terça-feira, 16 de novembro de 2021

LILIAN HELLMAN

Nascida em Nova Orleans em 20 de junho de 1905 a escritora norte-americana Lillian Hellman é considerada uma das mais importantes vozes da literatura americana do século 20. Casada com Dashiell Hammet, outro nome importante das letras do EUA daquela época, ela estudou na Universidade de Nova York, cidade onde viveu desde os 5 anos intercalando alguns períodos vivendo em Nova Orleans.

Trabalhou no jornal New York Herald Tribune  como crítica literária  até 1930, mesmo ano em que começou a trabalhar como leitora de roteiro para a Metro Goldwyn Mayer, selecionando os roteiros que deveriam ser produzidos.

Infâmia, uma peça ousada sobre lesbianismo, foi sua primeira produção na Brodway e causou polêmica ao tratar de lesbianismo entre duas professoras em uma escola de meninas e fez um enorme sucesso na época tendo sido proibida em Boston,  Chicago e Londres.

Uniu-se a intelectuais como Dashiel Hammet, Cliford Odets, John dos Passos  no combate ao nazismo. Em 1939 escreveu The Litlles Foxes que foi sucesso de público e crítica e foi adaptado para o cinema pela própria Lillian Hellman com o título de Pérfida e Bette Davis estrelando.

Em 1951 Lillian e Dashiell foram investigados pela Comissão de Atividades Antiamericanas do senador Joseph Macharty na cruzada contra o comunismo nos EUA promovida pelo político. Ela escreveu Caça às Bruxas relatando esse episódio da sua vida.

Ela morreu em 1984

PRINCIPAIS OBRAS:

PEQUENAS RAPOSAS

INFÃMIA

ANOTHER PART OF THE FOREST

Nenhum comentário: