terça-feira, 26 de outubro de 2021
MARIO VARGAS LLOSA
terça-feira, 19 de outubro de 2021
ARTHUR HAILEY
Nascido na cidade de Luton, Bedfordshire Inglaterra filho de um casal de operários, Hailey começou a trabalhara os 14 anos interrompendo seus estudos após concluir o primárcio. Apesar disso lia com avidez tudo o que lhe vinha nas mãos, o que é a melhor escola para quem quer ser escritor. Com a deflagração da 2a Guerra Mundial Hailey se alistou na Força Aérea Real tendo sido mandado para o Canadá para adestramento.
Em 1956 enquanto estava viajando em um avião comercial em meio à uma tempestade Hailey, até então diretor de vendas e publicitário, se perguntou o que aconteceria se a tripulação sofresse um colapso e ele fosse chamado para assumir o controle do aparelho.
Pensando nisso começou a fazer um esboço de uma peça para a tele visão a qual deu o nome de Voando para o perigo. A novela foi aceita pela CBC de Toronto e levada ao ar com grande sucesso. Nos anos seguintes criou vários romances que fizeram um grande sucesso. Recebeu o prêmio de Melhor Escritor da Televisão Canadense. Em 1958 abandonou a tv para ser escritor de romance.
Em 1965 mudou para a Califórnia Estados Unidos, mas em 1969 tornou a emigrar dessa vez para as Bahamas como forma de evitar impostos extorsivos.
Em 1979 após a publicação de Colapso anunciou sua aposentadoria por sentir-se muito cansado. Mas era um problema de saúde do qual se recuperou e escreveu Remédio Amargo.
Suas obras possuem vários pontos em comum como a precisão com que são descritos ambientes conhecidos somente pelos profissionais da área que o romance retrata.
PRINCIPAIS OBRAS;
HOTEL
JORNAL DA NOITE
REMÉDIO AMARGO
HOSPITAL
terça-feira, 12 de outubro de 2021
FERNANDO SABINO
Nascido em Belo Horizonte em 12 de outubro de 1923, filho de Domingos Sabino e Odete Tavares Sabino Sabino iniciou seus estudos aos sete anos no Grupo Escolar Afonso Penna, onde conheceu o amigo Hélio Pellegrino.
Aos 12 anos começou a escrever contos, tendo publicado um texto na revista Argus, uma publicação da polícia de Minas Gerais. Durante a adolescência enviava com regularidade contos para a revista mineira que promovia um concurso permanente que ele vencia tão constantemente que chegou a receber dinheiro adiantado.
Também foi nadador do Minas Tênis Clube . No início da década de 40 começou a cursar a faculdade de Direito e ingressou no jornalismo como redator da Folha de Minas por intermédio do escritor Murilo Rubião.
O primeiro livro de contos Os grilos não cantam mais saiu em 1941 quando ele tinha 18 anos. Integrou um grupo de escritores chamado O Grupo dos Vintanistas, pois todos tinham 20 anos.
Esse grupo discutia literatura e fazia passeios boêmios por Belo Horizonte. Ele também iniciou correspondência com Mário de Andrade o que gerou um livro.
Em 1944 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se tornou colaborador do Correio da Manhã onde conheceu Vinícius de Moraes de quem se tornou amigo, além de Clarice Lispector. Depois de se formar em Direito ele viajou para os Estados Unidos onde exerceu função burocrática no Consulado Brasileiro.
Colaborou com crônicas no Diário Carioca e O Jornal. O Encontro Marcado uma de suas obras mais conhecidas foi lançado em 1956, o que o levou a viver exclusivamente de literatura e jornalismo. Colabora com o Jornal do Brasil, revista Senhor além da revista Senhor.
Em 1973 funda a Bem-te-vi Filmes com o cineasta David Neves que produz uma série de curta-metragens sobre sobre escritores brasileiros. Em 1979 publica O Grande Mentecapto que lhe rendeu o prêmio Jabuti e foi adaptado para o cinema.
Em 1982 lança O menino no espelho e três anos mais tarde Faca de Dois Gumes. Continua com uma intensa produção literária durante a década de 90 e 2000, até falecer em 2004 em sua casa em Ipanema no Rio de Janeiro. Seu epitáfio contém a frase Aqui jaz Fernando Sabino que nasceu homem e morreu menino
No ano seguinte à sua morte foi fundado o Instituto Fernando Sabino que incentiva a leitura através da obra dele.
PRINCIPAIS OBRAS
O MENINO NO ESPELHO
O GRANDE MENTECAPTO
O ENCONTRO MARCADO
MARTINI SECO
terça-feira, 5 de outubro de 2021
MARY HIGGINS CLARK
Nascida no Bronx em Nova York em 24 de dezembro de 1927 Mary Higgins Clark foi uma importante escritora norte-americana de suspense que conquistou vários leitores com seus romances com mortes, intrigas, mistérios.
Seu pai morreu quando ela tinha 10 anos deixando a família em uma situação econômica difícil. Depois de terminar os estudos do ensino secundário Mary tirou um curso de secretariado e trabalhou como secretária numa agência de publicidade por três anos.
Abandonou a carreira para trabalhar como hospedeira do ar na Pan American Airlines, onde ficaria até o casamento com um amigo de longa data Warren Clark. Em 1956 começou a escrever contos para jornais e revistas e peças para o rádio. Seu primeiro livro foi uma biografia de George Washington Aspire to Havens.
Seu marido Warren viria a morrer em 1964, vítima de ataque de coração deixando Mary com 5 filhos a seu cargo. Foi então que ela decidiu dedicar-se à escrita. Todo dia se levantava às 5 horas da manhã e escrevia até as 7 quando levava os filhos á escola.
Seu primeiro livro foi Onde estão as crianças? que tornou-se um best seller. Com o sucesso tornou-se autora de vários romances desse gênero, tendo recebido vários prêmios. Clark morreu no dia 31 de janeiro de 2020 aos 92 anos.
PRINCIPAIS OBRAS:
ONDE ESTÃO AS CRIANÇAS?
NÃO CHORE MAIS
ADORO MÚSICA ADORO DANÇAR
VEJO VOCÊS EM BREVE