terça-feira, 29 de junho de 2021

HAROLD ROBBINS

 Considerado um dos maiores escritores de best-sellers norte-americanos, Harold Robbins nasceu em Nova York em 21 de maio de 1916. Registrado com o nome de Harold Rubin, Robbins passou a infância em um orfanato, frequentou a escola secundária George Washington e depois de se formar trabalhou em vários empregos.

Começou aos 20 anos vendendo açúcar para o comércio atacadista, trabalhou  nos estúdios da Universal tendo começado como balconista e chegando a se tornar um executivo do estúdio. Seu primeiro livro editado no Brasil foi O Indomável, onde utilizou a sua própria história de órfão nas ruas de Nova York.

O livro causou polêmica devido ás  cenas tórridas de sexo, o que viria a ser uma marca do estilo literário de Harold Robbins. De forma crua, direta e recheada de adjetivos picantes o escritor descreve o sexo com detalhes.

Um dos aspectos mais interessantes da obra de Harold Robbins é a inclusão de vários momentos históricos dos Estados Unidos na trama dos livros dele. Através da vida dos personagens do escritor , o leitor fica sabendo das circunstâncias históricas do período onde se passa o romance.

Com uma obra interessante, personagens fortes, histórias envolventes e uma narrativa ágil, intensa, emocionante, Harold Robbins se consagrou como um dos maiores escritores de sua época.


PRINCIPAIS OBRAS:


O INDOMÁVEL


OS IMPLACÁVEIS


OS ESTUPRADORES


O GARANHÃO


A MULHER SÓ

terça-feira, 22 de junho de 2021

TESS GERRITSEN


 Nascida em San Diego Califórnia em 12 de junho de 1953, Tess Gerritsen é uma escritora de romances policiais e ex-médica formada em antropologia na Universidade de  Stanford e depois medicina na Universidade da Califórnia.

 Seu primeiro thriller médico é Harvest, mas a sua consagração como escritora policial aconteceu quando ela escreveu O Cirurgião, seu primeiro livro protagonizado pela detetive Jane Rizzoli. A partir do sucesso desse romance Tess criou vários outros na mesma linha que também obtiveram êxito.

Em seus romances a escritora constrói tramas com suspense, uma narrativa envolvente e cheia de reviravoltas além de, principalmente, duas protagonistas extremamente carismáticas: Jane Rizzoli, uma detetive policial de descendência italiana que investiga os mais arrepiantes casos de assassinato junto com seu marido Gabriel Dean detetive dr polícia,  e a médica- legista Maura Isle, que na autópsia descobre pistas que levam à elucidação dos crimes.

Uma das principais características do estilo de Tess Gerritsen é a utilização de sua formação médica na construção das histórias, já que Maura Isle descobre muitas pistas dos crimes que ajudam Jane Rizzoli a desvendar os mistérios que investiga.

Com base em muitas descobertas que são feitas na autópsia Jane Rizzoli e Maura Isle reúnem muitas evidências que contribuem para a descoberta da verdade sobre os crimes. Essa parceria entre as protagonistas que leva ao desfecho dos mistérios da narrativa.

Com um estilo que prende a atenção do leitor pela maneira criativa e instigante como os segredos vão se revelando, Tess Gerritsen é uma das mais consagradas autoras do gênero policial contemporâneo e possui um estilo envolvente e empolgante.


PRINCIPAIS OBRAS


O CIRURGIÃO

O DOMINADOR


O PECADOR


DUBLÊ DE CORPO

RELÍQUIAS

SUPOSTAMENTE CULPADA

GÉLIDO

terça-feira, 15 de junho de 2021

ALFRED HITCHCOCK

 Nascido em Londres em 13 de agosto de 1899, Alfred Hitchcock é considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos tendo sido apelidado de  Mestre do Suspense pela imprensa.  Dirigiu 53 longa-metragens ao longo de seis décadas.

A figura do pai esteve sempre presente, como , por exemplo, quando ele tinha quatro ou cinco anos o pai o enviou à polícia com uma carta que o policial ao ler o prendeu em uma cela por quatro ou cinco minutos dizendo " Isso é o que se faz com crianças más." Sua infância foi disciplinada mas excêntrica. 

O impacto do catolicismo em sua vida ocorre durante os anos na escola no Convento Howrah, além de ter estudado no St Ignacius College fundado por padres jesuítas e conhecido pelo seu rigor.

Além disso tornou-se famoso por apresentar um programa de televisão com episódios contando histórias de crimes.  

Hitchock ingressou no cinema como designe de intertítulos, tendo realizado seu primeiro filme The Lodge- a Story of the London Fog em 1927, o que ajudou a conceber o gênero que o consagraria: o suspense.

O estilo hitchcockniano inclui o uso do movimento de câmera  para emular o olhar de uma pessoa tornando o espectador  um  voyeur e concebendo planos para maximizar a ansiedade e o medo. Outra característica da obra do cineasta é a progressão do suspense plano a plano de modo a gerar ansiedade e medo na plateia. 

Seu primeiro emprego foi no escritório do Telegrahy Henley, empresa de cabos elétricos, onde começou calculando o tamanho dos cabos e depois passou a trabalhar  no departamento de publicidade.

Aos 21 anos leu numa revista que a Famous Players Lasky Company iria criar um estúdio em Londres e apresentou-se no escritório da empresa levando os letreiros que fazia para filmes  mudos. A empresa logo o contratou como desenhista de letreiros e em um ano já trabalhava no diálogo dos filmes.

Em 1923 teve sua primeira oportunidade quando um diretor de filme ficou doente e ele dirigiu Allways tell your life.

No estúdio conheceu Alma Reville com quem se  casou e que colaboraria com ele em vários filmes a partir de então. Ele obteve seu primeiro sucesso em Blackmail seguido  de Os 39 degraus, A Dama Oculta.

Em 1940 mudou-se para os Estados Unidos onde dirigiu vários sucessos como A Sombra de uma Dúvida, Rebecca - a mulher inesquecível, Quando fala o coração, que foi indicado ao Oscar de melhor filme.

Sempre com um estilo de suspense que cria uma sensação de terror no espectador, Alfred Hirtchcock se consagrou como um dos maiores  diretores de cinema de todos os tempos com posições de câmeras inovadoras e surpreendentes que davam a sensação de que só o espectador via determinada ação do personagem, a revelação de quem é o vilão do filme no decorrer da história, e um detalhe que virou sua marca registrada que foi a aparição dele nas cenas iniciais de todos os seus filmes.

Ele também criou um termo que designasse a intriga que dava início às suas histórias que foi MacGuffin que dava nome a um objeto que era inserido na ação dramática para fazer com que a história avançasse.

Seus temas recorrentes eram o crime perfeito e o homem errado, onde um cidadão inocente é responsabilizado por algum  crime que não cometeu e perseguido injustamente. Já o crime perfeito é a história de alguém que comete um delito que não traz o resultado esperado com trágicas consequências.

Ao longo da carreira Alfred Hitchcock recebeu o Prêmio Irving Thalberg da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood pelo conjunto de sua obra.

Alfred Hitchcock morreu de insuficiência renal em sua casa em Los Angeles  em 29 de abril de 1980 e foi cremado.


PRINCIPAIS OBRAS:

JANELA INDISCRETA

DISQUE M PARA MATAR

CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO

PSICOSE

quinta-feira, 10 de junho de 2021

PAUL AUSTER

 Nascido em Newark, Nova Jérsei o escritor norte-americano Paul Auster é um dos mais importantes  nomes da literatura norte-americana contemporânea. Licenciou-se na Universidade de Colúmbia e viveu quatro anos na França. Sua proximidade com a literatura francesa irá marcá-lo para sempre.

Ele é fã confesso de diversos escritores franceses célebres como André Breton, Paul Élouard, Stephane Mallarmé, Sartre e Blachot, cujas obras traduziu para o inglês. O seu gosto por tradução é referido pelo próprio Paul Auster que aconselha jovens iniciantes a traduzir poemas para entender o significado intrínseco das palavras.

Além desse escritores Paul Auster se diz influenciado por Dostoiévski, Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, Faulkner, Kafka,dentre outros.

Seu estilo literário possui influência cinematográfica e  suas histórias são construídas como um thriller usando o método da " caixa chinesa" e se desenvolvendo  com várias tramas acontecendo dentro da outra.

Seus livros são narrados como se fossem uma autobiografia mas utilizando o formato de romance para narrar momentos históricos dos Estados Unidos na sua literatura. Através de seus enredos Paul Auster retrata a trajetória do seu país através da vida de seus personagens.

Com um estilo envolvente que utiliza termos coloquiais na construção do texto e no andamento da ação dramática, o autor leva o leitor a se interessar pelos conflitos narrados pelos personagens  que ele cria e ate a torcer por eles.

Um dos autores mais importantes da literatura norte-americana contemporânea e um dos que melhor traduzem a sociedade  , os hábitos e costumes típicos dos seus compatriotas. 


PRINCIPAIS OBRAS

A TRILOGIA DE NOVA YORK


NO PAÍS DAS ÚLTIMAS COISAS

PALÁCIO DA LUA

LEVIATÃ


 


terça-feira, 1 de junho de 2021

YUVAL NOAH ARARI

 Nascido em Israel em 24 de fevereiro de 1976, o escritor Yuval Harari especializou-se em História militar e História Medieval antes de completar o seu doutorado em Oxford .

Ele faz pesquisas sobre a relação entre História e  Biologia  visando compreender a ligação entre o Ser Humano e os outros animais. Ele também se interessa pela dúvida se existe justiça na História, além de outros temas  como  se as pessoas se tornaram mais felizes com o passar  do tempo.

Sua obra mais famosa, Sapiens: uma breve História da Humanidade de 2011, aborda a História  Humana desde a evolução do Homo Sapiens da Idade da Pedra até a revolução política e ideológica do século 21. Se tornou um best seller em Israel e gerou muito interesse do público acadêmico e da comunidade em geral, o que transformou Yuval em uma celebridade literária no mundo inteiro. Esta obra foi traduzida para 30 idiomas.

 Em 2016, escreveu outra obra de sucesso, Homo Deus: uma breve História do Amanhã, para entender quem somos e descobrir para descobrir para onde vamos. Investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? Ele incorpora pesquisas de ponta e e os mais recentes avanços científicos, a sua capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova.

Em 2018, escreveu 21 Lições para o Século 21, explora as grandes questões do presente e o que fazer para melhorá-lo. Trata do desafio de manter o foco coletivo e individual em face às mudanças frequentes e desconcertantes. do mundo. A pergunta que ele faz é: seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?

O autor foi premiado duas vezes o Polonsky Prize for Creative and Originally em 2009 e 2012da Universidade de Jerusalém, além de ganhar vários outros prêmios  literários importantes em diversos países.

OBRAS:

UMA BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE SAPIENS 

21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21

HOMO DEUS

NOTAS SOBRE A PANDEMIA