terça-feira, 29 de junho de 2010

O prazer de ver novela

Existe um prazer que praticamente nasce com a pessoa e segue com ela até o fim: o prazer de ver novela. Eu sempre tive esse prazer e, ele se manifestou desde que eu nasci. Ver novela é uma das melhores coisas que tem.
Um bom folhetim deve ter ação, suspense, romance, intrigas, conflitos familiares, dentre outros elementos que atraem a audiência. Os personagens fundamentais de uma boa novela são: o mocinho, a heroína, os vilões, os cômicos e aquele que conhece o segredo principal da trama.
Os temas abordados sempre são os mesmos, e é assim que é bom. Novela que foge ao esquema clássico, no geral, é fracasso garantido.
A narrativa deve mostrar a mocinha saindo de uma situação difícil e ascendendo socialmente, tendo também um romance no centro da narrativa. Os pioneiros da telenovela foram Ivani Ribeiro, a melhor na minha opinião, Geraldo Vietri, Bráulio Pedroso, Dulce Santucci , Vicente Sesso e o casal que revolucionou o gênero: Dias Gomes e Janete Clair.
Além desses vale destacar Lauro César Muniz, que criou várias tramas polêmicas, Manoel Carlos, cuja obra até hoje atrai audiência, o pioneiro Cassiano Gabus Mendes, cuja obra definiu a faixa das 19 horas da Rede Globo como sendo destinada às comédias, Sílvio de Abreu, que introduziu o suspense e a intriga policial nos folhetins, Benedito Ruy Barbosa dentre outros.
Discriminada por setores da alta cultura, a telenovela segue sendo um importante espaço de discussões polêmicas e campanhas sociais.
Portanto sua importância extrapola a simples diversão e ganha uma importância maior para a cultura brasileira. A telenovela ainda vai perdurar muito tempo no Brasil, felizmente, e seguir sendo a melhor opção de entretenimento do brasileiro.

Um comentário:

Pedro Silva disse...

uai murgas, e o gilberto braga?! nao tem importancia?!

continuo achando novela uma alienacao. qualquer bom filme ou livro eh muito melhor. ou mesmo sair de casa e dar uma volta na praca.

sem falar da imposicao de moda, "valores", produtos e comportamento ditados pela Globo ha decadas. essa cultura da traicao entre marido e mulher, ou de um casal, eh uma das mais abordadas pela Globo. ridiculo.

mas, gosto eh que nem cabelo. cada um tem o seu e tem que respeitar.

escreva mais. um post por dia eh minha meta.

bjo do dinho