O escritor búlgaro Elias Canetti foi um romancista e ensaísta filho mais velho de uma família de judeus safardistas que eram comerciantes. Ele foi o ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1981. A sua família emigrou para Viena com a morte do pai, de onde foram expulsos quando começou uma onda de patriotismo na 1a Guerra fugindo para a Suíça. Seu principal objeto de estudo ao longo da vida foi estudar o fenômeno psicossocial das massas o que fez ao longo de toda a sua vida.
Ele faz um excelente painel do momento histórico do início do século em sua trilogia A Língua Absolvida, Uma Luz em meu ouvido e O Jogo dos Olhos. Narrando sua infância e adolescência no início do século 20, o autor traça um painel empolgante e envolvente pois mostra os acontecimentos e as pessoas mais marcantes dessa época tão turbulenta.
É interessante ver como o protagonista vai sendo afetado por outro acontecimento dramático o avanço da segunda guerra mundial com consequências do agravamento dessa situação na vida dele como judeu, repercutindo na sua formação intelectual que vai sendo observado na narrativa da trilogia.
A relação difícil com a mãe, com quem ele tem vários conflitos, é outro tema abordado mostrando como a ausência do pai impactou o emocional dele . Esse relacionamento afeta e marca a vida do personagem.
Narrado de uma maneira emocional, envolvente, relacionando os fatos históricos com a trajetória do narrador, essas obras conquistam o leitor porque fazem um retrato também da vida do autor com seu amadurecimento, seu desenvolvimento. Essas características tornam a trilogia uma leitura interessante e envolvente, pois permitem a identificação com os dramas vividos pelo personagem numa narrativa muito bem construída que vale a pena ser lida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário