terça-feira, 12 de abril de 2022

ARTHUR CONAN DOYLE

 Nascido em Edimburgo no dia 22 de maio de 1859 Arthur Conan Doyle era filho de Charles Altamont Doyle- inglês de ascendência irlandesa e Mary Foyle, com família católica e tendo as primeiras lições ensinadas pela mãe.

Estudou em colégio jesuíta, mas rejeitou o catolicismo e se tornou agnóstico por influência do escritor Thomas Babington Macauley. Estudou medicina na Universidade de Edilburgo e enquanto estudava começou a escrever pequenas histórias.

Foi fortemente influenciado por Edgar Allan Poe e Walter Scott. Enquanto estava estudando Medicina começou a escrever pequenas histórias. A sua primeira obra notável foi Um Estudo em Vermelho publicada em 1887 onde Sherlock Holmes apareceu pela primeira  vez. Depois as outras histórias foram publicadas na Standar Magazine.

Holmes era baseado em um professor de Arthur Conan Doyle em quem ele se inspirou para construir as características do personagem.

Foi casado com Louisa Hawkins com quem teve dois filhos e três com sua segunda esposa Jean Elizabeth Leckie. 

Estudou oftalmologia mas nenhum paciente passou pelo seu consultório e ele aproveitou para escrever. Foram várias aventuras  de sucesso de público protagonizadas por Sherlock Homes. Chegou a matar Sherlock Holmes em A Casa Vazia, mas atendendo a pedidos ressuscitou o personagem depois de um tempo.

Após a morte da esposa, do irmão,dois cunhados e netos após a Primeira Guerra Mundial ele envolveu-se com o Espiritualismo  tornando-se um de seus divulgadores e defensores. 

Com uma vida intensa morreu de ataque cardíaco aos 71 anos em 7 de julho de 1930.


PRINCIPAIS OBRAS:

O CINTO VENENOSO

O CÃO DOS BAKERSVILLE

UM ESTUDO EM VERMELHO

O SIGNO DOS QUATRO

O VALE DO MEDO


Nenhum comentário: