terça-feira, 29 de março de 2022

CLARICE LISPECTOR

 Nascida em 10 de dezembro de 1920 na região da Podólia na República Popular da Ucrânia, Clarice Lispector era filha de judeus russos Pinkhas Lispector e Maria Lispector. Seu nascimento se deu quando sua família se preparava para fugir da Rússia em razão do antissemitismo durante a Guerra Civil Russa.

Em 1922 a família de Clarice desembarcou em Cuiabá e se fixou em Maceió onde Pedro foi trabalhar como mascate para sustentar a família, além de dar aulas de hebraico.

Em 1933 Clarice decidiu tornar-se escritora. Como lia de tudo aprendeu a técnica de escrever misturando as mais diversas influências. Em 1935 mudou-se para o Rio de Janeiro. Aos 19 anos Clarice publicou seu primeiro conto Triunfo na revista Pan.

Em 1940 Clarice ingressou no jornalismo e publicou textos em periódicos dos mais diversos, além de trabalhar como repórter em diversos veículos de imprensa.  Em 12 de janeiro de 1943 casou-se com Maury Gurgel Valente.

Pouco depois publicou o romance O Lustre e em seguida Perto do Coração Selvagem que recebeu prêmios de melhor romance no ano em que foi publicado. Ela publicou diversas crônicas em diversos veículos de imprensa.

Trocou correspondência com uma série de outros escritores como Manuel Bandeira. Seus livros têm influência de Sartre na escrita e de Simone de Bauvoir nas discussões sobre feminismo. Sua obra tem como principais características, o uso intensivo de metáfora insólita, a entrega do fluxo de consciência, a ruptura com o enredo factual.

Sua obre foi traduzida em diversos idiomas e é uma escritora conhecida no mundo todo. Ela foi tradutora de Agatha Christie. Diagnosticada com câncer no ovário, Clarice faleceu em 9 de dezembro de 1977 um dia antes de seu aniversário.

PRINCIPAIS OBRAS:


A HORA DA ESTREELA

A PAIXÃO SEGUNDO GH

LAÇOS DE FAMÍLIA 

ÁGUA VIVA


terça-feira, 22 de março de 2022

MARIA DUENAS

 Nascida em Puertolano em 1964 a escritora espanhola Maria Duenas é professora titular de filologia inglesa e ficou famosa em 2009 ao lançar seu primeiro livro O Tempo entre Costuras que se converteu  numa das obras mais vendidas da literatura espanhola dos últimos anos sendo traduzida em muitos idiomas.

Maria Duenas dá aulas de Letras na Universidade de Múrcia. O romance O Tempo entre costuras foi adaptado para série de televisão e transmitido pela TV Brasil.


PRINCIPAIS OBRAS

A MELHOR HISTÓRIA AINDA ESTÁ POR VIR

SIRA

AS FILHAS DO CAPITÃO


O TEMPO ENTRE COSTURAS



terça-feira, 15 de março de 2022

RAPHAEL MONTES

 Nascido em 22 de setembro de 1990 no Rio de Janeiro o escritor de romances policiais Raphael Montes estudo no tradicional colégio carioca São Bento e formou-se em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 

Começou a se interessar por literatura quando sua tia-avó  lhe deu o romance Um estudo em vermelho de Arthur Conan Doyle. Após concluir a leitura ele começou a escrever contos policiais aos 13 anos de idade. Depois começou a fazer fanfics com personagens de Agatha Christie.

Sua estreia na literatura foi em 2009 com a antologia de contos Assassinos S/A contos policiais brasileiros onde publicou o conto A professora.

Em 2012 ele publicou seu primeiro romance Suicidas que foi indicado a prêmios embora não tenha ganhado. Também foi finalista no Prêmio Machado de Assis. Suicidas também foi adaptado para o teatro. 

Devido ao prêmio a editora Companhia das Letras entrou em contato com Raphael Montes para saber se ele tinha um romance que pudesse ser editado. Ele escreveu Dias Perfeitos que foi lançado em diversos países.

Ele também escreveu a série Bom Dia Verônica em parceria com Ilana Casoy para a Netflix, além de dar um curso on-line chamado Escreva seu romance em que ensina técnicas de escrita literária.

Em 2019 lançou A mulher no escuro que recebeu o prêmio Jabuti na categoria romance de entretenimento. Ele também atuou como colunista do jornal O Globo de abril de 2015 a dezembro de 2019.

Também apresentou o programa Trilha de Letras entre abril de 2017 e dezembro de 2018 na TV Brasil. A série Bom Dia Verônica faz sucesso na plataforma Netflix.

PRINCIPAIS OBRAS:

SUICIDAS

JANTAR SECRETO

DIAS PERFEITOS




terça-feira, 8 de março de 2022

PATRICIA CORNWELL

 A escritora norte-americana de romances policiais Patricia Cornwell nascida em 09 de junho de 1956 em Miami começou sua carreira como repórter policial.

Descendente da famosa escritora Harriet Beche Stowe , ela   teve uma infância traumática  com abusos do pau, a depressão da mãe  e por causa disso enfrentou bulimia, anorexia, alcoolismo e depressão. 

Após se formar na escola Patricia começou sua carreira de escritora no Charlotte Observer onde escrevia notícias e artigos dos policiais. Ela ganhou um prêmio por uma reportagem sobre prostituição. 

Seu primeiro livro foi Postmorten que foi rejeitado por sete grandes editoras, mas ganhou prêmios quando finalmente foi lançado. Sua principal personagem é a médica-legista Kay Scarpetta que junto com seus colegas a sobrinha especialista em computadores Lucy, o colega detetive Pete Marino, o namorado chefe do FBI Benton Wesley.

Patricia Cornwell já ganhou o prêmio de melhor detetive da Sherlock Award.


PRINCIPAIS OBRAS:

CORPO DE DELITO


RESTOS MORTAIS


DESUMANO E DEGRADANTE

CEMITÉRIO DE INDIGENTES

A ÚLTIMA DELEGACIA

terça-feira, 1 de março de 2022

JOAN DIDION

 Nascida em Sacramento em 5 de dezembro de 1934 a escritora Joan Didion ficou conhecida pelo seu trabalho de escritora, jornalista e ensaísta. Ela colaborou no New York Review of Book e na revista The New Yorker. durante os anos 60.

Didion nasceu em Sacramento Califórnia e se formou na Universidade da Califórnia em Berkeley em 1956 como bacharel em Inglês. Grande parte de sua obra fala sobre o contexto da sua vida na Califórnia.

Isso ocorreu principalmente durante os anos 60 quando o mundo que ela conhecia começou a parecer parado segundo ela. Suas descrições sobre teorias conspiratórias, sociopatias e paranoias se tornaram parte do cânone americano.

Didion escreveu nove romances e oito livros de não-ficção Seu livro mais famoso é O Ano do pensamento mágico que trata do ano seguinte à morte do seu marido.

Em 2013 ela recebeu o prêmio National Medal of Arts e em 2017 foi lançado um documentário sobre sua vida.

Joan Didion morreu em 23 de dezembro de 2021 em Manhatan de doença de Parkinson


PRINCIPAIS OBRAS:

DEMOCRACIA

O ANO DO PENSAMENTO MÁGICO

NOITES AZUIS