quinta-feira, 6 de junho de 2013

UMA DELICIOSA VOLTA AO PASSADO

O filme francês Camille outra vez é uma ótima comédia que, ainda que aborde uma tema já explorado pelo cinema, a volta ao passado para corrigir os velhos erros, faz isso com humor e inteligência. O filme conta a história de Camille ( Noémi Lvovsky) uma mulher de meia-idade que, durante uma festa, volta no tempo até o ano em que tinha 16 anos.
A partir dessa situação o filme desenvolve-se em tom cômico mostrando como era a vida de Camille aos 16 anos e o como era sua relação com a família, sua vida na escola, seu cotidiano com as amigas do colégio e o porque se a sua vida ter tomado o rumo que teve.
O roteiro inteligente e bem construído mescla muito bem a realidade do passado da protagonista com a do presente e mostra as reações de Camille aos acontecimentos do passado já sabendo previamente quais foram as conseqüências no futuro.
Esse conhecimento prévio de Camille causa algumas situações cômicas, embaraçosas e também interessantes à medida em que o filme se desenvolve. Para o espectador é uma delícia acompanhar a trajetória dessa personagem tão interessante.
Camille outra vez faz um retrato muito espirituoso e bem-humorado das consequências das escolhas da vida e como elas determinam todo o caminho de uma pessoa ao longo da vida. Mais um excelente exemplo da ótima produção francesa contemporânea.

Nenhum comentário: