terça-feira, 26 de janeiro de 2021

UM AUTOR IMPRESSIONATE

 O escritor sul- africano J.M. Coetzee ,um dos ganhadores do prêmio Nobel, escreveu um dos seus melhores romances em Desonra no qual ele narra a história de David Lurie um homem solitário, conformado, erudito e irônico que um dia é acusado injustamente de assédio sexual por uma aluna, Melanie.

A partir desse momento sua vida sofre uma reviravolta terrível e ele perde o seu cargo na universidade, além de ser perseguido pelo namorado da aluna que vai tirar satisfação pelo suposto abuso denunciado por ela.

Expulso da universidade, perseguido pela Justiça David Lurie então vai se abrigar na casa de sua filha Lucy que foi morar em uma comunidade afastada. Lá ele encontra o ambiente ideal para se recuperar emocionalmente do trauma de ser processado por assédio.

Esse reencontro com a filha traz para David a possibilidade de resgatar sua relação com ela, além de ter a chance de analisar a situação que está vivendo. Em contato com  as pessoas com quem a filha convive, o protagonista tem a chance de refletir sobre a situação e ao refletir sobre tudo que  aconteceu lutar pela sua inocência.

Desonra é um livro envolvente, extremamente bem construído que prende a atenção do início o fim, pois a luta de David Lurie pela inocência revela a dificuldade do sistema judiciário sul-africano de maneira  contundente e muito forte. A tentativa de resgatar a relação com Lucy a qual ele tinha negligenciado por muito tempo é um dos temas mais interessantes da história. Outro aspecto importante é a relação com a comunidade local do vilarejo que tem alguns problemas por causa da diferença de pensamento entre ele e a comunidade. Esses detalhes tornam Desonra uma história empolgante e imperdível !Um livro excelente1




OBRAS:


DESONRA

A VIDA ESCOLAR DE JESUS

FOE


JUVENTUFDE

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

UM RETRATO DETALHADO DA DITADURA

 O jornalista Elio Gaspari fez um excelente trabalho de pesquisa que analisa a ditadura militar na sua série de livros sobre a ditadura. No quinto volume da série A Ditadura Acabada ele mostra o processo de extinção do regime militar com toda a campanha pela volta da democracia.

Narrando a luta dos democratas para derrubar o regime militar já tendo avançado até o ponto em que era certa a transição entre um governo e o outro o autor  conta em detalhes, inclusive com diálogos entre os principais personagens daquela época, o processo que levou à volta da democracia.

O autor se preocupou em ouvir todos os lados da  história, tanto quem lutou para derrubar  o governo quanto quem atuava e defendia a legitimidade dos atos praticados pelos que estavam no poder naquele momento.

Contando com um excelente trabalho de pesquisa e, principalmente, de  detalhamento do que havia acontecido de mais importante naquele momento Elio Gaspari apresenta ao leitor um painel que explica perfeitamente o que estava acontecendo no Brasil.

Através do livro o leitor fica sabendo como momentos importantes como a campanha das Diretas -Já aconteceram e da participação de personalidades como Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, João Baptista Figueiredo na luta que derrotou a ditadura e trouxe a democracia de volta ao Brasil. 

Outro fato importante foi a fundação do Partido dos Trabalhadores e o papel que Luiz Inácio Lula da Silva já exercia na época da ditadura como uma nova liderança política que só cresceria dali em diante.

Ao incluir todos esses detalhes Elio Gaspari fez  um dos melhores livro sobre esse período tão importante da História do Brasil. Um livro obrigatório para quem se interessa em saber mais sobre os anos de chumbo e seus desdobramentos ao longo do tempo.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

UMA TRILOGIA APAIXONANTE

 O escritor búlgaro Elias Canetti foi um romancista e ensaísta filho mais velho de uma família de judeus safardistas que eram comerciantes.  Ele foi o ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1981.  A sua família emigrou para Viena com a morte do pai, de onde foram expulsos quando começou uma onda de patriotismo na 1a Guerra fugindo para a Suíça. Seu principal objeto de estudo ao longo da vida foi estudar o fenômeno psicossocial das massas o que fez ao longo de toda a sua vida.

 Ele faz um excelente painel do momento histórico do início do século em sua trilogia A Língua Absolvida, Uma Luz em meu ouvido e O Jogo dos Olhos. Narrando sua infância e adolescência no início do século 20, o autor traça um painel  empolgante e envolvente pois mostra os acontecimentos e as pessoas mais marcantes dessa época tão turbulenta.

É interessante ver como  o protagonista vai sendo  afetado por outro acontecimento dramático o avanço da segunda guerra mundial com consequências do agravamento dessa situação na vida dele como judeu, repercutindo na sua formação intelectual  que vai sendo observado na narrativa da trilogia.

 A relação difícil com a mãe, com quem ele tem vários conflitos, é outro tema abordado mostrando como a ausência do pai impactou o emocional dele . Esse relacionamento afeta e marca a vida do personagem.

Narrado de uma maneira emocional, envolvente, relacionando os fatos históricos com a trajetória do narrador, essas obras conquistam o leitor porque fazem um retrato também da vida do autor com seu amadurecimento, seu desenvolvimento. Essas características tornam a trilogia uma leitura interessante e envolvente, pois permitem a identificação com os dramas vividos pelo personagem numa narrativa muito  bem construída que vale a pena ser lida.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

UM MESTRE DO SUSPENSE FRANCÊS

 O cultuado escritor belga George Simenon, um dos mais produtivos escritores policiais, tem uma das obras mais interessantes desse gênero literário. Contando com seu protagonista Inspetor Maigret um dos mais célebres detetives, ele tem um estilo envolvente e uma narrativa empolgante.
Maigret é um detetive original e interessantíssimo,  tornando-se tão célebre na História do romance policial  como Sherlock Holmes e o famoso Hercule Poirot de Agatha Christe.
Seu método de investigação é um dos mais curiosos da literatura policial, pois eles se infiltra na vida das pessoas ligadas ao caso e resolve o crime  mediante o entendimento das formas de vida de seus suspeitos.
Na juventude Simenon se mudou da Bélgica para Paris onde gostava de frequentar bistrôs, bares, restaurantes onde  encontrou inspiração para construir muitos de seus personagens.
As tramas sempre abordam crimes misteriosos que são o ponto de partida para romances interessantes com uma brilhante exploração dos recursos do genero policial clássico. A agilidade do texto ,que não é muito longo, prende a atenção do leitor o tempo todo e alimenta a curiosidade dele sobre informações que irão aparecer  à medida em que  avança a investigação do crime  avança. 
  Sua obra parte de uma investigação simples  mas com personagens fortes.  Sua mensagem é complexa e ambígua diz que não há inocentes nem culpados mas culpas que se engendram e se destroem numa cadeia sem fim. Os romances colocam o leitor em um mundo de cores, sentimentos, sensações. Contando com recursos literários da mais alta qualidade Simenon é um escritor polocial clássico que merece ser lido sempre

DICAS:
A  VELHA SENHORA
UMA SOMBRA NA JANELA
MAIGRET SE DEFENDE