Nascida em Stevenson Inglaterra no dia 16 de dezembro de 1775, Jane Austen foi uma escritora inglesa que se tornou famosa pela ironia com que descreveu a sociedade inglesa de sua época em seus romances.
Jane Austen sempre foi uma leitora voraz desde criança, já que em sua casa havia uma ampla biblioteca com os mais variados livros que ela lia constantemente. Alguns de seus livros preferidos eram obras de Fielding e Richardson.
Começou a escrever para o divertimento da família, mas depois criou obras mais elaboradas como Emma, Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito. Seus personagens como Lord Darcy, Emma e Elizabeth, heroína de Orgulho e Preconceito, se tornaram populares na literatura inglesa. Com situações de fácil identificação pelo leitor seus romances tocam as emoções das pessoas de modo a serem cultuados por elas.
Autora de vários romances, ela apresentou ao longo de sua obra um retrato da vida nas classes mais altas ao criar personagens que discutiam a importância do casamento, a luta pela emancipação feminina, o papel da mulher na sociedade inglesa do século 18. Uma das principais qualidades da autora é mostrar o personagem feminino como condutor da ação dramática. A autora sabia construir figuras femininas que conquistavam os leitores devido às questões tão próprias às mulheres de sua época.
Os personagens da autora têm uma característica de sempre se posicionar diante da obrigação do dote, do casamento, além de lutarem por uma independência financeira , o que era uma ousadia na época. O uso da ironia para retratar os costumes, o forte protagonismo feminino, a criação de personagens marcantes tornaram a obra da autora imortal e ela seguiu encantando diversos leitores ao longo do tempo. O legado da autora sempre será reverenciado e seu êxito permanece mesmo depois de tanto tempo.
PRINCIPAIS OBRAS;
EMMA
RAZÃO E SENSIBILIDADE
ORGULHO E PRECONCEITO
Nenhum comentário:
Postar um comentário