Friedrich Wilhelm Nietzche é considerado um dos maiores filósofos da História da Humanidade. Nasceu na cidade de Rocken no Reino da Prússia em 15 de outubro de 1844. Em seus textos filosóficos ele criticava a moral, a religião, a cultura contemporânea, filosofia e ciência. Tinha predileção por metáforas, ironia e aforismo.
Dentre suas principais ideias estão: o perspectivismo, a vontade de poder, a morte de Deus, o Super-Homem e o eterno retorno. Sua ideia central é a afirmação da vida com o questionamento de qualquer proposta que drene uma expansão de energia
Ele nasceu em uma família luterana, mas ao entrar em contato com a filosofia rejeitou a religião. Estudou na Universidade de Leipzig onde estudou Schopenhauer, e por ter sido um aluno brilhante foi nomeado professor de filologia aos 24 anos.
Estudioso dos gregos clássicos aprendeu no contato com a obra deles uma série de conceitos que serviram de base para a formulação de sua obra. Foi médico voluntário na Guerra franco -prussiana, na qual ficou chocado com a violência e o sofrimento que presenciou.
Mesmo com o agravamento de seu estado de saúde escreveu livros clássicos como Assim falou Zaratustra, Com problemas de saúde , como sífilis, teve possivelmente transtorno bipolar , o que explicaria suas depressões. Com crises de loucura foi internado por sua mãe e irmã. Vítima de colapso mental morreu em 25 de agosto 1900 em Weimar Império Alemão.
Seus temas principais foram a crítica ás religiões, o niilismo, o ceticismo diante da vida, a morte de Deus, a falta de regras morais regulando a sociedade. Um dos filósofos mais importantes da História.
OBRAS PRINCIPAIS:
ASSIM FALOU ZARATRUSTRA
HUMANO DAMASIADO HUMANO
A GAIA CIÊNCIA
O ANTICTISTO- PRAGA CONTRA O CRISTIANISMO
ECCHE HOMO COMO A GENTE SE TORNA O QUE A GENTE É
Nenhum comentário:
Postar um comentário