quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Suspense emocionante

O romance Farsa Mortal mostra uma emocionante história de suspense. Ele narra a investigação da morte de Grace Meade, uma heroína da 2a Guerra Mundial que vivia numa cidadezinha americana e era considerada uma benemérita local.
O livro começa com a iternação da filha de Grace, Jillian, após a tragédia e os esforços do detetive Alex Cruz para solucionar o crime que abala toda a cidade. Através de um diário que passa a ser escrito por Jilian, uma série de mistérios vêm à tona e põe em xeque a figura heróica da morta.
A narrativa vai retratando, aos poucos, a complexa relação entre mãe e filha que se revela difícil cheia de conflitos. Ao longo da investigação, Alex Cruz descobre uma faceta da personagem Grace muito mais sombria que a conhecida pela comunidade local. Terríveis segredos do passado, da época da segunda guerra mundial, vão surgindo aos poucos e modificam completamente a imagem de Grace Meade. A partir de então, Alex Cruz direciona sua investigação para um novo rumo que traz à tona a verdade sobre Jillian e, principalmente, Grace. Um suspense desconhecido mas emocionante e inperdível que prende o leitor até o fim.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Um clássico emocionante

O filme A Sereia do Mississipi de François Trufautt é um emocionante retrato de como as relações humanas podem ser complexas e cheias de conflitos. O filme começa quando Loui Mahé ( Jean Paul Belmondo) recebe em sua casa Julie ( Catherine Deneuve) uma noiva com a qual se correspondia e que veio para o casamento. O problema é que ela não parece a mulher da foto que recebeu. A partir daí vão se sucedendo vários mal-entendidos que põe em dúvida quem é a mulher que chegou. O roteiro avança de maneira a prender a atenção do espectador ao pôr em dúvida a verdade sobre aquela mulher.
Depois de demonstrar-se traumatizada e cheia de medos, Julie envolve Loui em um plano e rouba uma fortuna dele, desaparecendo logo depois. Ele passa a procurá-la de todas as maneiras e vai descobrir segredos surpreendentes. Contando com a beleza de Gatherine Deneuve e uma excelente interpretação de Jean Paul Belmondo, A Sereia do Mississipi, que é baseado em um clássico de Cornell Woorich, grande autor americano, prende atenção até o fim.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Terror inesquecível

Um dos maiores clássicos do cinema de terror, O Exorcista de 1973 é um filmes mais impressionantes já poduzidos. Baseado em um excelente romance de Willian Peter Blatty, o longa mostra a possessão demoníaca de Rega Macneil ( Linda Blair espetacular ), uma menina de 13 anos absolutamente comum.
Filha da estrela de cinema Chris Macneil ( Ellen Burstyn), a menina passa por várias situações estranhas até que se descubra o que ela tem. Sus súbitas mudanças de comportamento vão se agravando e Chris inicia uma peregrinação a vários médicos, psiquiatras, para descobrir o que está acontecendo até finalmente chegar a Igreja onde encontra a resposta. O filme vai retratando essas situações de uma maneira cada vez mais apavorante.
O avanço da trama faz com que apareça o padre Merrin ( Max von Sydow) um renomado exocista que é a única pessoa caapz de salvar Regan.
Um clássico obrigatório do cinema de terror, esse filme é, também, um dos mais polêmicos já realizados e traz cenas horripilantes. Recomendável para espíritos fortes.

Uma lição de vida

O filme Quando você viu seu pai pela última vez? , dirigido por Anand Tucker é um excelente retrato das relações familiares e de, como elas marcam a vida das pessoas. Conta a história de
Arthur Morrinson ( Jim Broadbent) um homem que sempre foi um trambiqueiro na vida e que descobre que está muito doente.
A doença faz com que seu filho, Blake ( Colin Firth), volte à casa paterna e passe a relembrar toda a sua vida ao lado daquele pai tão extravagante. À medida em que o pai precisa da sua presença, Blake começa a resgatar todas as histórias que viveu na infância e adolescência.
O comportamento do pai, sempre muito diferente do convencional, as traições dele à mãe, os trambiques vão fazendo Blake fazer uma espécie de revisão de vida.
Com isso, ele consegue resgatar vários traumas que tinha e se reconciliar com o pai na fase final da vida dele, o que permite que Arthur morra em paz.
Quando você seu seu pai pela última vez? é um filme sensível, envolvente e emocionante que prende a atenção do início ao fim e traz excelentes interpretações de Colin Firth e Jim Broadbent. Um filme altamente recomendável.

domingo, 26 de julho de 2009

Uma emocionante visão do nazismo

O filme O Menino do Pijama Listrado dirigido por Mark Herman é um impressionante retrato do nazismo e da 2a Guerra Mundial visto através da amizade entre um menino judeu e o filho de um oficial nazista que acontece através da cerca de um campo de concentração.
Levado até os arredores de uma fazenda para morar lá por seu pai, oficial nazista, Bruno vive entediado por não ter ninguém para brincar até conhecer Shmuel, um menino judeu que avista da cerca de sua casa.
A partir daí, eles começam uma amizade sincera e ingênua e passam a brincar na casa de Bruno e também dentro do campo de concentração. Mas essa amizade vai causar uma profunda modificação na vida da família alemã. Bruno aproxima Shmuel da vida fora do campo de concentração e, ao mesmo tempo, vai se inserindo no cotidiano do local.
O filme faz um emocionante e extremamente forte retrato de como as conseqüências do nazismo até mesmo para os membros do Partido Nazista podiam ser terríveis.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Um drama contra o preconceito

O mais novo filme do grande diretor e ator Clint Eastewood é um emocionante drama que aborda um tema extremamente oportuno para a sociedade contemporânea que é a convivência, nos Estados Unidos, dos norte-americanos legítimos com os imigrantes de diversas partes do mundo.
O filme narra a história de Walt Kowalski ( Easrewood) um veterano de guerra e ex- montador de carros da Ford que permanece morando em um bairro pobre de Detroit onde a maioria são imigrantes sendo que ele é o único americano que ainda não se mudou do bairro.
Walt tem uma vida extremamente solitária e não tem um bom relacionamento com seus filhos nem com a maioria das pessoas, pois é ranzinza e racista. O filme mostra o personagem como um homem preconceituoso e agressivo que procura evitar qualquer tipo de relacionamento com os demais.
Mas a sua vida muda quando seu vizinho Thao ( Bee vang) pra entrar em uma gangue rouba o maior bem de Walt: seu Gran Torino 1972, um carro antigo pelo qual ele tem adoração.
A mãe de Thao o obriga a se desculpar com o protagonista o que desencadeia uma nova etapa na vida de todos.
O roteiro envolvente, sensível, humano e delicado do filme retrata a aproximação entre os dois personagens tão diferentes mostrando como eles vão , aos poucos, deixando de lado a agressividade que os separava e construindo uma relação mais humana.
O caminho no sentido de melhorar a vida de ambos é um modo de superar sentimentos negativos que endureciam a vida de cada um. Gran Torino é um filme fundamental pata compreender um pouco a atual organização da sociedade norte-americana contemporânea.
Uma aula de bom cinema, o filme demonstra a vitalidade de Clint Eastewood como ator e diretor, pois ele consegue prender a atenção durante todo o tempo.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Um drama chocante

O filme Um Crime Americano com direção de Tommy O'Haven é um impressionante drama baseado em fatos reais que relata a trágica história das irmãs Likens. Em 1965. Sylvia (Ellen Page) e Jennie Likens (Hayley McFarland) são irmãs deixadas na casa de Gertrude Baniszweski (Catherine Keener) por uma longa temporada, já que seus pais trabalham em um circo. Gertrude é uma mãe solteira com 7 crianças e que, devido a dificuldades financeiras, aceita cuidar das garotas. Só que ela não esperava o quanto presença delas afetaria sua natureza instável. Gertrude passa a maltratar as irmãs a partir do momento em que param de chegar os cheques que pagariam a estadia delas na sua casa. O longa retrata com uma impressionante crueza a maneira como principalmente Sylvia é destruída por Gertrude. Ela possui uma mente deturpada e mantém a garota em cárcere privado. O mais impressionante é como a comunidade em que elas vivem compactua com o crime cometido por Gertrude e ninguém socorre Sílvia o que determina seu destino.
Esse filme provoca sensações emocionais intensas no público pois causa uma impressão terrível do que o ser humano é capaz . Um Crime Americano é um filme para que tem estômago forte pois seu clima é tenso e angustiante o tempo todo.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Emoções do passado

O filme Ao Entardecer mostra uma velha senhora moribunda Ann Grant ( Vanessa Redgrave na velhice e Claire Danes quando jovem) que recorda seu principal caso de amor ao lado das filhas Contance e Nina. À medida em que a trama avança o filme intercala o presente e o passado de Ann mostrando como sua vida foi fruto das escolhas que fez.
O desenvolvimento da relação de amor entre ela e Harris, um homem envolvente e inesquecível que marcou sua vida para sempre vai sendo revelado às filhas de Ann com o avanço de sua doença e os delírios onde ela mistura memória e fantasia.
À medida em que tomam conhecimento do passado da mãe as duas irmãs passam a também reflectir sobre suas opções na vida e como elas administram sua vida emocional. Dirigido por Lajos Koltai Ao Entardecer é um óptimo drama familiar que conquista pela sensibilidade e emoção, pois sua história mostra amores perdidos e escolhas de vida que se mostraram definitivas, um tema que sempre conquista as pessoas.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Uma boa idéia mal explorada

O drama O Banheiro do Papa mostra a mobilização de uma pequena cidade uruguaia para receber a visita do Papa João Paulo segundo. No filme esse evento é a oportunidade que o comerciante Berto ( César Trancoso) agarra para conseguir aumentar seu faturamento. Ele decide construir um banheiro e cobrar dos visitantes que supõe que venham ver o Papa pelo uso do recinto.
Porém ele tem que enfrentar a oposição da mulher Carmen ( Virginia Mendez) e da filha Sílvia ( Vírginia Ruiz) que se opõe ao banheiro devido ao transtorno que julgam que virá dele. Durante todo o curso da narrativa a intenção do protagonista vai entrando em choque com os interesses da mulher e, principalmente, da filha Sílvia que planeja se mudar da cidadezinha onde se passa a história para uma metrópole e se tornar uma grande radialista.
Apesar da boa trama, O Banheiro do Papa se perde devido à longa duração pois a narrativa vai se tornando monótona e arrastada e, no final, o filme deixa de sensibilizar o público e se torna muito aborrecido.
Com isso o filme perde sua força e fica devendo uma visão mais intensa do drama que é apresentado.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Um retrato da superação humana

Lançado em 2007 com grande sucesso por Julian Schnabel, O Escafandro e a Borboleta é um dos mais emocionantes filmes dos últimos anos. A trama é baseada em fatos reais e narra a história de Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) ,43 anos, editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.
O cineasta faz um pungente retrato da capacidade que o ser humano tem de se recuperar de um acidente que pode ter acabado com a sua vida. O protagonista, além de fazer uma revisão da sua vida buscando analisar as suas escolhas ao longo da vida e como sua trajetória seguiu o caminho até a situação em que ele se encontra.
Um ponto importante da narrativa é exatamente a utilização da imaginação para superar as adversidades e, mesmo em uma situação-limite, readquirir a capacidade de ser feliz apesar de tudo.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Conspiração na Idade Média

O romance A Conspiração Franciscana de John Sack apresenta uma trama emocionante que prende o leitor do início ao fim ao narrar a história de frei Conrad que recebe de seu amigo frei Leonard uma carta contendo importantes revelações sobre a vida de São Francisco que até então não eram de conhecimento público.
A partir dessa carta tem início um enredo repleto de perigos, pois frei Conrad atravessa a Itália acompanhado por Amata, uma menina que foge do tio assassino, à procura de respostas para as informações contidas na carta. Com uma narrativa engenhosa e muito bem construída, o autor vai envolvendo o leitor cada vez mais na trajetória de Conrad e Amata a ponto dele se sentir vivendo na época retratada pelo romance.
A trajetória de Amata acontece de maneira extremamente empolgante e prende a atenção do leitor com emoções que se sucedem sem parar deixando uma vontade de não largar o livro até o final.
A Conspiração Franciscana tem um ritmo emocionante e empolgante e vale a pena ler também pelo envolvimento no contexto histórico que acontece de maneira irresistível.

Suspense irresistível

O romance Belas Mentiras de Lisa Unger é um dos melhores livros policiais lançados ano passado. Conta a história de Ridley Jones que ao impedir um garotinho de ser atropelado dá início a uma surpreendente trama de suspense que envolve o leitor até o fim.
A narrativa vai apresentando a trajetória da protagonista de maneira a criar uma dúvida no leitor que só aumenta com o passar do tempo, pois cada movimento de Ridley desencadeia novas e surpreendentes descobertas sobre a sua origem.
Na luta para descobrir porque está sendo vítima da perseguição que passa a sofrer, Ridley passa a contar com a ajuda de um policial que passa a investigar sua origem e percebe que seus parentes mais próximos escondem segredos a respeito de seu nascimento.
A narrativa envolve o leitor até o final de maneira dinâmica e extremamente sedutora, pois a dúvida sobre o que está acontecendo paira sobre o leitor durante todo o tempo aumentando a tensão e emoção até o surpreendente final.