Gabriel Garcia Marquez foi um jornalista, editor e ativista político que é considerado um dos melhores escritores latino-americanos, com mais de 40 milhões de livros vendidos ao redor do mundo e tendo recebido o prêmio Nobel de literatura.
Nasceu em 6 de março de 1927 em Aracataca Colômbia filho de Gabriel Elígio Garcia e Luísa Santiago Marquez. Foi criado pelos avós maternos até os oito anos quando o avô morreu e voltou para a casa dos pais. Esse avô materno contava histórias da Guerra dos Cem Anos que encantaram o menino. Ouviu contos das Mil e uma noites que alimentaram sua imaginação. Além disso leu A Metamorfose de Franz Kafka que lhe abriu a cabeça para as diversas possibilidades que a literatura tinha a oferecer.
Trabalhou como jornalista para o jornal El Universal, onde conheceu um grupo de escritores para estimular a literatura. Além disso foi repórter e crítico.
Sua obra foi construída com temas recorrentes como a solidão, os rumos políticos e sociais da América Latina Um dos criadores do realismo fantástico, Gabriel Garcia Marquez conta em seus livros histórias onde acontecimentos fantásticos são inseridos na narrativa e isso leva o leitor a entrar em um mundo a parte.
Sua consagração definitiva veio em 1967 ao lançar o romance Cem Anos de Solidão, onde narra a fantástica saga da família Buendía o escritor alcançou o status de obra-prima. O livro obteve sucesso internacional e ainda lhe trouxe o Prêmio Nobel de Literatura. Outro livro que teve um êxito enorme foi O Outono do Patriarca que relata a vida de um ditador latino-americano com tal fidelidade que Omar Trujillos que comandou o Panamá afirmou que os ditadores do continente são exatamente como o personagem de Garcia Marquez.
Seu último romance foi O amor nos tempos do cólera um sucesso ao narrar a história de amor entre Florentino Ariza e Fermina Díaz que se passa ao longo de muitos anos.
Além da carreira em literatura Gabriel Garcia Marquez teve interesse em cinema tendo sido o fundador da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba para apoiar jovens cineastas. Ele trabalhou no roteiro do filme A farsa da bela Palomera. Gabriel Garcia Márquez morreu em 17 de abril de 2014 na Cidade do México. Sua morte repercutiu mundialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário