segunda-feira, 18 de julho de 2011

Um drama poderoso

Retratando a vida de uma família que vive da fama de um de seus filhos como lutador de boxe, o filme O Vencedor dirigido por David O. Russel é um excelente drama familiar. O longa é uma cinebiografia de Mick Ward ( Martk Whalberg), um famoso boxeador que tem um complicadíssimo relacionamento com a família, especialmente a mãe vivida magnificamente por Melissa Leo. Sua pressão para que o filho sempre carregue nas costas o irmão Dick Englund( Christian Bale) causa vários problemas na vida de Mick. Por causa dessa pressão, ele aceita a presença do irmão como seu treinador, o que prejudica a sua carreira no boxe. As dificuldades dessa relação familiar complicadíssima e a influência disso na carreira de Mick desencadeiam mudanças de atitude no protagonista que abalam as estruturas da sua relação com a família. É a magnífica exploração desse tema que torna O Vencedor um filme imperdível. Para quem gosta de dramas familiares complexos é uma excelente opção. Um grande filme que conta com interpretações magníficas de todo o elenco. Especialmente Melissa Leo que mereceu mesmo o Oscar de coadjuvante.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Suspense Vermelho

O romance de suspense Garganta Vermelho do norueguês Jo Nesbo retrata um crime ocorrido na Segunda Guerra Mundial que repercute nos dias actuais. O detetive Harry Hole é designado para monitorar atividades neonazistas que vem ocorrendo na região de Oslo. O livro retrata duas épocas distintas: a actualidade e a Segunda Guerra Mundial onde um soldado é dado como morto, mas sobrevive em um hospital onde perde a memória e se envolve com um enfermeira. O autor narra a investigação do crime no presente contrapondo-se ao crime no passado. O envolvimento do soldado com a enfermeira Helena vai detonar muitos problemas no confuso período do pós-guerra, onde a perseguição nazista era fortíssima. Já no presente Harry Hole descobre implicações políticas que vão aumentando o problema e complicando cada vez mais a situação.
Esse suspense histórico é um bom livro, mas não é tão empolgante quanto parece. Há livros ainda mais emocionantes. Mas vale a pena ler.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Os mestres do crime

Um dos gêneros mais sensacionais da literatura é, com certeza, o policial. Ele fascina porque mexe com o raciocínio, leva a pessoa a pensar em quem seria o culpado pelo mistério central de um romance.
O grande prazer de quem admira esse tipo de literatura é ficar páginas a fio ansioso para decifrar o mistério. Dentre os maiores autores do gênero há os clássicos como Agatha Christie, Edgar Allan poe, P.D. James que constroem tramas que deixem o leitor pensando a respeito do crime.
Outro ponto que electriza os leitores é ficar, junto com o detective, analisando as pistas que surgem ao longo do livro. É através delas que o detective vai descobrindo o mistério que há nas mortes e, assim, esclarecer o que aconteceu. Dentre os mestres eu admiro mais P.D. james, Agatha Christie, Dennis Lehane, Ruth Rendel, Jonathan Kelerman, Michael Connoly dentre outros.
Não há prazer maior que acompanhar página a página o desenrolar de uma narrativa policial e roer as unhas com cada pista que conduz o protagonista, aos poucos, ao desfecho de mais um thriller policial.