O escritor sul- africano J.M. Coetzee ,um dos ganhadores do prêmio Nobel, escreveu um dos seus melhores romances em Desonra no qual ele narra a história de David Lurie um homem solitário, conformado, erudito e irônico que um dia é acusado injustamente de assédio sexual por uma aluna, Melanie.
A partir desse momento sua vida sofre uma reviravolta terrível e ele perde o seu cargo na universidade, além de ser perseguido pelo namorado da aluna que vai tirar satisfação pelo suposto abuso denunciado por ela.
Expulso da universidade, perseguido pela Justiça David Lurie então vai se abrigar na casa de sua filha Lucy que foi morar em uma comunidade afastada. Lá ele encontra o ambiente ideal para se recuperar emocionalmente do trauma de ser processado por assédio.
Esse reencontro com a filha traz para David a possibilidade de resgatar sua relação com ela, além de ter a chance de analisar a situação que está vivendo. Em contato com as pessoas com quem a filha convive, o protagonista tem a chance de refletir sobre a situação e ao refletir sobre tudo que aconteceu lutar pela sua inocência.
Desonra é um livro envolvente, extremamente bem construído que prende a atenção do início o fim, pois a luta de David Lurie pela inocência revela a dificuldade do sistema judiciário sul-africano de maneira contundente e muito forte. A tentativa de resgatar a relação com Lucy a qual ele tinha negligenciado por muito tempo é um dos temas mais interessantes da história. Outro aspecto importante é a relação com a comunidade local do vilarejo que tem alguns problemas por causa da diferença de pensamento entre ele e a comunidade. Esses detalhes tornam Desonra uma história empolgante e imperdível !Um livro excelente1
OBRAS:
DESONRA
A VIDA ESCOLAR DE JESUS
FOE
JUVENTUFDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário