terça-feira, 30 de novembro de 2021

DOROTHY PARKER


Aclamada no meio literário, ela nasceu em 22 de agosto de1893 e teve uma infância problemática, pois nasceu em Long Branch estado de Nova Jersei. Era filha de Jacob Henry e Eliza Anne Rotschield. Sua mãe tinha ascendência escocesa e o pai de judeu alemão.

Sua mãe morreu quando Dorothy estava com 4 anos e seu pai casou de novo. Dorothy odiava a madrasta a quem se recusava a chamar de mãe. Ela cresceu em Upper West Side frequentando a Igreja Católica apesar de ter pai judeu e madrasta protestante.

Seu primeiro poema foi vendido para a revista Vanit Fair em 1914 e alguns meses depois ela foi contratada como editora-assistente da revista Vogue. Em 1017 ela conheceu o corretor de Wall Street Edwin Pond Parker II com quem se casou.

Ela morou em Nova York no hotel Volney.   Ela morreu em 7 de junho e 1967 de infarto aos 73 anos.

BIBLIOGRAFIA:

ENOUGH ROPE

SUNSET GUN

CLOSE HARMONY

terça-feira, 23 de novembro de 2021

JUAN RULFO

 Juan Rulfo nasceu em  Sayula Jelisco no México em uma propriedade de terra que ficou arruinada durante a Revolução Mexicana. Seu pai e dois tios morreram na época da Guerra Cristera e com a morte da mãe por um ataque cardíaco ele foi enviado a um orfanato em Guadalajara onde viveu de 1927 a 1935.

Depois se mudou para a Cidade do México onde conheceu Clara Aparício que foi sua companheira por toda a vida. Frequentou um seminário por um breve período .

Ele não conseguiu concluir os estudos e trabalhou durante vinte anos como agente de imigração. Em 1944 fundou a revista literária Pan. Em 1950 publicou o livro de contos El llano em llamas e o romance Pedro Páramo. Apesar de ter abandonado a escrita de livros depois da publicação dessas obras Rulfo continuou ativo na cena literária mexicana colaborando em roteiros de outros escritores , escrevendo para a televisão e dedicando-se à fotografia.

Publicou duas obras em vida El llano em lamas e Pedro Páramo. Sua influência na literatura mexicana é sentida na obra de vários escritores. Mesmo poetas foram influenciados pela sua obra e ele é considerado um precursor do Realismo Mágico, movimento que contou com integrantes como Garcia Marquez, Julio Cortazar.


PRINCIPAIS OBRAS:

PEDRO PÁRAMO


CHÃO EM CHAMAS

terça-feira, 16 de novembro de 2021

LILIAN HELLMAN

Nascida em Nova Orleans em 20 de junho de 1905 a escritora norte-americana Lillian Hellman é considerada uma das mais importantes vozes da literatura americana do século 20. Casada com Dashiell Hammet, outro nome importante das letras do EUA daquela época, ela estudou na Universidade de Nova York, cidade onde viveu desde os 5 anos intercalando alguns períodos vivendo em Nova Orleans.

Trabalhou no jornal New York Herald Tribune  como crítica literária  até 1930, mesmo ano em que começou a trabalhar como leitora de roteiro para a Metro Goldwyn Mayer, selecionando os roteiros que deveriam ser produzidos.

Infâmia, uma peça ousada sobre lesbianismo, foi sua primeira produção na Brodway e causou polêmica ao tratar de lesbianismo entre duas professoras em uma escola de meninas e fez um enorme sucesso na época tendo sido proibida em Boston,  Chicago e Londres.

Uniu-se a intelectuais como Dashiel Hammet, Cliford Odets, John dos Passos  no combate ao nazismo. Em 1939 escreveu The Litlles Foxes que foi sucesso de público e crítica e foi adaptado para o cinema pela própria Lillian Hellman com o título de Pérfida e Bette Davis estrelando.

Em 1951 Lillian e Dashiell foram investigados pela Comissão de Atividades Antiamericanas do senador Joseph Macharty na cruzada contra o comunismo nos EUA promovida pelo político. Ela escreveu Caça às Bruxas relatando esse episódio da sua vida.

Ela morreu em 1984

PRINCIPAIS OBRAS:

PEQUENAS RAPOSAS

INFÃMIA

ANOTHER PART OF THE FOREST

terça-feira, 9 de novembro de 2021

RUTH RENDELL

 Ruth  Barbara Rendell de Barbegh ( Londres 17 de fevereiro de 1930 - Londres 2 de maio de 2015) foi uma escritora inglesa de romances policiais. 

Ela era filha de professores e terminou seus estudos no  Loughton Country High School. Desde então fez carreira no jornalismo como repórter e editoras em várias publicações. Em 1950 casou com Don Rendell e engravidou no primeiro ano.

Publicou o primeiro livro em 1964 com o título From Doon with Death, onde apresentou o detetive Reginald Wexford, que desde o começo obteve grande popularidade.

Durante a década de 80 publicou livros sob o pseudônimo de Barbara Vine de teor psicológico obtendo muita popularidade. Venceu vários prêmios literários

PRINCIPAIS OBRAS:

LÁGRIMAS

CARNE TRÊMULA

HERANÇA DE SANGUE

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

JONATHAN KELLERMAN

 Nascido em Nova York em 9 de agosto de 1949, Jonathan Kellerman é um dos  mais importantes romancistas policiais norte-americanos.

Kellerman nasceu na cidade de  Nova York, mas sua família mudou para a  Califórnia. Sua família mudou para a Califórnia, onde ele cresceu e se bacharelou em psicologia na UCLA. Fez doutorado em Psicologia clínica na Universidade da Califórnia.

Jonathan Kellerman vive em Los Angeles com a esposa Faye Kellerman também romancista com quem tem quatro filhos. Um  dos filhos Jesse Kellerman também é romancista.  A maioria dos romances do autor é protagonizada pelo detetive-psicólogo Alex Delawere e o detetive Milo Sturgis.

 

PRINCIPAIS OBRAS

A TEIA

OS ESCOLHIDOS

MONSTRO

SANGUE DO MEU SANGUE