terça-feira, 30 de março de 2021

KEN FOLLET

 Nascido em Cardiff no País de Gales em 1949 Ken Follet é um dos mais importantes escritores ingleses da atualidade. Especialista em thrillers e romances históricos, ele já vendeu mais de 100  milhões de cópias de seus trabalhos.

Ele é formado em filosofia pela University College de Londres tendo começado sua carreira como jornalista primeiro no South Wales Echo e, depois, no Evening Standard em Londres. Começou escrevendo contos no fim de semana e encorajado por amigos passou a escrever romances.  Com a excelente recepção seguiu carreira literária.

 Seu primeiro best-seller foi O Buraco na Agulha vencedor do prêmio Edgar Award. Se seguiram vários sucessos como O Triângulo, A Chave de Rebeca, até seu maior sucesso Os Pilares da Terra, que foge à regra de seus livros habituais por ser na Idade Média.

Outra obra importante dele é a " trilogia" O Século, uma das obras mais importantes do autor que faz um retrato do século 20 através dos tempos. Começando na 1a Guerra  Mundial e narra a saga de cinco famílias sendo uma alemã, uma russa, duas inglesa uma aristocrata e uma pobre, uma americana, tendo como pano de fundo o momento histórico que vai desde a 1a Guerra Mundial até a Guerra Fria. Nessa obra , o autor constrói uma narrativa envolvendo a ficção e a História de modo a entrelaçar os personagens com os acontecimentos históricos, que é a marca da sua narrativa.



PRINCIPAIS OBRAS:

O VOO DA VESPA

QUEDA DE GIGANTES

OS PILARES DA TERRA

O INVERNO DO  MUNDO

A ETERNIDADE E UM DIA

terça-feira, 23 de março de 2021

P.D.James

 Considerada uma das maiores escritoras britânicas do gênero policial P.D. James nasceu em 3 de agosto de 1920 em Oxford, Inglaterra. Casou-se com Ernest Connor Bantry White com quem teve duas filhas. Deu à segunda o nome de Jane em homenagem à sua escritora preferida Jane Austen.

Trabalhou no  North West Hospital de 12949 a 1968 e no Ministério do Interior no departamento de Polícia Criminal. Com uma longa obra na literatura policial, James tem dois detetives principais Adam Dalgliesh e  Cordelia Gray.  Dalglish surgiu pela primeira vez em O Enigma de Sally e se tornou o principal protagonista da obra da autora. Sempre acompanhado pela inspetora Kate Minskey e o sargento Francis Benton Smith, ele investiga os mais complexos mistérios. Valendo-se de sua capacidade dedutiva, seu detalhamento na investigação dos crimes e o conhecimento da natureza humana Dalgliesh é um dos mais importantes detetives da literatura policial inglesa. Sempre procurando detalhes específicos que possam ajudá-lo a solucionar os crimes, ele investiga a vida das vítimas, procura por suspeitos, pesquisa o passado de todos os envolvidos e possíveis suspeitos nos casos que lhe são confiados. Famosa por ter um estilo extremamente detalhista P.D. James leva o autor a se inserir nos cenários de suas obras de maneira profunda. 

Um aspecto recorrente na obra da autora é escolher um cenário onde ocorra toda  a ação e fazer com que a investigação se dê lá. Geralmente é um mosteiro como em Torre Negra, museu em Sala dos Homicídios e nesse cenário se desenrola o mistério que tem que ser desvendado. Apoiando-se nos poderes de dedução de Dalgliesh a autora leva o leitor a seguir a narrativa de maneira envolvente e empolgante .  Contando com um estilo eletrizante e cheio de surpresas e reviravoltas a cada capítulo, P.D. James é uma das melhores autoras do gênero policial e deve ser ,lida sempre.


OBRAS PRINCIPAIS:

O ENIGMA DE SALLY


MENTE ASASSINA

PECADO ORIGINAL

terça-feira, 16 de março de 2021

ERNEST HEMINGWAY

 Nascido em Oak Park, Ernest Hemingway foi um dos maiores escritores norte-americanos. De espírito aventureiro decidiu ir para a Europa durante a 1a Guerra Mundial ser correspondente de guerra. Logo após o segundo grau começou a trabalhar como jornalista no jornal The Kansas City Star. Além de ser correspondente, ele atuou como motorista de ambulância durante o conflito.

Viveu uma paixão com a enfermeira Agnes von Kurowskty ,que serviu de inspiração para a heroína de Adeus ás Armas. Viveu em Paris , onde conheceu de Gertrude Stein de quem foi amigo íntimo. Foi parte da "geração perdida" dos anos 20

Com uma intensa vida amorosa  Hemingway teve relações complicadas e intensas. Sempre alinhado com os acontecimentos históricos do seu tempo ele cobriu a Guerra Civil Espanhola que foi a inspiração de sua obra-prima: Por quem os sinos dobram? Considerado um marco na carreira do escritor, esse livro retrata esse acontecimento histórico com muita emoção. Retratando o conflito com realismo, grande força dramática, e criando personagens cativantes como Pilar o romance tem uma narrativa ágil, uma perfeita mistura de fatos históricos, ficção, dramas humanos que prendem o leitor o tempo todo. Com uma vida marcada por acontecimentos intensos e uma tumultuada vida amorosa, Ernest Hemingway também escreveu outra obra-prima O Velho e o Mar  a partir do período em que viveu em Cuba e conviveu com pescadores.

Apesar disso ele possuía uma personalidade intensa, depressiva, trágica, marcada pela relação difícil com  a  mãe e com tendências suicidas que terminaram por levá-lo à morte na manhã de 2 de julho de 1961 com um fuzil de caça que disparou em si mesmo. Na época o escritor estava com depressão, hipertensão e diabetes.

terça-feira, 9 de março de 2021

GABRIEL GARCIA MARQUEZ

Gabriel Garcia Marquez foi um jornalista, editor e ativista político que é considerado um dos melhores escritores latino-americanos, com mais de 40  milhões de livros vendidos ao redor do mundo e tendo recebido o prêmio Nobel de literatura.

Nasceu em 6 de março de 1927 em Aracataca Colômbia filho de Gabriel Elígio Garcia  e Luísa Santiago Marquez. Foi criado pelos avós maternos até os oito anos quando o avô morreu e voltou para a casa dos pais. Esse avô materno contava histórias da Guerra dos Cem Anos que encantaram o menino. Ouviu contos das Mil e uma noites que alimentaram sua imaginação. Além disso leu A Metamorfose de Franz Kafka que lhe abriu a cabeça para as diversas possibilidades que a literatura tinha a oferecer.

Trabalhou como jornalista para o jornal El Universal, onde conheceu um grupo de escritores para estimular a literatura. Além disso foi repórter e crítico.

Sua obra foi construída com temas recorrentes como a solidão, os rumos políticos e sociais da América Latina  Um dos criadores do realismo fantástico, Gabriel Garcia Marquez  conta em seus livros histórias onde acontecimentos fantásticos são inseridos na narrativa e isso leva o leitor a entrar em um mundo a parte.

Sua consagração definitiva veio em 1967 ao lançar o romance Cem Anos de Solidão, onde narra a fantástica saga da família Buendía o escritor alcançou o status de obra-prima.  O livro obteve sucesso internacional e ainda lhe trouxe o Prêmio Nobel de Literatura. Outro livro que teve um êxito enorme foi O Outono do Patriarca que relata a vida de um ditador latino-americano com tal fidelidade que Omar Trujillos que comandou o Panamá afirmou que os ditadores do continente são exatamente como o personagem de Garcia Marquez.

Seu último romance foi O amor nos tempos do cólera um sucesso ao narrar a história de amor entre Florentino Ariza e Fermina Díaz que  se passa ao longo de muitos anos.

Além da carreira em literatura Gabriel Garcia Marquez teve interesse em cinema tendo sido o fundador da Escola Internacional de Cinema  e Televisão de Cuba para apoiar jovens cineastas. Ele trabalhou no roteiro do filme A farsa da bela Palomera. Gabriel Garcia Márquez morreu em 17 de abril de 2014 na Cidade do México. Sua morte repercutiu mundialmente.


terça-feira, 2 de março de 2021

ISABEL ALLENDE

 Nascida em Lima no Peru, mas de nacionalidade chilena, a escritora Isabel Allende é uma das mais importantes romancistas da América Latina. Ela estudou jornalismo, escreveu também obras infantis e teatrais. No ano de 1962 casou-se com Miguel Frias e teve dois filhos Nicolá e Paula.  Com o golpe militar no Chile ,teve que mudar para a Venezuela, já que sua família foi deposta do poder e sofreu perseguições.

Seu primeiro romance foi A Casa dos Espíritos, onde narrava a história da família Trueba, e sofre as transformações da História do Chile ao longo do século 20. Um sucesso que deu início à uma carreira vitoriosa na literatura . Com o sucesso desse romance, ela escreveu uma dezena de obras literárias de grande sucesso.

Sempre utilizando o realismo mágico como elemento de seus romances, Isabel Allende construiu uma obra literária envolvente, com personagens marcantes, histórias folhetinescas, cheias de reviravoltas. Outra característica importante da obra dela é a utilização do realismo mágico como um dos principais recursos de sua obra. Esse elemento se tornou importantíssimo na obra da autora. Mesclando romances com livros de memória como Paula, que relata a morte da filha da autora e foi um enorme sucesso, Isabel Allende construiu uma obra literária  extremamente bem-sucedida e que encanta milhões de leitores ao redor do mundo. 

Uma das características da obra da autora é a construção de personagens femininas extremamente fortes e que vencem vários obstáculos para serem felizes. Em livros como A Filha da Fortuna e Retrato em Sépia, a escritora construiu mulheres que conduzem a história e enfrentam vários obstáculos para serem felizes.

Essas heroínas  com temperamento forte, que vivem aventuras com homens pelos quais elas se apaixonam são recorrentes na obra da autora. Outro aspecto interessante na obra dela é a narrativa histórica, onde a História se mistura na ficção. Com essa mescla, a autora traz  fatos históricos reais misturados na trajetória de seus personagens.    Utilizando elementos espíritas, ela insere elementos fantásticos na narrativa trazendo um caráter mágico para sua obra. Com uma carreira vitoriosa e com romances que narram histórias apaixonantes, Isabel Allende é uma das mais bem-sucedidas autoras latino-americanas com milhares de livros vendidos e leitores fiéis.