terça-feira, 14 de dezembro de 2021

CHARLES DICKENS

 Nascido em 7 de fevereiro de 1812 em Landport filho de John Dickens, funcionário da Armada e Elizabeth Barrow, foi educado pela mãe  que lhe ensinava inglês e latim. Ele se descrevia como uma criança muito pequena e não muito mimada". 

 Educado pela mãe aprendeu latim e inglês passando muito tempo a ler o tempo todo com especial predileção por novelas picarescas de Tobias Smollett e Henry Fielding. Na infância leu obras de Daniel Defoe, Goldsmith.

Começou a trabalhar em tribunais como estenógrafo o que mais tarde o ajudou a se tornar advogado, mas não gostou e virou estenógrafo. Mais tarde tornou-se jornalista cobrindo campanhas eleitorais pela BGrã Bretanha.

Aos 20 anos publicou Os Documentos Póstumos do Clube Pickwick que estabeleceu seu nome como escritor. Publicou também uma série de comentários e ilustrações desportivas que fizeram um grande sucesso.
Em 1838 publicou uma de suas obras mais famosas Oliver Twist onde apontava os males sociais da era vitoriana. Seus romances foram publicados em folhetins como Grandes Esperanças e David Copperfield.

Sua obra se tornou altamente popular  e eram lidos pelo público que tinha grande expectativa pela publicação de cada título. Seus livros tinham um estilo poético e sempre manteve um alto nível de qualidade com crítica social que utilizava elementos melodramáticos e sentimentalistas que buscavam mais o entretenimento que o realismo.

Seus temas principais eram a exploração dos órfãos, o pedantismo da sociedade britânica, a denúncia das condições de ensino. È um dos autores mais populares da língua inglesa até os dias de hoje.

Morreu em 1870.

 PRINCIPAIS OBRAS

UM CONTO DE NATAL

GRANDES ESPERANÇAS

DAVID COPPERFIELD

r

Nenhum comentário: