terça-feira, 29 de março de 2022

CLARICE LISPECTOR

 Nascida em 10 de dezembro de 1920 na região da Podólia na República Popular da Ucrânia, Clarice Lispector era filha de judeus russos Pinkhas Lispector e Maria Lispector. Seu nascimento se deu quando sua família se preparava para fugir da Rússia em razão do antissemitismo durante a Guerra Civil Russa.

Em 1922 a família de Clarice desembarcou em Cuiabá e se fixou em Maceió onde Pedro foi trabalhar como mascate para sustentar a família, além de dar aulas de hebraico.

Em 1933 Clarice decidiu tornar-se escritora. Como lia de tudo aprendeu a técnica de escrever misturando as mais diversas influências. Em 1935 mudou-se para o Rio de Janeiro. Aos 19 anos Clarice publicou seu primeiro conto Triunfo na revista Pan.

Em 1940 Clarice ingressou no jornalismo e publicou textos em periódicos dos mais diversos, além de trabalhar como repórter em diversos veículos de imprensa.  Em 12 de janeiro de 1943 casou-se com Maury Gurgel Valente.

Pouco depois publicou o romance O Lustre e em seguida Perto do Coração Selvagem que recebeu prêmios de melhor romance no ano em que foi publicado. Ela publicou diversas crônicas em diversos veículos de imprensa.

Trocou correspondência com uma série de outros escritores como Manuel Bandeira. Seus livros têm influência de Sartre na escrita e de Simone de Bauvoir nas discussões sobre feminismo. Sua obra tem como principais características, o uso intensivo de metáfora insólita, a entrega do fluxo de consciência, a ruptura com o enredo factual.

Sua obre foi traduzida em diversos idiomas e é uma escritora conhecida no mundo todo. Ela foi tradutora de Agatha Christie. Diagnosticada com câncer no ovário, Clarice faleceu em 9 de dezembro de 1977 um dia antes de seu aniversário.

PRINCIPAIS OBRAS:


A HORA DA ESTREELA

A PAIXÃO SEGUNDO GH

LAÇOS DE FAMÍLIA 

ÁGUA VIVA


Nenhum comentário: