terça-feira, 23 de novembro de 2021

JUAN RULFO

 Juan Rulfo nasceu em  Sayula Jelisco no México em uma propriedade de terra que ficou arruinada durante a Revolução Mexicana. Seu pai e dois tios morreram na época da Guerra Cristera e com a morte da mãe por um ataque cardíaco ele foi enviado a um orfanato em Guadalajara onde viveu de 1927 a 1935.

Depois se mudou para a Cidade do México onde conheceu Clara Aparício que foi sua companheira por toda a vida. Frequentou um seminário por um breve período .

Ele não conseguiu concluir os estudos e trabalhou durante vinte anos como agente de imigração. Em 1944 fundou a revista literária Pan. Em 1950 publicou o livro de contos El llano em llamas e o romance Pedro Páramo. Apesar de ter abandonado a escrita de livros depois da publicação dessas obras Rulfo continuou ativo na cena literária mexicana colaborando em roteiros de outros escritores , escrevendo para a televisão e dedicando-se à fotografia.

Publicou duas obras em vida El llano em lamas e Pedro Páramo. Sua influência na literatura mexicana é sentida na obra de vários escritores. Mesmo poetas foram influenciados pela sua obra e ele é considerado um precursor do Realismo Mágico, movimento que contou com integrantes como Garcia Marquez, Julio Cortazar.


PRINCIPAIS OBRAS:

PEDRO PÁRAMO


CHÃO EM CHAMAS

Nenhum comentário: