Nascida em São Paulo em 9 de novembro de 1911, a escritora Dinah Silveira de Queiroz foi uma das mais importantes escritoras brasileiras. Filha de Alarico da Silveira e de Dinorá Ribeiro, sobrinha de Valdomiro Silveira, um dos precursores do regionalismo. Sua família descende de uma linhagem que conta com vários nomes ilustres nos meios intelectuais brasileiros como o escritor regionalista Valdomiro Silveira e o poeta e filólogo Agenor Silveira.
Ainda muito jovem ficou órfã de mãe, indo morar com a tia-avó Zelinda. Diná e a irmã Helena estudaram no colégio Les Oasieux, onde ambas iniciaram sua carreira de escritora. Casou-se com Narcélio de Queiroz com quem teve duas filhas Léa e Zelinda.
Estreou na literatura com o romance Floradas na Serra de enorme sucesso. Em 1954 publicou A Muralha de enorme sucesso devido às adaptações para a televisão.
Escreveu livros do gênero fantástico como Eles Herdarão a Terra e Comba Malina. Ainda participou com crônicas em um programa de rádio entre 1961 e 1964 que eram interpretadas pelo ator Paulo Autran.
Dinah faleceu dia 27 de novembro de 1982 aos 71 anos.
PRINCIPAIS OBRAS
FLORADAS NA SERRA
A MURALHA
VERÃO DOS INFIÉIS
GUIDA CARÍSSIMA GUIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário