terça-feira, 26 de outubro de 2021

MARIO VARGAS LLOSA

 Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu em Arequipa em 28 de março de 1936 e é um escritor, jornalista, ensaísta e professor universitário peruano. Vargas Llosa é um dos romancistas e ensaístas mais importantes da América Latina e um dos mais importantes de sua geração.
Alguns críticos consideram que ele teve um impacto internacional e uma audiência mundial maior que qualquer escritor latino-americano.
Em 2010, ele ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Mario Vargas Llosa ganhou fama mundial
na década de 60 com os romances A cidade e os cachorros, A casa verde e Conversa na Catedral. Ele escreve intensamente em uma variedade de gêneros literários incluindo crítica literária e jornalismo.
Seus romances incluem comédias, mistérios de assassinatos e trhillers políticos. Vários de seus livros foram adaptados para o cinema.
Ele nasceu em uma família de classe média, filho único de Ernesto Vargas Maldonado e  Dora Llosa Ureta os quais se separaram após cinco meses de casamento. Só conheceu o pai aos 10 anos de idade. Aos 14 anos ingressa no colégio militar Leôncio Prado. Essa experiência foi a inspiração de seu primeiro romance A cidade e os cachorros.
Em 1953 é admitido na Universidade Nacional Mayor de San Marcos, onde estudou Letras e Direito contra a vontade do pai. Aos 19 anos casa-se com Julia Uquirdi irmã da mulher de seu tio materno e passa a ter vários empregos para sobreviver. Atua como redator, revisor de livros e fichando túmulos em cemitérios.
Sua obra critica a hierarquia de castas sociais e raciais vigentes até hoje na América Latina. Seu principal tema é a luta pela liberdade individual na sociedade opressiva do Peru. |
Muitos de seus livros são autobiográficos como A cidade e os cachorros, A Casa Verde e Tia Julia e o escrevinhador.

PRINCIPAIS OBRAS:
A FESTA DO BODE

OS CHEFES
TRAVESSURAS DA MENINA MÁ
TIA JULIA E O ESCREVINHADOR
PANTALEÃO E AS VISITADORAS

Nenhum comentário: