terça-feira, 16 de março de 2021

ERNEST HEMINGWAY

 Nascido em Oak Park, Ernest Hemingway foi um dos maiores escritores norte-americanos. De espírito aventureiro decidiu ir para a Europa durante a 1a Guerra Mundial ser correspondente de guerra. Logo após o segundo grau começou a trabalhar como jornalista no jornal The Kansas City Star. Além de ser correspondente, ele atuou como motorista de ambulância durante o conflito.

Viveu uma paixão com a enfermeira Agnes von Kurowskty ,que serviu de inspiração para a heroína de Adeus ás Armas. Viveu em Paris , onde conheceu de Gertrude Stein de quem foi amigo íntimo. Foi parte da "geração perdida" dos anos 20

Com uma intensa vida amorosa  Hemingway teve relações complicadas e intensas. Sempre alinhado com os acontecimentos históricos do seu tempo ele cobriu a Guerra Civil Espanhola que foi a inspiração de sua obra-prima: Por quem os sinos dobram? Considerado um marco na carreira do escritor, esse livro retrata esse acontecimento histórico com muita emoção. Retratando o conflito com realismo, grande força dramática, e criando personagens cativantes como Pilar o romance tem uma narrativa ágil, uma perfeita mistura de fatos históricos, ficção, dramas humanos que prendem o leitor o tempo todo. Com uma vida marcada por acontecimentos intensos e uma tumultuada vida amorosa, Ernest Hemingway também escreveu outra obra-prima O Velho e o Mar  a partir do período em que viveu em Cuba e conviveu com pescadores.

Apesar disso ele possuía uma personalidade intensa, depressiva, trágica, marcada pela relação difícil com  a  mãe e com tendências suicidas que terminaram por levá-lo à morte na manhã de 2 de julho de 1961 com um fuzil de caça que disparou em si mesmo. Na época o escritor estava com depressão, hipertensão e diabetes.

Nenhum comentário: