Samuel Langhorne Clemmens conhecido como Mark Twain foi um escritor e crítico do racismo norte-americano. Suas principais obras são As aventuras de Tom Sawyer e As aventuras de Huckleberry Finn
Twain cresceu em Hannibal no Missouri. Depois de trabalhar como tipógrafo ajudou o irmão Orion na administração de um jornal. Na ocasião exerceu diversas funções como impressor, tipógrafo e colunista. Tornou-se em seguida piloto de barco à vela no Rio Mississipi, antes de se dirigir para o oeste para fazer diligências em nome do governo.
Tentou trabalhar como mineiro, mas frustrado nessa ocupação foi ser jornalista, escrevendo o conto humorístico The Celebretad Jumping Frog of Calaveras Country, que alcançou enorme popularidade. Seus diários de viagem lançados logo depois alcançaram enorme popularidade.
Obteve grande êxito como palestrante e escritor. Seu raciocínio perspicaz e suas sátiras alcançaram grande popularidade e a admiração de várias personalidades.
Nascido em Flórida, Missouri filho de John Marshall Clemens e Jane Lampton Clemmens foi o sexto de seis irmãos dos quais três sobreviveram à infância. Aos 4 anos mudou-se para Hannibal cidade portuária do rio Mississipi que serviu de inspiração para seu condado fictício de As aventuras de Tom Sawyer
Ele fez várias viagens que serviram de inspiração para seu trabalho tanto jornalístico quanto literário , era também humorista tendo tido como primeiro êxito um conto humorístico e tendo se tornado um dos principais escritores que retratam a cultura e o modo de ser norte-americano. Se doutorou em Letras pela Universidade de Oxford.
Mark Twain morreu em 21 de abril de 1910 em decorrência de um ataque cardíaco
PRINCIPAIS OBRAS;
AS AVENTURAS DE HUCKBLERRY FINN
AS AVENTURAS DE TOM SAWYER
O PRÍNCIPE E O POBRE
O ROUBO DO ELEFANTE BRANCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário