Considerada uma das maiores escritoras britânicas do gênero policial P.D. James nasceu em 3 de agosto de 1920 em Oxford, Inglaterra. Casou-se com Ernest Connor Bantry White com quem teve duas filhas. Deu à segunda o nome de Jane em homenagem à sua escritora preferida Jane Austen.
Trabalhou no North West Hospital de 12949 a 1968 e no Ministério do Interior no departamento de Polícia Criminal. Com uma longa obra na literatura policial, James tem dois detetives principais Adam Dalgliesh e Cordelia Gray. Dalglish surgiu pela primeira vez em O Enigma de Sally e se tornou o principal protagonista da obra da autora. Sempre acompanhado pela inspetora Kate Minskey e o sargento Francis Benton Smith, ele investiga os mais complexos mistérios. Valendo-se de sua capacidade dedutiva, seu detalhamento na investigação dos crimes e o conhecimento da natureza humana Dalgliesh é um dos mais importantes detetives da literatura policial inglesa. Sempre procurando detalhes específicos que possam ajudá-lo a solucionar os crimes, ele investiga a vida das vítimas, procura por suspeitos, pesquisa o passado de todos os envolvidos e possíveis suspeitos nos casos que lhe são confiados. Famosa por ter um estilo extremamente detalhista P.D. James leva o autor a se inserir nos cenários de suas obras de maneira profunda.
Um aspecto recorrente na obra da autora é escolher um cenário onde ocorra toda a ação e fazer com que a investigação se dê lá. Geralmente é um mosteiro como em Torre Negra, museu em Sala dos Homicídios e nesse cenário se desenrola o mistério que tem que ser desvendado. Apoiando-se nos poderes de dedução de Dalgliesh a autora leva o leitor a seguir a narrativa de maneira envolvente e empolgante . Contando com um estilo eletrizante e cheio de surpresas e reviravoltas a cada capítulo, P.D. James é uma das melhores autoras do gênero policial e deve ser ,lida sempre.
OBRAS PRINCIPAIS:
O ENIGMA DE SALLY
MENTE ASASSINA
PECADO ORIGINAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário