Nascido em Londres em 13 de agosto de 1899, Alfred Hitchcock é considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos tendo sido apelidado de Mestre do Suspense pela imprensa. Dirigiu 53 longa-metragens ao longo de seis décadas.
A figura do pai esteve sempre presente, como , por exemplo, quando ele tinha quatro ou cinco anos o pai o enviou à polícia com uma carta que o policial ao ler o prendeu em uma cela por quatro ou cinco minutos dizendo " Isso é o que se faz com crianças más." Sua infância foi disciplinada mas excêntrica.
O impacto do catolicismo em sua vida ocorre durante os anos na escola no Convento Howrah, além de ter estudado no St Ignacius College fundado por padres jesuítas e conhecido pelo seu rigor.
Além disso tornou-se famoso por apresentar um programa de televisão com episódios contando histórias de crimes.
Hitchock ingressou no cinema como designe de intertítulos, tendo realizado seu primeiro filme The Lodge- a Story of the London Fog em 1927, o que ajudou a conceber o gênero que o consagraria: o suspense.
O estilo hitchcockniano inclui o uso do movimento de câmera para emular o olhar de uma pessoa tornando o espectador um voyeur e concebendo planos para maximizar a ansiedade e o medo. Outra característica da obra do cineasta é a progressão do suspense plano a plano de modo a gerar ansiedade e medo na plateia.
Seu primeiro emprego foi no escritório do Telegrahy Henley, empresa de cabos elétricos, onde começou calculando o tamanho dos cabos e depois passou a trabalhar no departamento de publicidade.
Aos 21 anos leu numa revista que a Famous Players Lasky Company iria criar um estúdio em Londres e apresentou-se no escritório da empresa levando os letreiros que fazia para filmes mudos. A empresa logo o contratou como desenhista de letreiros e em um ano já trabalhava no diálogo dos filmes.
Em 1923 teve sua primeira oportunidade quando um diretor de filme ficou doente e ele dirigiu Allways tell your life.
No estúdio conheceu Alma Reville com quem se casou e que colaboraria com ele em vários filmes a partir de então. Ele obteve seu primeiro sucesso em Blackmail seguido de Os 39 degraus, A Dama Oculta.
Em 1940 mudou-se para os Estados Unidos onde dirigiu vários sucessos como A Sombra de uma Dúvida, Rebecca - a mulher inesquecível, Quando fala o coração, que foi indicado ao Oscar de melhor filme.
Sempre com um estilo de suspense que cria uma sensação de terror no espectador, Alfred Hirtchcock se consagrou como um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos com posições de câmeras inovadoras e surpreendentes que davam a sensação de que só o espectador via determinada ação do personagem, a revelação de quem é o vilão do filme no decorrer da história, e um detalhe que virou sua marca registrada que foi a aparição dele nas cenas iniciais de todos os seus filmes.
Ele também criou um termo que designasse a intriga que dava início às suas histórias que foi MacGuffin que dava nome a um objeto que era inserido na ação dramática para fazer com que a história avançasse.
Seus temas recorrentes eram o crime perfeito e o homem errado, onde um cidadão inocente é responsabilizado por algum crime que não cometeu e perseguido injustamente. Já o crime perfeito é a história de alguém que comete um delito que não traz o resultado esperado com trágicas consequências.
Ao longo da carreira Alfred Hitchcock recebeu o Prêmio Irving Thalberg da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood pelo conjunto de sua obra.
Alfred Hitchcock morreu de insuficiência renal em sua casa em Los Angeles em 29 de abril de 1980 e foi cremado.
PRINCIPAIS OBRAS:
JANELA INDISCRETA
DISQUE M PARA MATAR
CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO
PSICOSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário