terça-feira, 15 de agosto de 2023
SIMONE DE BEAUVOIR
Simone Lucie Ernestine Marie Bertrans de Beauvoir nasceu em Paris em 9 de janeiro de 1908 e foi uma escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa.
Nascida em Paris era a primogênita de duas irmãs, filha de um casal descendente de famílias tradicionais mas decadentes. Seu pai era o advogado Goerge Bertrand de Beauvoir ex membro da aristocracia francesa, enquanto a mãe Françoise Bresseaur, membro da alta burguesia francesa.
Ela estudou em uma escola católica e cursou matemática no Instituto Católico de Paris e literatura e línguas no Instituto Católico de Paris, onde conheceu Jean Paul Sartre com quem teve um relacionamento aberto por toda a vida.
De Beauvoir escreveu romances, contos, ensaios, biografias, autobiografias e monografias. Ela é conhecida pelo livro O Segundo Sexo obra fundamental para o feminismo além dos romances A Convidada e Os Mandarins. Seus livros enfocavam o aspecto existencialista da vida humana.
Publicou seu primeiro romance A Convidada em 1943. Suza obra mais célebre é O Segundo Sexo que revolucionou o movimento feminista. Sua tese era que a essência antecedia a existência. Suas teses sobre a idade da primeira relação sexual tornaram-se polêmicas.
Simone morreu em 14 de abril de 1986.
PRINCIPAIS OBRAS
O SEGUNDOS EXO
A CONVIDADA
OS MANDARINS
MEMÓRIAS DE UMA MOÇA BEM COMPORTADA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário