quinta-feira, 21 de junho de 2018

UM ANO INESQUECÍVEL

Um dos anos mais importantes do século 20, 1968, está completando 50 anos e o livro que melhor registrou a contribuição dele para a História foi o excelente 1968- o ano que não terminou o clássico livro-reportagem de Zuenir Ventura.
Fazendo um retrato minucioso da sequência de eventos que deu início à uma revolução de comportamento e rompeu várias barreiras, o autor apresenta um painel que é, talvez, o melhor já feito a respeito desse no tão emblemático. O autor apresenta dados precisos sobre o contexto histórico do momento e leva o leitor a mergulhar de maneira radical naquela época o que torna sua leitura um excelente modo de saber o que foram os anos 60, o que foi a ditadura militar, quais foram os meandros e detalhes do AI-5 e o porque dele ter sido promulgado.

Traçando um perfil riquíssimo do período Zuenir Ventura escreveu um livro que se revelou com os anos sempre atual e uma fonte de consulta definitiva sobre a época. Um livro obrigatório para quem quiser entender o Brasil daqueles tempos e, de certa forma, o atual também.

Nenhum comentário: