quinta-feira, 8 de maio de 2008

Os 40 anos de um filme arrepinte

Dirigido pelo polonês radicado nos Estados Unidos Roman Polanski no auge da sua forma, O Bebê de Rosemary, é ainda hoje um dos mais assustadores filmes do cinema.
A trama, baseada no romance homônimo do escritor Ira Levin recém falecido, mostra um jovem casal que se muda para um prédio dominado por uma seita cultuadora do diabo.
O início apresenta uma situação de aparente felicidade de Rosemary ( Mia Farrow espetacular)e seu marido o ator iniciante Guy ( John Cassevets) ao se mudarem para o edifício Dakota que simbolizava status na época.
Logo eles se ligam ao casal de vizinhos idosos Sidney e Minnie que são membros de uma seita demoníaca.
O longa apresenta a lenta cooptação que Guy vive para oferecer seu filho ao diabo em troca de uma alvancada em sua carreira de ator.
A partir desse pacto é que deslancha o pesadelo da protagonista, que passa então a ser vítima do assédio da seita.
Polanski cria uma atmosfera sombria e assustadora onde um amigo de Rosemary que tenta ajudá-la termina morrendo sem conseguir seu objetivo.
Com uma extensa duração, O Bebê de Rosemary prende a atenção de maneira arrepiante e deixa o espectador tenso até o surpreendente final.
Um clássico que 40 anos após ser lançado ainda exerce fascínio sobre o público.

Um comentário:

Grain de Beauté disse...

lucas, até hoje nao assiste esse filme. me lembro de quando era crianca e minha mae me proibiu estritamente de ve-lo. vc acredita que até hoje tenho medo de filme de terror? fecho os olhos nas cenas mais fortes e tenho pesadelo!! :-)
cruz credo...
beijao

juju