabalho se apresentou. Através de séries que se tornariam memoráveis como casal 20 e Jeannie é um gênio, ele alcançou enorme sucesso. Sua virada aconteceu quando escreveu A Outra face que se tornaria um dos principais best-sellers ao ser lançado.
Sua consagração definitiva como autor de livros foi O outro lado da meia-noite em 1974 que narra a história de Catherine Douglas e Noelle Page, duas mulheres marcadas pelo amor ao mesmo homem. Com uma trama repletas de reviravoltas, o romance foi um grande sucesso. A partir daí, os livros de Sidney Sheldon se tornaram grandes e aguardados sucessos.
O público adorava o estilo do autor marcado por heroínas de personalidade forte, sensualidade, suspense, reviravoltas inesperadas, contando com elementos como fama, fortuna, intrigas, desaparecimentos, assassinatos e terríveis vinganças prendiam a atenção do leitor até o final. Com êxito em todos os seus livros ele era frequentador habitual da lista de mais vendidos, sendo considerado até hoje um dos melhores autores mais bem-sucedidos de todos os tempos no gênero que o consagrou.