terça-feira, 5 de janeiro de 2021

UM MESTRE DO SUSPENSE FRANCÊS

 O cultuado escritor belga George Simenon, um dos mais produtivos escritores policiais, tem uma das obras mais interessantes desse gênero literário. Contando com seu protagonista Inspetor Maigret um dos mais célebres detetives, ele tem um estilo envolvente e uma narrativa empolgante.
Maigret é um detetive original e interessantíssimo,  tornando-se tão célebre na História do romance policial  como Sherlock Holmes e o famoso Hercule Poirot de Agatha Christe.
Seu método de investigação é um dos mais curiosos da literatura policial, pois eles se infiltra na vida das pessoas ligadas ao caso e resolve o crime  mediante o entendimento das formas de vida de seus suspeitos.
Na juventude Simenon se mudou da Bélgica para Paris onde gostava de frequentar bistrôs, bares, restaurantes onde  encontrou inspiração para construir muitos de seus personagens.
As tramas sempre abordam crimes misteriosos que são o ponto de partida para romances interessantes com uma brilhante exploração dos recursos do genero policial clássico. A agilidade do texto ,que não é muito longo, prende a atenção do leitor o tempo todo e alimenta a curiosidade dele sobre informações que irão aparecer  à medida em que  avança a investigação do crime  avança. 
  Sua obra parte de uma investigação simples  mas com personagens fortes.  Sua mensagem é complexa e ambígua diz que não há inocentes nem culpados mas culpas que se engendram e se destroem numa cadeia sem fim. Os romances colocam o leitor em um mundo de cores, sentimentos, sensações. Contando com recursos literários da mais alta qualidade Simenon é um escritor polocial clássico que merece ser lido sempre

DICAS:
A  VELHA SENHORA
UMA SOMBRA NA JANELA
MAIGRET SE DEFENDE

Nenhum comentário: