terça-feira, 26 de abril de 2022

CHARLIE DONLEA

 Nascido em Chicago, Charlie Donlea escreveu seu livro de estreia após uma viagem para pescar na em lugares desertos da Califórnia. Ele se preparou para colocar no romance tudo que ele gostava em seus livros prediletos. Até os 20 anos não tinha aberto um livro.

Formado em Medicina, ele trabalha como e oftalmologista em uma clínica três dias por semana e se dedica à literatura nos demais dias da semana.

PRINCIPAIS OBRAS

UMA MULHER NA ESCURIDÃO

NÃO CONFIE EM NINGUÉM

DEIXADA PARA TRÁS

A GAROTA DO LAGO



terça-feira, 19 de abril de 2022

DINAH SILVEIRA DE QUEIRÓZ

 Nascida em São Paulo em 9 de novembro de 1911, a escritora Dinah Silveira de Queiroz foi uma das mais importantes escritoras brasileiras. Filha de Alarico da Silveira e de Dinorá Ribeiro, sobrinha de Valdomiro Silveira, um dos precursores do regionalismo. Sua família descende de uma linhagem que conta com vários nomes ilustres nos meios intelectuais brasileiros como o escritor regionalista Valdomiro Silveira e o poeta e filólogo Agenor Silveira. 

Ainda muito jovem ficou órfã de mãe, indo morar com a tia-avó Zelinda.  Diná e a irmã Helena estudaram no colégio Les Oasieux, onde ambas iniciaram sua carreira de escritora. Casou-se com Narcélio de Queiroz com quem teve duas filhas Léa e Zelinda.

Estreou na literatura com o romance Floradas na  Serra de enorme sucesso. Em 1954 publicou A Muralha  de enorme sucesso devido às adaptações para a televisão.

Escreveu livros do gênero fantástico como Eles Herdarão a Terra e Comba Malina. Ainda participou com  crônicas em um programa de rádio entre 1961 e 1964 que eram interpretadas pelo ator Paulo Autran.

Dinah faleceu dia 27 de novembro de 1982 aos 71 anos.


PRINCIPAIS OBRAS

FLORADAS NA SERRA

A MURALHA

VERÃO DOS INFIÉIS

GUIDA CARÍSSIMA GUIDA


terça-feira, 12 de abril de 2022

ARTHUR CONAN DOYLE

 Nascido em Edimburgo no dia 22 de maio de 1859 Arthur Conan Doyle era filho de Charles Altamont Doyle- inglês de ascendência irlandesa e Mary Foyle, com família católica e tendo as primeiras lições ensinadas pela mãe.

Estudou em colégio jesuíta, mas rejeitou o catolicismo e se tornou agnóstico por influência do escritor Thomas Babington Macauley. Estudou medicina na Universidade de Edilburgo e enquanto estudava começou a escrever pequenas histórias.

Foi fortemente influenciado por Edgar Allan Poe e Walter Scott. Enquanto estava estudando Medicina começou a escrever pequenas histórias. A sua primeira obra notável foi Um Estudo em Vermelho publicada em 1887 onde Sherlock Holmes apareceu pela primeira  vez. Depois as outras histórias foram publicadas na Standar Magazine.

Holmes era baseado em um professor de Arthur Conan Doyle em quem ele se inspirou para construir as características do personagem.

Foi casado com Louisa Hawkins com quem teve dois filhos e três com sua segunda esposa Jean Elizabeth Leckie. 

Estudou oftalmologia mas nenhum paciente passou pelo seu consultório e ele aproveitou para escrever. Foram várias aventuras  de sucesso de público protagonizadas por Sherlock Homes. Chegou a matar Sherlock Holmes em A Casa Vazia, mas atendendo a pedidos ressuscitou o personagem depois de um tempo.

Após a morte da esposa, do irmão,dois cunhados e netos após a Primeira Guerra Mundial ele envolveu-se com o Espiritualismo  tornando-se um de seus divulgadores e defensores. 

Com uma vida intensa morreu de ataque cardíaco aos 71 anos em 7 de julho de 1930.


PRINCIPAIS OBRAS:

O CINTO VENENOSO

O CÃO DOS BAKERSVILLE

UM ESTUDO EM VERMELHO

O SIGNO DOS QUATRO

O VALE DO MEDO


terça-feira, 5 de abril de 2022

RAQUEL DE QUEIROZ

 Nascida em 17 de novembro de 1910 em Fortaleza Ceará Raquel era filha de  Daniel de Queiroz Lima e Clothilde Franklin de Queiroz e era descendente pelo lado materno de José de Alencar.

Em 1915 após uma grande seca mudou-se com os pai para o Rio de Janeiro e depois Belém do Pará. Retornou à Fortaleza dois anos depois.

Estreou na imprensa no jornal O Ceará após escrever uma carta ridicularizando o concurso de Rainha dos Estudantes. A reação foi tão boa que o diretor do jornal a convidou para colaborar com a publicação.

Aos 19 anos ficou nacionalmente conhecida ao publicar O Quinze. Demonstrando preocupação com questões sociais e habilidade na análise psicológica dos personagens, destaca-se no desenvolvimento do romance nordestino.

Em 1928 começa a se interessar por política filiando-se ao Partido Comunista Brasileiro.  Por isso vários de seus livros foram queimados junto com os de Jorge Amado, José Lins do Rêgo, Graciliano Ramos com a acusação de serem subversivos.

Lançou Dora Doralina em 1975 e Memorial de Maria Moura em  1992 que conta a saga de uma nordestina no século 19.

Foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras em 1977. Morreu em 4 de novembro de 2003 com 92 anos dias antes de fazer 93.

PRINCIPAIS OBRAS:

JOÃO MIGUEL

AS TRÊS MARIAS

O QUINZE

MEMORIAL DE MARIA MOURA