terça-feira, 27 de dezembro de 2011

suspense e tensão

Narrando a história do sequestro de uma criança a escritora Shirley Palmer traça um electrizante suspense em Zona de Perigo. O livro conta a história de Maggie Cady, cujo filho é raptado aparentemente sem explicação. O rapto está ligado ao passado de Maggie, que tem uma origem misteriosa para a família do marido.
Filha de mafiosos, ela acredita na ligação entre os negócio de sua família e o crime contra seu filho, o que a leva a uma desesperada volta ao passado em busca de pistas que possam ajudá-la a solucionar o impasse.
Precisando esconder de seu marido, Sam, a verdade sobre o que aconteceu, Maggie empreende uma jornada dolorosa que a leva a se defrontar com seus fantasmas e questões mal-resolvidas como um ex-namorado, a relação com o pai e a mãe, com o irmão e com a tradição familiar. Shiley Palmer costura minuciosamente a trama de suspense e emoção que vai prendendo o leitor até o fim que é extremamente empolgante e emocionante.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Uma novela inassistível

Recentemente com a estréia de Fina Estampa a qualidade do horário nobre desceu pelo ralo. Escrita pelo prepotente Aguinaldo Silva, que vem se tornando uma pessoa cada vez mais desagradável com seus comentários antiéticos a novela até começou relativamente bem com a luta da mocinha pobre Lilia Cabral pela sobrevivência. Mas logo caiu de qualidade com uma trama de pastelão que vem me desagradando muito.
Coparada à sua antecessora Insensato Coração é nítido que a qualidade caiu vertiginosamente pois a nova trama é muito inconsistente, sem nexo, sem nenhum sentido. Cenas ridículas como um homem descendo de um pára-quedas além de uma série de personagens insuportáveis são exemplos de como a qualidade da faixa das oito está decaindo. O nível é tão baixo que a novela perde cada vez mais a coerência. Com isso fica impossível acompanhar uma narrativa desse nível. Um dos piores momentos do horário das oito.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Biografia emocionante

Dirigido pelo grande Milos Forman Amadeus é uma emocionante biografia do compositor Wolfgan Amadeus Mozart ( Tom Hulce) mostrando toda a sua trajetória até se consagrar como um grande compositor.
Narrada pelo seu rival o invejoso Salieri ( F.Murray Abraham magnífico) o filme retrata a trajetória dos dois personagens mostrando a consagração obtida por Mozart durante a sua vida. Mostra também a sua vida conjugal com a esposa e filhos e, principalmente, a sua relação com Salieri que sempre tenta prejudicá-lo.
Magnificamente dirigido por Milos Forman, Amadeus tem uma espetácular reconstituição de época e um roteiro bem construído que prende o espectador até o fim. Um grande filme que merece ser visto sempre.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Um coração emocionante

Escrito pelo mestre inglês do policial, Pedaço do meu coração narra a investigação feita pelo célebre deteive Alan Banks e sua parceira Anne Wilcox de duas mortes ocorridas em épocas distintas: a primeira nos anos 60 e a segunda em 2008. A busca pela verdade sobre a morte de um rapaz líder de uma banda se conecta à morte ocorrida tanto tempo antes. Juntos Anne e Alan investigam esses terríveis crimes e a conexão entre eles se mostra muito mais intensa que aparenta à princípio.
Conduzidos de maneira magistral pela prosa envolvente e emocionante de Robinson o leitor vai se envolvendo cada vez mais à medida que uma série de pistas vai surgindo. Com a evolução do caso, todos se tornam suspeitos, tanto na investigação do passado quanto na do presente. A partir dai muitos mistérios e muitas intrigas se seguem levando o leitor a um quebra-cabeça que intriga e instiga cada vez mais a curiosidade.
Um dos melhores livros desse autor, Pedaço do meu coração prende e a atenção de maneira extremamente envolvente e emocionante. Um dos melhores de Robinson.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

SUSPENSE JURÍDICO

Adaptado de um romance do consagrado Michael Connely, o thriller jurídico O Poder e a Lei, dirigido por Brad Furman, é um eficiente passatempo que narra a história do advogado oportunista Mick Haller que aceita defender um jovem milionário acusado de matar uma prostituta.
O tal jovem é um rapaz arrogante e mimado que tem a proteção de sua família em todo o processo e, com a ajuda de Mick, consegue se livrar da acusação. Só que informações surpreendentes acabam mudando o rumo da história.
A partir daí se desenrola uma trama complexa e cheia de reviravoltas onde Mick, com a ajuda de um velho amigo, vai descobrindo que os fatos não são o que parecem a princípio e que esse caso é muito mais complexo.
Esse embate entre verdade e mentira e as surpresas que seu cliente lhe reserva levam o protagonista a se envolver em um jogo muito perigoso que pode por em risco toda a sua família.
Um thriller empolgante do início ao fim, O Poder e a Lei é uma diversão boa para as noites de quem gosta de um passatempo agradável em frente á televisão.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

um suspense arrepiante

Escrito pelo mais importante escritor sueco da atualidade, Jo Nesbo, A Estrela do Diabo é um emocionante romance que narra mais uma investigação do detective Harry Hole. Dessa vez trata-se da busca pelo assassino de uma jovem na própria casa.
Outras vítimas começam a aparecer e a investigação se complica cada vez mais. Hole está abatido por causa da morte de uma antiga parceira e isso influi na sua investigação. Além disso acontecem muitos outros atentados e incidentes que aumentam os problemas para o detective.
Paralelamente, os problemas pessoais de Hole, como o alcoolismo, e a dificuldade de superar a perda de sua antiga parceira complicam cada vez mais a vida dele.
Pistas como a falta de um dedo e a presença de um símbolo da estrela do diabo nas vítimas mostram que um perigoso psicopata está atuando nesse caso. E que só Hole pode prendê-lo.
Jo Nesbo segue seu estilo de suspense que prende o leitor até o fim já que muitas pistas se sucedem até que tudo se esclareça no fim desse bom livro.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Um retrato inesquecível

Baseado no clássico romance de Oscar Wilde, o filme O Retrato de Dorian Gray é um excelente thrilher de terror que mostra o que uma pessoa é capaz de fazer pela juventude eterna. O tema central dessa obra-prima da literatura inglesa é esse: a busca pela juventude eterna e como a importância dessa necessidade pode levar um homem a actos insanos.
No filme Dorian ( Ben Barnes) tem seu retrato pintado e faz um pacto com o diabo, em cena que não é mostrada, para conseguir a juventude eterna. Em troca o retrato envelhece no lugar dele. A partir desse ato ele se torna um homem cruel e vingativo que faz qualquer coisa para atingir seus objectivos. Como a base é um excelente livro, o filme prende a atenção até o fim, pois o espectador fica envolvido na evolução do drama e as suas conseqüências na vida de todos os que estão à volta do protagonista.
Com uma espetacular reconstituição de época, um elenco excelente e um roteiro envolvente, o longa prende a atenção até o fim. É um bom filme.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Um drama angustiante

O consagrado diretor inglês David Boyle narra nesse drama real perturbador a experiência real deAron Ralston ( James Franco excelente) um alpinista que, ao sair de casa para escalar um cânion em Utah sofre um acidente e fica preso pelo braço entre duas pedras.
A partir desse acidente é que o filme deslancha, mas antes dele, a narrativa mostra como Aron favoreceu o drama que enfrentou: ele cruza com duas moças e fica com elas, não atende um telefonema de sua mãe, não avisa a ninguém para onde ia. A reunião desse equívocos vai mostrando como o alpinista direcionou seu caminho para o intenso drama que viveu. O período em que ele aparece preso causa uma angústia total no espectador que fica completamente envolvido pelas seqüências na pedra nas quais Aron relata a uma câmera o que ocorre com ele a cada dia. Sua decisão final de extirpar o braço é de um realismo impressionante. David Boyle filma com brilho esse intenso drama real que choca em algumas cenas e emociona em outras. Filme muito mais dinâmico que inicialmente possa parecer. Vale a pena ver.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

uma lua irresistível

Seguindo com as aventuras do detetive paralítico Lincon Rhyme, o escritor Jeffery Deaver narra um espetacular suspense sobre um seria killer que mata pessoas e deixa um relógio ao lado do cadáver em uma série de crimes que vem enlouquecendo a polícia.
Junto com sua parceira,a detective Amelia Sachs, o investigador paralítico é levado a penetrar na mente de um maníaco homicida que tem um diabólico plano para eliminar um determinado número de pessoas devido a um plano.
Mergulhando em uma investigação que vai cada vez mais se complicando os detetives se juntam a uma força tarefa na difícil de deter o facínora e, para isso, são obrigados a elaborar um engenhoso plano.
O livro prende o leitor literalmente do primeiro ao último capítulo, pois a investigação percorre um caminho extremamente difícil até terminar. Com isso, o leitor fica preso até a última cena na expectativa de elucidar esse mistério que se torna a cada cena mais empolgante.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mistério em Los Angeles

Escrito por um dos melhores romancistas americanos da actualidade, Robert Crais, Réquiem em Los Angeles é um excelente suspense que narra a investigação da morte de uma jovem pelo detective Elvis Cole.
Porém, esse misterioso crime é apenas a ponta de um complexo caso onde vários são suspeitos e podem ser o assassino. O autor joga com inúmeras possibilidades que vão complicando a situação cada vez mais. A habilidade narrativa de Robert Crais é percebida na maneira como o suspense é introduzido e conduzido ao longo de todo o roteiro. O leitor se sente excitado à medida em que avançam na busca pelo verdadeiro assassino.
Como já é conhecido por quem sabe como é o estilo do autor, Robert Crais envolve a cada página em um suspense emocionante. Elvis Cole é um personagem extremamente interessante, que a cada página encanta pela sua perspicácia e capacidade de elucidar crimes superior à da própria polícia. Essa característica é o maior charme desse deteticve esperto e com uma vida pessoal atribulada com namorada, enteado dentre outros detalhes que só aumentam o charme desse romance irresistível.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Um drama poderoso

Retratando a vida de uma família que vive da fama de um de seus filhos como lutador de boxe, o filme O Vencedor dirigido por David O. Russel é um excelente drama familiar. O longa é uma cinebiografia de Mick Ward ( Martk Whalberg), um famoso boxeador que tem um complicadíssimo relacionamento com a família, especialmente a mãe vivida magnificamente por Melissa Leo. Sua pressão para que o filho sempre carregue nas costas o irmão Dick Englund( Christian Bale) causa vários problemas na vida de Mick. Por causa dessa pressão, ele aceita a presença do irmão como seu treinador, o que prejudica a sua carreira no boxe. As dificuldades dessa relação familiar complicadíssima e a influência disso na carreira de Mick desencadeiam mudanças de atitude no protagonista que abalam as estruturas da sua relação com a família. É a magnífica exploração desse tema que torna O Vencedor um filme imperdível. Para quem gosta de dramas familiares complexos é uma excelente opção. Um grande filme que conta com interpretações magníficas de todo o elenco. Especialmente Melissa Leo que mereceu mesmo o Oscar de coadjuvante.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Suspense Vermelho

O romance de suspense Garganta Vermelho do norueguês Jo Nesbo retrata um crime ocorrido na Segunda Guerra Mundial que repercute nos dias actuais. O detetive Harry Hole é designado para monitorar atividades neonazistas que vem ocorrendo na região de Oslo. O livro retrata duas épocas distintas: a actualidade e a Segunda Guerra Mundial onde um soldado é dado como morto, mas sobrevive em um hospital onde perde a memória e se envolve com um enfermeira. O autor narra a investigação do crime no presente contrapondo-se ao crime no passado. O envolvimento do soldado com a enfermeira Helena vai detonar muitos problemas no confuso período do pós-guerra, onde a perseguição nazista era fortíssima. Já no presente Harry Hole descobre implicações políticas que vão aumentando o problema e complicando cada vez mais a situação.
Esse suspense histórico é um bom livro, mas não é tão empolgante quanto parece. Há livros ainda mais emocionantes. Mas vale a pena ler.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Os mestres do crime

Um dos gêneros mais sensacionais da literatura é, com certeza, o policial. Ele fascina porque mexe com o raciocínio, leva a pessoa a pensar em quem seria o culpado pelo mistério central de um romance.
O grande prazer de quem admira esse tipo de literatura é ficar páginas a fio ansioso para decifrar o mistério. Dentre os maiores autores do gênero há os clássicos como Agatha Christie, Edgar Allan poe, P.D. James que constroem tramas que deixem o leitor pensando a respeito do crime.
Outro ponto que electriza os leitores é ficar, junto com o detective, analisando as pistas que surgem ao longo do livro. É através delas que o detective vai descobrindo o mistério que há nas mortes e, assim, esclarecer o que aconteceu. Dentre os mestres eu admiro mais P.D. james, Agatha Christie, Dennis Lehane, Ruth Rendel, Jonathan Kelerman, Michael Connoly dentre outros.
Não há prazer maior que acompanhar página a página o desenrolar de uma narrativa policial e roer as unhas com cada pista que conduz o protagonista, aos poucos, ao desfecho de mais um thriller policial.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mais um suspense da dama do crime

Considerada uma das maiores autoras da literatura britânica, Ruth Rendell escreve mais um livro electrizante : Lágrimas. O livro narra a investigação do assassinato de duas adolescentes que desapareceram misteriosamente.
A narrativa avança mostrando as coincidências na vida das duas adolescentes que apontam para uma rede de tráfico de bebês para adoção por estrangeiros. As investigações conduzidas pelo investigador Wexford, o personagem central da obra de Ruth Rendell, vão avançando e demonstrando que diversas pessoas como a madrasta de uma das vítimas, o ex-namorado de outra delas dentre outros suspeitos podem ter culpa na morte das jovens. Wexfod e sua equipe mergulham em um mistério cada vez mais complexo com várias possibilidades.
Costurando a narrativa com sua habitual maestria,a Ruth Rendell mostra porque é considerada uma das rainhas do crime. Uma sucessora de Agatha Chjristie ainda melhor que a pioneira da literatura policial britânica.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

suspense jurídico

Escrito pelo americano Richard Dooling, o romance Vítimas do Silêncio é um excelente suspense jurídico que narra a história de Joe Watson, um advogado que se especializou em pesquisas jurídicas e nunca actuou em um tribunal que vê sua vida mudar quando é designado por um juiz para defender um homem rico e branco acusado de matar um negro que estava na cama com sua esposa.
Joe realiza investigações sobre o caso em meio a uma pressão vinda de grupos anti-racistas, a pressão de seus sócios no escritório e de sua mulher que ambiciona ter uma vida melhor agradando os patrões dele e sua própria vontade de ter uma vida melhor.
Em meio a esse turbilhão, a paixão por uma brilhante médica complica ainda mais a vida do protagonista. Mas a ajuda de uma detective particular faz com que Joe vá descobrindo uma terrível história por trás do crime passional que investiga.
O autor Richard Dooling mantém a atenção do leitor até o final desse electrizante suspense que atiça a curiosidade do leitor de maneira empolgante.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Repetições cansativas

A novela Insensato Coração de Gilberto Braga e Ricardo Linhares vem decepcionando quem gosta de folhetins. O elenco está repleto de atores que só repetem os mesmos papéis a décadas. Como, por exemplo, Natália do Vale que interpreta a mãe superprotedora que encarnou em sua mais recente novela Viver a Vida. Exemplos como ela têm aos montes nesse folhetim. Maria Clara Gueiros está fazendo o papel de devoradora de homens que fazia em porgrama humorístico. Como sse trata de um gênero diferente soa inadequado. Paola Oliveira e Camila Pitanga nos papéis de Marina e Carol são as heroínas da trama. Mas seus dramas pouco têm empolgado a audiência. Os dilemas desses personagens são: a rejeição, no caso de Marina, do mocinho Pedro ( Eriberto Leão em atuação mediana) e a recusa de André ( Lázaro ramos) em assumir compromisso com Carol. è muito pouco para assegurar a torcida do público. Falta mas drama na vida dos personagens. A única que salva a trama é Norma ( Glória Pires) enfermeira presa injustamente que remete aos clichês clássicos do folhetim. A espera pela vingança da personagem é que anima essa novela de resto modorrenta.

sexta-feira, 11 de março de 2011

As maiores vilãs

Uma das coisas que eu mais gosto em novela são as vilãs. E algumas atrizes são as mais constantes intérpretes desses personagens. Primeiramente a mais famosa é Beatriz Segall, que não só está no ar em reprise de Vale Tudo.
Alem dela são especialistas: Tereza Raquel ( a mais escandalosa ), Joana Fomm ( sabe como ninguem humilhar alguém. Lúcia Gouveia de Corpo a Corpo é antológica), Susana Vieira ( esnobe, pedante, manipuladora como poucas) , Nathalia Thimberg. O papel de vilã é o mais interessante de uma novela: pois é ele que desencadeia todos os conflitos. Historicamente as vilãs marcam mais como a Odete de vale tudo e a Nazaré de Senhora do Destino.
Antigamente as actrizes eram violentamente hostilizadas na rua Dina Sfat, ao interpretar a megera Fernanda em Selva de Pedra foi bastante agredida nas ruas. Porém isso mudou com o passar dos anos e algumas são aclamadas como Beatriz Segall em Vale Tudo e Susana Vieira em Por Amor. Com isso houve uma corrida de actrizes atrás do papel de antagonista que resultou em algumas boas actuações como a de Patrícia Pìllar em A favorita e Mariana Ximenes em Passione. O fato é que as víboras de novela seguem sendo amadas e odiadas.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Suspense familiar

Dirigido por um dos mestres do cinema político, Constantin Costa Grava , o filme Muito mais que um crime relata a prisão e julgamento de Michael Lazlo ( Armin Mueller Sthall) um pacato imigrante húngaro por ter participado de crimes na 2a Guerra.
Aparentando inocência, Michael é defendido perante a Corte Americana por sua filha Ann Talbort ( Jessica Lange) que é advogada e assume a defesa do pai. Ao longo do julgamento várias pessoas depõem acusando Michael de ter cometido os crimes pelos quais é acusado. Porem Ann descobre meios de desacreditar cada testemunha.
O filme mantém a dúvida a respeito da verdade durante todo o filme e não deixa a atenção se perder em nenhum momento. A conduta de Michael como pai e avô amoroso levanta dúvidas sobre a sua culpa.
Porem Ann investiga a fundo o caso, chegando a ir à Europa atrás de pistas que eliminem as dúvidas sobre a verdade. No final uma surpreendente descoberta muda completamente o rumo do caso e revela uma terrível verdade.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um Estréia promissora

Depois de longa ausência, Gilberto Braga volta ao horário nobre com mais uma novela: Insensato Coração que estreou na segunda-feira dia 17 de janeiro em ritmo alucinante. Logo no primeiro capítulo a mocinha Marina ( Paola Oliveira) e o mocinho Pedro ( Eriberto Leão) estão em um avião que é seqüestrado por Jonas ( Tuca Andrada). O ritmo do capítulo já prendeu a atenção do público, pois a atitude de Jonas era uma vingança contra a avó de Marina Vitória ( Nathália Thimberg).
A partir daí os dois se apaixonam e dão início à típica trama romântica de novela. Paralelamente Pedro é alvo da inveja de seu irmão Leonardo ( Gabriel Braga Nunes) o vilão que vai perseguir o mocinho durante toda a novela.
Pessoalmente esperava mais de Gilberto Braga, mas parece que a novela é melhor que Passione sua antecessora que só surpreendeu no fim. Como possui um elenco estrelar contando com Glória Pires, Antônio Fagundes, Natália do Vale e Nathália Thimberg a novela pode conquistar o público durante sua exibição. Destaque para a vilã Eunice de Débora Evelyn e sua mãe vivida por Bete Mendes em raro papel de venenosa e recalcada.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Suspense e Literatura

O romancista John Dunning criou um detetive diferente: Cliff Janeway é um especialista em livros raros que sempre se envolve em intrigas, mistérios e assassinatos. Ele investiga nesse título a morte de Robert Marshall, amor do passado de sua sócia e colega Erin D'angelo. Essa investigação faz com que Cliff conheça Laura Marshall, esposa do finado Robert e principal suspeita do crime. O fato dela ter confessado torna tudo ainda mais intrigante.
As investigações conduzem Cliff a acreditar que Laura foi vítima de uma grande armação, mas vários indícios deixam dúvidas sobre o que realmente aconteceu. O autor conduz a trama de tal maneira a sempre deixar o leitor em dúvida sobre a inocência ou culpa de Laura.
Conduzida dessa forma, a trama intriga o leitor até última página e não permite que o leitor largue o livro sem esclarecer o grande mistério sobre o crime.
Assinaturas e Assassinatos é electrizante do início ao fim e comprova a capacidade do autor de prender a atenção do leitor. Um grande livro.