terça-feira, 31 de maio de 2022

CHARLOTTE BRONTE

 A escritora  e poetiza inglesa Charlotte Bronte nasceu em Thorthon em 21 de abril de 1816 . Irmã da escritora Emily Bronte, ela foi educada em uma escola onde, devido às péssimas condições, teve a saúde comprometida.

De volta para casa ela vivia perto de um cemitério, ela começou a escrever sobre um país que ela havia inventado junto com suas irmãs, além de poemas e contos. Depois de uma viagem à Bruxelas onde uma tia morreu Charlote foi trabalhar como professora em um internato.

Junto com a irmã Mary publicou poemas e depois começou a escrever romances. Com o sucesso de Jane Eyre ela passou a frequentar o círculo intelectual de Londres. Pouco depois da morte do pai , ela parou de ir para Londres.

Casou-se com Artur Bell Nichols . Chegou a engravidar, mas morreu no dia 31 de março aos 38 anos.

PRINCIPAIS POBRAS:

JANE EYRE

SHIRLEY

VILETTE 

O PROFESSOR

terça-feira, 24 de maio de 2022

EMILY BRONTE

 Nascida em Thorthon Inglaterra em 30 de junho de 1818 Emily Bronte foi uma escritora britânica autora de O Morro dos Ventos Uivantes e irmã das escritoras Charlotte e Anne. Ela escrevia sob o pseudônimo de Ellis Bell.

Ela tinha mais duas irmãs mais velhas Mary e Elizabeth e um irmão Patrick.   Depois da morte da mãe Emily e as irmãs  foram morar em um colégio interno onde sofriam castigos, se alimentavam mal e não dormiam devido ao frio.

Devido à essa situação Mary e Elizabeth morreram e Emily voltou para casa. Lá ela, os irmãos e a empregada criavam nas brincadeiras várias terras imaginárias onde apareciam as histórias que elas escreveram.

Emily tornou-se professora aos 20 anos, mas começou a ter problemas de saúde e voltou para casa. Depois de um tempo em 1847 ela publicou O Morro dos ventos Uivantes. Ela morreu em 18 de dezembro de 1848

OBRA:

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

terça-feira, 17 de maio de 2022

CORMAC MCCARTHY

 Nascido em 20 de julho de 1933 Cormac Mccarthy é um dos mais importantes escritores americanos do século 20. 

Em sua carreira literária , ele produziu nove romances como Todos os belos cavalos, A Travessia e Cidade das Planícies. 

Um de seus romances Onde os fracos não têm vez foi adaptado pelos irmãos Coen para o cinema. Ele é avesso à entrevista e gosta de privacidade. É um dos grande nomes do romance contemporâneo.

OBRAS PRINCIPAIS

ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ

TODOS OS BELOS CAVALOS

O FILHO DE DEUS

terça-feira, 10 de maio de 2022

JOYCE CAROL OATES

 Nascida em Lockport no dia 16 de junho de 1938 Joyce Carol Oates é uma das mais importantes escritoras norte-americanas.

Elas cresceu na fazenda da família longe da agitação da cidade. Seu interesse pela literatura começou cedo quando leu Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll.  Na adolescência devorou as obras de Emily Bronté, Charlotte Bronté, Fiodor Dostoiévski, William Faulkner, Ernest Hemingway e Harry David Thoreau.

Joyce entrou na Universidade de Syracuse onde se formou em literatura inglesa. Publicou seu primeiro livro em 1963 e desde então escreveu 40 livros entre novelas, peças, contos e ensaios. Foi premiada várias vezes.


PRINCIPAIS OBRAS:

 

A FÊMEA DA ESPÉCIE

 

A MULHER DE BARRO

PÁSSARO DO PARAÍSO

terça-feira, 3 de maio de 2022

DALTON TREVISAN

 Dalton Jérson Trevisan nasceu em Curitiba em 14 de junho de 1925. Estudou no Colégio Estadual do Paraná e trabalhou na fábrica de vidros  de sua família.

Quando era advogado ele lançou seus contos em modestos folhetos. Liderou o grupo que publicou a revista Joaquim que foi a porta-voz de uma geração de escritores, críticos e poetas. Ela reunia ensaios de Antônio  Cândido , Mário de Andrade e Otto Maria Carpeaux. 

A revista publicou seus primeiros livros de ficção. Em 1954 publicou O Guia Histórico de Curitiba.  Criou histórias em que as tramas psicológicas e os costumes são recriados por uma linguagem concisa e popular, que valoriza os incidentes do cotidiano.

 É considerado um dos mais importantes contistas da literatura brasileira pela maioria dos críticos de literatura.

Criou tramas psicológicas onde os costumes são recriados por meio de uma linguagem concisa e popular que valoriza os incidentes do cotidiano sofrido e angustiante.

Recebeu os principais prêmios literários no Brasil e exterior.

PRINCIPAIS OBRAS:

 

O VAMPIRO DE CURITIBA

O PÁSSARO DE CINCO ASAS

A GUERRA CONJUGAL

PÃO E SANGUE