terça-feira, 30 de agosto de 2022

TAYLOR CALDWELL

 Nascida em 7 de setembro de 1900 na cidade de Manchester Inglaterra, era filha de Arthur F e Anne Caldwell, emigraram para os Estados Unidos.

Aos 6 anos Taylor ganhou uma medalha por um ensaio soDebre Charles Dickens e aos 8 começou a escrever suas próprias histórias. Seu primeiro romance Romance of Athlantis Taylor escreveu aos 12 anos.

Entre 1918 e 1919 ela serviu como reservista da Marinha dos Estados Unidos. Em 1919 ela se casou com Willian F Combs com quem teve Mary Margareth no ano se

guinte. Entre 1923 e 1924 foi estenógrafa no Departamento de Justiça dos Estados Unidos como membro da Comissão de Inquérito do Tribunal de Imigração.

Escreveu Dynasty of  Death que se tornou um best seller. Publicou 42 romances muitos deles best sellers.  Escreveu para o periódico mensal American Opinion.  Fez terapia de vidas passadas para refutar a hipótese de reencarnação mas se lembrou de sua vida passada.

Morreu em 30 de agosto de 1985 devido à insuficiência pulmonar causada por câncer.

 

PRINCIPAIS OBRAS]

A DINASTIA DA MORTE

OS ABUTRES

A TERRA DE DEUS

O COMEÇO DO FIM

MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS


terça-feira, 23 de agosto de 2022

MICHAEL CRICHTON

 Nascido em Chicago em 23 de outubro de 1942 John Michael Crichton foi um autor, roteirista, produtor, diretor de cinema americano.

Seu gênero literário pode ser descrito como thriller tecnológico que é a união de ação com detalhes técnicos. Seus romances exploram a tecnologia e as falhas da interação humana com ela resultando em catástrofes.

Muitos de seus romances tem termos médicos e científicos o que refletia sua formação anterior em medicina. Faleceu em 4 de novembro de 2008 de linfoma.

 

PRINCIPAIS OBRAS:

SOL NASCENTE

O ENIGMA DE ANDRÔMEDA

ESFERA

CONGO

terça-feira, 16 de agosto de 2022

JOHN LE CARRE

 Nascido na cidade de Poole em19 de outubro de 1931 John le Carre estudou na Universidade de Berna na Suíça e Oxford na Inglaterra onde se tornou professor antes de se juntar ao corpo diplomático britânico entre 1960 e 1964.

Sua carreira de espião terminou quando um colega de trabalho denunciou sua verdadeira identidade. John le Carre é autor de inúmeros romances abordando espionagem internacional no contexto da Guerra Fria . Com o fim do conflito ele modernizou sua temática introduzindo o terrorismo islâmico, o desmembramento da União Soviética e a política dos EUA no Panamá.

Ele recebeu o título de doutor honoris causa no Canadá. Ele mudou de nacionalidade para irlandês antes de morrer.  Morreu em 12 de dezembro de 2020 aos 89 anos.


PRINCIPAIS OBRAS

O MORTO AO TELEFONE

O ESPIÃO QUE SAIU DO FRIO

O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS

A CASA DA RÚSSIA

terça-feira, 9 de agosto de 2022

JOHN GRISHAM

 Nascido em 8 de fevereiro de 1950 John Ray Grisham Jr é um escritor norte-americano que já vendeu mais de 300 milhões de exemplares no mundo com títulos traduzidos para mais de 40 idiomas.

Ele é um ex- político e advogado aposentado, que incentivado pela mãe desenvolveu o hábito da leitura e se tornou um admirador de John Steinback.

Escolheu o Direito como área de atuação se tornando especialista em Defesa Criminal. Seu primeiro livro foi Tempo de Matar. Seus livros giram em torno de questões da advocacia e criticam o sistema judiciário. Sua obra sempre mostra a luta de pessoas humildes contra o sistema judiciário e as grandes corporações.


PRINCIPAIS OBRAS

A FIRMA

O CLIENTE

DOSSIÊ PELICANO

O SÓCIO

O TESTAMENTO

A CASA PINTADA


terça-feira, 2 de agosto de 2022

RUBEM FONSECA

 Rubem Fonseca nasceu em 11 de maio de 1925 em Juiz de Fora Minas Gerais. Formado em Direito exerceu várias  atividades antes de dedicar-se inteiramente à literatura.

Residiu desde a  infância no Rio de Janeiro e  era filho de portugueses emigrados para o Brasil. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais. 

Em 31 de  dezembro de 1952 iniciou sua carreira na polícia  como comissário do 16o Distrito Policial em São Cristóvão. Muitos dos fatos vividos naquela época  e dos seus companheiros de trabalho foram imortalizados em livros.

As obras de Fonseca ,em geral, retratam em estilo seco e direto a luxúria e a violência urbana em um mundo onde assassinos, prostitutas, miseráveis e delegados se misturam. 

Criou, para protagonizar seus contos e romances, um personagem antológico o advogado Mandrake mulherengo, cínico e imoral, além de profundo conhecedor do submundo carioca. Mandrake foi transformado em série dirigida por José Henrique Fonseca, filho de Rubem, e protagonizada por Marcos Palmeira.

Foi casado por 42 anos com Théa Maud Komel ( 1928-1997) e teve três filhos Maria Beatriz, José Alberto e José Henrique Fonseca.

Rubem Fonseca sofreu um infarto em seu apartamento no Leblon e veio a falecer no dia 15 de abril de 2020.


PRINCIPAIS OBRAS:

O CASO MOREL

A GRANDE ARTE

BUFO & SPALANZANNI

AGOSTO