Nascida em Forth Whorth, Texas em 19 de janeiro de 1921, Patricia Highsmith foi uma escritora norte-americana de romances policiais extremamente importante.
Ela ficou famosa pelos seus thrillers criminais psicológicos principalmente a série de romances policiais com o mesmo personagem Ripley. Ela escreveu 22 romances e vários contos durante a carreira de quase 50 anos com pelo menos 12 adaptações para o cinema. Sua escrita teve grande influência da literatura existencialista, onde a autora questiona a identidades de seus personagens bem como a moralidade.
Patricia começou a escrever na década de 40 escrevendo roteiros para histórias em quadrinhos para a editora Nedor , sobretudo sobre o personagem Black Terror. Seu primeiro livro foi Stranger in a Train que teve várias adaptações para o cinema sendo a mais famosa Pacto Sinistro de Alfred Hitckock em 1951, e a série Ripliad com o personagem Thomas Ripley.
Escreveu também muitos contos macabros e satíricos, além de publicar um romance lésbico com final feliz.
Mary Patricia Plangman nasceu na cidade de Forth Worth Texas em 1921. Era a única filha de Jay Bernard Plangman e Mary Plangman Coates, que se divorciaram dez dias após o nascimento da filha. Em 1927 sua mãe e seu padrasto Stanley Highsmith se mudaram para Nova Iorque. Voltou a Forth Whorth e morou um ano com a avó no que ela considerou " o ano da tristeza". Patricia aprendeu a ler com a avó e a fazer uso da biblioteca. Depois voltou para Nova York e foi morar em Manhantan e no Queens.
Muitos dos 22 livros de Patricia são ambientados no Greenwich Village em Nova York onde ela vivia entre 1940 e 1942. Por recomendação de Truman Capote ela foi aceita na comunidade de artistas Yaddo localizada em uma propriedade de 400 acres em Saratoga Springs onde trabalhou em seu primeiro romance Pacto Sinistro.
Patricia morreu dia 04 de fevereiro de 1995 aos 74 anos devido à uma anemia plástica e um câncer no pulmão. Ela foi cremada no cemitério de Bellinzona.
PRICIPAIS OBRAS:
CAROL
PACTO SINISTRO
ESTE DOCE MAL
DUAS FACES DE JANEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário