terça-feira, 28 de setembro de 2021

EDGAR ALLAN POE




 Edgar  Allan Poe nasceu no seio de uma família escocesa-irlandesa em 19 de janeiro de 1809 na cidade de Boston, no estado de Massachussets. Segundo filho dos atores  David Poe Jr e  Elizabeth Arnold, ele teve ainda um irmão mais velho, Willian Henry e uma irmã caçula Rosalie. Seu pai abandonou a família quando ele tinha 1 ano de vida.

Sua mãe morreu depois de dar à luz a filha caçula de tuberculose deixando os filho órfãos. Depois Edgar e os irmãos foram adotados por famílias diferentes e Edgar recebeu o sobrenome Allan Poe.  Ele recebeu uma educação formal de qualidade.

Em 1831 casou-se com sua prima Virginia e foi editor de diversos pequenos jornais, além de ter escrito muitos artigos sobre os mais diferentes temas. Ele também foi crítico literário de diversos veículos de imprensa.

As obras mais importantes de Poe são as góticas e seus temas recorrentes são a questão da morte inclusive sinais físicos dela como decomposição, pessoas enterradas vivas, reanimação de mortos e o luto. São obras do romantismo sombrio.

Poe também escreveu sátiras, contos de humor e embustes. Foi um dos primeiros escritores a se tornarem populares na Europa e nos Estados Unidos, além de ser respeitado na França onde foi traduzido por Charles Baudelaire

Sua morte nunca teve as causas precisamente definidas levando ao surgimento de teorias que especulavam sobre o real motivo.

PRINCIPAIS OBRAS:

 

LIGEIA

O POÇO E O PENDULO

O CORVO

O GATO PRETO

Nenhum comentário: