terça-feira, 28 de agosto de 2012

Catarse na telenovela

A ocorrência da catarse em uma narrativa depende, principalmente, da expectativa que vai sendo construída para que aquilo aconteça. Durante o desenvolvimento de uma narrativa, seja ela qual for, o autor deve encaminhar a trama para a catarse: é ela que despertar as emoções mais primitivas do ser humano. No teatro grego. por exemplo, a trama das peças fazia isso muito bem: em Édipo rei a descoberta de que é filho de sua esposa é que causa o arrancar de olhos do protagonista e o suícidio da mãe. Em novela isso  é favorecido pela longa duração: a narrativa vai se desdobrando aos poucos e isso faz com que a espera pela catarse cresça cada vez mais.
Durante essa fase de preparação para a catarse os autores são hábeis em fazer com que o público se mantenha preso aos capítulos que são exibidos como, por exemplo. na atual novela das nove Avenida Brasil onde o protagonista Tufão não descobre nunca a verdadeira personalidade de Carminha a grande vilã da novela que o engana desde o começo sem que ele e sua família percebam que ela é adúltera e dissimulada.
Em diversas outras novelas como Vale Tudo, onde a mocinha Raquel esbofeteou a vilã Odete Roithman depois de meses de desprezo e humilhações, a catarse aconteceu nesse momento. É sempre fundamental em uma narrativa que isso aconteça, caso contrário o público se desinteressa como nas últimas novelas de Manoel Carlos que são excessivamente lentas. Essa opção por uma narrativa mais lenta é arriscada, pois corre-se o risco de saturar a audiência levando, às vezes, à queda do ibope no caso das novelas por exemplo.
Para o público fica sempre sendo a válvula de escape de suas angústias a demonstração na ficção da revanche contra uma situação em que o personagem descarrega sua revolta depois de viver muitas humilhações ao olhos do público.

Nenhum comentário: