sábado, 20 de novembro de 2010

Meu pai inesquecível

Esse é o texto mais difícil que eu já escrevi. É uma homenagem ao meu pai, Guido, que morreu no dia 14/11/10. Perder o pai é uma paulada violentíssima que te deixa muito fragilizado. Meu pai foi um homem tão maravilhoso que sempre esteve ao meu lado nos piores e melhores momentos da minha vida.
Isso desde o momento em que eu nasci, no mesmo dia dele o que é uma honra única, quando eu passei por um momento complicadíssimo em que estive entre a vida e a morte e foi a fé do meu pai em Nossa Senhora e em Deus que me salvou.
Nossa relação sempre foi de extrema intimidade e ele me protegeu a vida inteira de tudo que fosse possível. Ter papai comigo sempre me deu a força que eu precisava para vencer os maiores e mais complicados obstáculos da minha vida.
A companhia dele em todos essas ocasiões é um privilégio tão abençoado que eu penso que é a compensação que me consola nesse momento tão dramático que eu estou vivendo. Só as lembranças dos exemplos do meu pai, das lições dele e da relação que nós tinhámos é que me dão força para seguir em frente.
Eu tenho certeza que o papai está me protegendo e olhando por mim e pela minha família onde quer que ele esteja. Só pensando assim eu me sinto capaz de enfrentar e vencer tanto sofrimento.
Que Deus receba o meu pai em seus braços e que ele descanse em paz.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Drama adolescente

Em sua terceira direção Laís Bodanzky optou por voltar à temática do filme que consagrou, Bicho de
sete cabeças, em As Melhores coisas do mundo, ao retratar a vida de Mano ( Francisco Miguez) um adolescente de 15 anos que vive as típicas descobertas da idade como o sexo, as mudanças no relacionamento com os pais por exemplo.
Um de seus principais problemas é ver seus pais ( José Carlos Machado e Denise Fraga) se separarem porque o pai descobriu que é homossexual e assumiu essa nova realidade. Essa mudança brutal na vida do protagonista provoca uma série de conflitos já Mano e seu irmão,vivido por Fiuk, passam a ser discriminados na escola.
Essa discriminação é outro ponto importante do filme que denuncia através dessa situação a prática de bullying que ocorre sempre na adolescência e que é evidenciada no filme como um dos principais problemas enfrentados nessa fase da vida.
Outro ponto destacado são as brincadeiras de adolescente, as dificuldades de aproximação com as meninas, o difícil relacionamento com as pessoas no geral, o que é feito com muita sensibilidade e humor por Laís Bodanzky.
As melhores coisas do mundo reafirma o talento de sua diretora e mostra como o cinema para adolescentes pode ser inteligente e sensível, sem precisar apelar para piadas bobas e sem sentido. Uma ótima dica do cinema brasileiro.

sábado, 30 de outubro de 2010

Drama sobre perdas e recomeços

Protagonizado por Pierce Brosna e Susan Saradon, o drama Em busca de uma nova chance mostra como a perda de um filho pode ser superada quando há a esperança de um recomeço. O filme narra a história de Allen e Grace Brewer que tem sua vida devastada pela morte do filho. Essa perda irreparável é suavizada quando eles descobrem que uma jovem, Rose ( Carey Mulligan) está grávida do filho perdido.
A partir daí eles assumem todos os cuidados com a gravidez, o que provoca uma transformação na rotina da família. Na tentativa de resgatar o que perderam, Allen e, principalmente Grace, iniciam um relacionamento com Rose que significa para eles um fio de esperança.
O diretor narra esse drama familiar com absoluta precisão e sensibilidade mostrando os caminhos seguidos pelas pessoas para superar suas perdas e resgatarem a felicidade.
Contando com interpretações excelentes, Em busca de uma nova chance é um típico drama de superação que prende a atenção até o fim.

domingo, 24 de outubro de 2010

A volta de um grande sucesso

Desde o último dia 04 de outubro a novela vale Tudo voltou a ser reprisada no canal Viva. Escrita por Gilberto Braga, Leonor Basséres e Aguinaldo Silva a novela contava a história de Raquel Aciolly ( Regina Duarte) e sua filha Maria de Fátima (Glória Pires).
A narrativa mostrava Raquel como uma mulher honesta e batalhadora, que ganhava a vida de maneira digna e sempre sustentou a filha trabalhando. Porém, Fátima queria enriquecer sem fazer esforço.
Ela aproveita que conhece o modelo César Ribeiro ( Carlos Alberto Ricelli) e vende a casa do avô e abandona a mãe sem piedade na rua. Raquel vem atrás da filha causando o conflito central da trama: no Brasil de 1988 vale a pena ser honesto ou vale tudo?
A luta por ascensão das duas personagens tem pelo caminho a poderosa Odete Roithman ( Beatriz Segall) uma milionária que se alia a Fátima para dar a seu filho, o inseguro Afonso ( Cássio Gabus) a mulher que ela considera ideal.
Outro tema polêmico na época foi o alcoolismo da filha de Odete, Helena Roithman ( Renata Sorrah) que sofria muito por não conseguir se controlar e acabava sempre voltando a se embriagar. Esse vício causava alguns dos maiores problemas para a personagem que perdia a guarda do filho dentre outros problemas.
Essa trama cheia de surpresas e reviravoltas virou febre na época da exibição. pois o público se envolveu profundamente na trajetória dos personagens. Foi um dos maiores sucessos da telenovela brasileira, que volta com força total 22 anos depois e tem feito sucesso.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Suspense de tirar o folêgo

Escrito por uma das novas promessas da literatura policial, a escocesa Val Mcdrmid, o romance O Eco Distante é um dos mais emocionantes thrillers dos últimos tempos. Narra a trajectória de quatro amigos acusados injustamente por um crime ao longo de anos.
A trama conta a seguinte trama: Numa madrugada gelada, quatro estudantes embriagados encontram o corpo de uma moça esticado sobre a neve. Rosie havia sido estuprada, esfaqueada e abandonada morta num antigo cemitério escocês. E os únicos suspeitos são os quatro rapazes, agora manchados com o sangue da vítima. Vinte e cinco anos depois, a polícia decide reabrir o caso não-resolvido. Mas quando dois daqueles estudantes - ainda os únicos suspeitos do crime - morrem, um em sua casa, vítima de um incêndio suspeito, e outro num assalto mal sucedido, parece haver alguém tentando fazer justiça com as próprias mãos. Para os dois que continuam vivos, só há uma maneira de evitar ser a próxima vítima: descobrir quem realmente matou Rosie, há mais de duas décadas.
O mistério avança provocando uma série de conflitos, suspeitas e enigmas entre os quatro estudantes que envolvem o leitor de maneira irresistível. O Eco Distante é uma obra extremamente envolvente e empolgante, que não se quer largar até a última página.
A narrativa é tão estimulante que o leitor se sente dentro do livro de uma maneira radical, o que aumenta ainda mais o prazer de ler esse livro maravilhoso.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Suspense emocionante

Narrando a história de uma escritora, Anna North, que esconde em seu passado um seqüestro trágico, Vertigem é um eletrizante suspense que prende a atenção do início ao fim. O livro mostra como a escritora Anna North tem sua vida virada do avesso anos após um terrível trauma.
Narrando as ameaças sofridas pela protagonista e como elas se acirram, Erica Spindler vai envolvendo o leitor de maneira irresistível.
A trama se constrói de uma maneira envolvente e fascinante. Quem está ameaçando a escritora? Que conexão há entre essa ameaça e seu passado? Todas a s respostas serão conhecidas apenas no fim desse thriller envolvente que instiga o leitor a ler até a última frase. Recomendo fortemente a leitura dessa obra irresístivel e emocionante.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O prazer de um bom policial

Um dos gêneros literários mais clássicos e duradouros da literatura mundial, o policial proporciona prazeres inenarráveis para seus leitores. Ao descrever um crime ou uma investigação os grandes autores do gênero como Agatha Chrisie, P.D. James, Dennis Lehane, Ruth Rendell proporcionam ao leitor uma viagem por um universo de fortes e intensas emoções.
Todo policial deve ter um motivo muito bem construído para a investigação que se seguirá, pois é através dela que o leitor vai se envolvendo no clima do livro. Os protagonistas, geralmente detetives que acabam ficando célebres como Sam Spade de Dashiell Hammett, Hercule Poirot de Agatha Christie, Adam Dellawere de PD James investigam uma série de crimes que estão ocorrendo ou já ocorreram.
Com uma série de suspeitos sempre com um comportamento suspeito que se revezam na lista de desconfiança do detetive, o romance policial envolve de maneira irresistível o leitor em uma rede de intrigas que, quando bem feita, deixa a pessoa extremamente envolvida em seu clima.
A oportunidade de brincar de detetive é um dos principais motivos do sucesso desse gênero dentre os leitores que, geralmente, gostam de exercitar o raciocínio e a imaginação. O filão desse livro é tão grande que o número de autores que se dedica a ele é muito grande e diversificado.
Concluindo gostaria de dizer que, para mim, o policial é superior a todos os outros gêneros e ocupa lugar de honra na minha preferência.
Viva a lliteratura policial e que ela continue rendendo romances cada vez mais emocionantes e envolventes.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Um clássico enfadonho

Considerado um clássico do cinema italiano Morte em Veneza de Luchino Visconti conta a história de Gustav von Aschenbach ( Dirk Bogarde), um compositor austríaco que vai para Veneza em busca de paz para compor uma nova obra. Porém lá, ele conhece Tadzio ( Bjorn Andersen) e fica fascinado pela beleza do rapaz.
Durante a sua estadia na cidade, Gustav passa a seguir a família de Tadzio e se sente cada vez mais atraído por ele.
O filme mostra a obssessão do compositor e como ela faz com que ele perca o controle de si mesmo diante desse desejo. Baseado em um romance de Thomas Mann, Morte em Veneza peca, porém, por ser muito parado, sem ação.
Sua trama é modorrenta, se arrasta por um longo tempo sem que haja ação que justifique tamanha duração. Eu senti um enorme tédio assistindo o filme, que foi a primeira obra do cineasta que vi.
Para quem gosta de clássicos do cinema europeu é um dica importante devido à importância de Visconti para o cinema, mas prepare-se para uma narrativa lenta e um tanto maçante.

terça-feira, 29 de junho de 2010

O prazer de ver novela

Existe um prazer que praticamente nasce com a pessoa e segue com ela até o fim: o prazer de ver novela. Eu sempre tive esse prazer e, ele se manifestou desde que eu nasci. Ver novela é uma das melhores coisas que tem.
Um bom folhetim deve ter ação, suspense, romance, intrigas, conflitos familiares, dentre outros elementos que atraem a audiência. Os personagens fundamentais de uma boa novela são: o mocinho, a heroína, os vilões, os cômicos e aquele que conhece o segredo principal da trama.
Os temas abordados sempre são os mesmos, e é assim que é bom. Novela que foge ao esquema clássico, no geral, é fracasso garantido.
A narrativa deve mostrar a mocinha saindo de uma situação difícil e ascendendo socialmente, tendo também um romance no centro da narrativa. Os pioneiros da telenovela foram Ivani Ribeiro, a melhor na minha opinião, Geraldo Vietri, Bráulio Pedroso, Dulce Santucci , Vicente Sesso e o casal que revolucionou o gênero: Dias Gomes e Janete Clair.
Além desses vale destacar Lauro César Muniz, que criou várias tramas polêmicas, Manoel Carlos, cuja obra até hoje atrai audiência, o pioneiro Cassiano Gabus Mendes, cuja obra definiu a faixa das 19 horas da Rede Globo como sendo destinada às comédias, Sílvio de Abreu, que introduziu o suspense e a intriga policial nos folhetins, Benedito Ruy Barbosa dentre outros.
Discriminada por setores da alta cultura, a telenovela segue sendo um importante espaço de discussões polêmicas e campanhas sociais.
Portanto sua importância extrapola a simples diversão e ganha uma importância maior para a cultura brasileira. A telenovela ainda vai perdurar muito tempo no Brasil, felizmente, e seguir sendo a melhor opção de entretenimento do brasileiro.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mais academia de idéias

O curso na Academia de Idéias segue mostrando os diversos movimentos musicais como tropícália, a bossa nova, e relacionando com a História do período. No último houve uma análise muito interessante sobre a Tropicália e as relações entre o período histórico em que ela surgiu e o teor das suas letras.
Esse curso vem me ensinando muito sobre o porque de certas letras terem sido escritas da maneira como o compositor escreveu e as mensagens que cada um passa através de sua obra. Falta apenas mais uma aula e estou achando bem interessante essa Academia de Idéias, no futuro quero ver se há outro curso que me interesse e se tiver vou fazer sim. está ótimo.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Suspense e emoção argentinos

Confirmando sua tradição de produzir bons filmes sobre temas políticos e retratar a ditadura militar da Aregentina, o longa O Segredo dos seus olhos é um excelente suspense sobre essa época estrelado pelo ator mais importante do cinema argentino contemporâneo: Ricardo Darín. Tudo começa quando Benjamin Espósito ( Ricardo Darín) se aposenta e passa a escrever um livro sobre uma história trágica ocorrida na época em que era policial: o estupro e morte de uma jovem. Ele procura o marido da vítima, que ficou traumatizado pelo ocorrido e sempre investigou por conta própria e passa a resgatar os indícios que levaram ao crime. À medida que a investigação avança o clima de suspense vai aumentando cada vez mais e envolvendo o espectador de maneira irresistível.
Todo o clima sombrio, de busca por uma verdade a anos oculta e que vai intrigando o protagonista e o espectador de maneira a que ele busca em todos os indícios meios para elucidar o enigma são os principais destaques de O Segredo dos seus olhos, um suspense argentino que confirma a excelente fase do cinema deste país.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

uma casa inesquecível

Há 27 anos foi construída a nossa casa de campo em Lagoa Santa que se tornou uma das melhores coisas da vida de toda a família. Lá nós passamos uma infância maravilhosa e muito rica em experiências de vida.
Localizada no Condomínio Estância das Amendoeiras na rua D, a nossa casa foi palco de grandes acontecimentos como inúmeras férias, almoços, reveillons, alguns aniversários dentre outras ocasiões.
A casa sempre foi o principal refúgio da família que sempre foi para lá quase todos os fins de semana desses anos todos. Quantas vezes nós nadamos na nossa piscina, brincamos no quintal, fomos ao clube nadar antes de termos piscina.
E os amigos que a família toda fez no condomínio, que proporcionaram momentos maravilhosos ao longo de tanto tempo. Lagoa sempre foi o lugar de variar da cidade grande, ter contato com a terra, descansar e fazer coisas completamente diferentes.
Essa casa tem tanta História que não cabe numa simples crônica, daria um livro e grande. Sua importância é tamanha que ultrapassa qualquer texto dedicado à ela. Mas, pelo menos, é possível fazer uma homenagem pequena a um lugar tão importante na vida de toda a família.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Academia de Idéias

Na última quarta-feira, dia 09 de junho, eu conheci um lugar muito interessante: a Academia de Idéias em Belo Horizonte. Lá é um espaço para se debater idéias, assistir palestras, conhecer gente nova dentre outros objetivos.
Atualmente eu faço um curso sobre a História da Música Popular Brasileira com enfoque nas letras das canções daquela época relacionando-as com o momento histórico daquele período. O curso é extremamente interessante, pois recapitula a produção musical desde 1962 e vai avançando ao longo dos anos.
O palestrante mostra didaticamente esse percurso explicando como se deram as relações entre a ideologia dos anos 60 e a maneira como as músicas eram compostas. E explica, principalmente, porque os compositores faziam isso. Quais eram as motivações deles e o impacto da produção musical na sociedade.
O curso, que ainda está no início, se apresenta como sendo interessantíssimo e, espero que os próximos encontros, que serão 4 ao todo sejam tão bons quanto o primeiro.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Uma emocionante volta ao passado

Voltando a fazer filmes americanos após seu bem sucedido Desejo e Perigo, Ang Lee realiza um excelente drama sobre o antológico Festival de Woodstock, Aconteceu em Woodstock. O filme conta como o antológico Festival de Woodstock aconteceu no lugar onde aconteceu e porque. Tudo começa quando Elliot ( Demetri Martin) filho dos donos de um hotel que está sofrendo ameaça de despejo em Woodstock oferece o local para que o Festival de Rock desejado pelos hippies seja lá. Quando isso ocorre, inúmeras situações começam a acontecer. Elliot tem contato com um tipo de pessoa completamente diferente do que estava acostumado, o que amplia seus horizontes de uma maneira intensa.
O roteiro retrata a descoberta de um jovem de uma outra realidade muito diferente da sua e de valores que são muito distantes dos de sua família interiorana. Esse choque de valores e realidades é o principal tema do longa e o ponto mais interessantte do filme.
Uma das principais atrações do filme é a interpretação memorável do elenco, principalmente o novato Demetri m,artin que transmite com perfeição a dscoberta de uma nova realidade feita por um adolescente.
É possível se identificar completamente com Elliot na sua descoberta de novas emoções e sentimentos proporcionados pela chegada dos hippies e. em como essas descobertas mudam sua visão de mundo.
Ang Lee apresenta um de seus melhores filmes, extremamente nostálgico e saboroso do início ao fim.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Marina

Desde 06 de janeiro de 2009 a vida da família foi completamente transformada com a chegada de uma moreninha chasquenta que conquistou a família toda: Marina, a sobrinha, filha, neta tão aguardada e querida.
Marina e uma baixinha de energia inesgotável que quando entra em cena não deixa para ninguém e atrai para si toda a atenção das pessoas. Esperta, carinhosa, inteligente, dengosa e irrequieta Marina sempre está aprontando alguma e deixando todo mundo correndo atrás dela. Quando vai dormir na casa da avó revoluciona o ambiente com as alterações que causa na dinâmica da casa. Todo mundo fica em função dela e adora porque Marina é uma figura extremamente curiosa, inteligente, esperta, carinhosa, que sempre consegue enternecer todo mundo. Quando vai para Lagoa Santa sua maior diversão é ficar atrás do cachorro de estimação da família, Led Zepelin, que ela rebatizou de ieié, denominação estendida a qualquer cão que apareça na sua frente, e que assume status de prioridade para ela. Seu outro xodó é o avô, Guido, por quem tem uma total adoração. Marina ama o vovô a ponto de, se possível, só ficar no colo dele. Já da vovó ela gosta que satisfaça as suas necessidades mais básicas como comida, essas coisas.
Marina tem ,ainda, vários apelidos como Ninoca, Tinininha, entre outros que ilustram como ela é querida por toda a família. Sua chegada foi, enfim, uma adorável revolução na família. Seu tio Lulu adora ficar com ela e ver suas reações a tudo e a todos. Ela é um espetáculo imperdível.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Suspense eletrizante

Escrito por uma das novas rainhas do crime norte-americano, Sandra Brown, o romance policial Obsessão é um eletrizante livro que narra a saga da cirurgiã Rennie Newton que vê sua vida se transformar em um inferno depois de participar de um júri.
A protagonista passa a ser perseguida por Lozada, o criminoso que inocentou e se vê acuada e sem paz sendo obrigada a procurar a procurar a polícia em busca de ajuda. Porém, o passado turbulento e misterioso de Rennie desperta uma série de suspeitas sobre a credibilidade de suas acusações.
O roteiro do livro envolve o leitor de maneira intensa e aguça sua curiosidade a respeito da verdadeira personalidade de Rennie e dos seus segredos do passado que podem mudar a visão que os outros personagens fazem dela.
Com um enredo que prende a astenção do início ao fim, Obsessão é daqueles romances que não se consegue largar até o emocionante final. Vale a leitura em cada palavra.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Uma estréia promissora

Depois de quatro anos afastado do horário nobre, o talentoso novelista Sílvio de Abreu está de volta com a nova novela das oito, assione que estreou ndia 17 de maio. A trama já começa de maneira folhetinesca; o milionário Eugênio ( Mauro Mendonça) sente um mal súbito e, antes de morrer, revela à mulher, Bete Gouvêia ( Fernanda Montenegro), que o primogênito dela está vivo na Itália.
À partir daí as típicas situações do folhetim acontecem: Bete vai procurar o filho perdido, a revelação é ouvida por Clara ( Mariana Ximenes) uma enfermeira inescrupulosa que junto com seu comparsa Fred ( Reynaldo Gianechini) vai lutar pela herança.
Ambientada em Sao Paulo, a trama apresenta também outros personagens como os novos-ricos Olavo ( Francisco Cuoco) e Clô (Irene Ravache) que tem uma história de amor e paixão, a malvada Valentina ( Dayse Lúcidi) avó de Clara que tem uma pensão na periferia e explorou a neta no passado motovando seu ódio dentre outros enredos.
Passione tem ingredientes para prender o público, embora seja repetitiva em certos momentos se comparada à outras novelas do mesmo autor. Mas pode recuperar a audiência perdida com o fiasco de Viver a Vida. È esperar para ver.

sábado, 15 de maio de 2010

Final previsível e típico

Depois de meses de exibição a modorrenta novela Viver a Vida chegou ao final para alegria de muitos. Manoel Carlos criou uma trama lenta, arrastada, monótona, que irritou muito algumas pessoas.
Um de seus erros foi concentrar a trama em Luciana ( Alinne Moraes) uma tetraplégica, ao invés de Helena ( Taís Araújo) a suposta protagonista oficial do folhetim. Ao abordar inúmeros temas deprimentes como alcoolismo, adultério entre vários casais da novela, paralisia total Viver a Vida espantou o público cativo das telenovelas.
Aexplicação é simples: a novela não cumpriu a função de entreter quem chega cansado de um dia de trabalho e anseia por entretenimento descompromissado. Pelo contrário. Abordou temas que deprimem o mais otimista dos telespectadores. O gênero telenovela surgiu exatamente para servir como um descanso das tensões diárias. Para tanto precisa apresentar situações que convidem o telespectador a sonhar, sair da realidade, fantasiar. Uma novela com uma temática tão pesada não alcança esse objetivo. Muito pelo contrário. Afugenta quem não tem paciência nem disposição para acompanhar cenas tão deprimentes e cansativas. O resultado foi a pior média de audiência da História da Rede Globo. Nesse cenário espera-se maior sorte ao próximo autor do horário. Porque essa trama já vai tarde.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Os 45 anos da Vênus Platinada

No último dia 26 de abril houve uma comemoração histórica: os 45 anos da Rede Globo de Televisão. Considerada a maior emissora do Brasil, a Globo é, sem dúvida, a principal divulgadora da cultura brasileira. Através de seus programas ela conseguiu construir uma identidade nacional que tornou-se a cara do país dentro e fora de suas fronteiras. A sua produção de telenovelas, jornalismo, serviços, esporte dentre outros programas possibilitou ao brasileiro ter referências sobre diversos assuntos como política, cultura, economia, fazendo um painel amplo do Brasil. Desde a sua inauguração, em 26 de abril de 1965, a emissora se propôs a buscar um lugar dentro do mercado audiovisual brasileiro. Naquela época, esse segmento era dominado pela Tv Tupi de Assis Chateaubriand que foi a pioneira dentre as emissoras do Brasil. Mas com muito trabalho e dedicação de profissionais talentosos como Daniel Filho, Boni, Janete Clair, Glória Menezes dentre tantos outros conseguiu galgar a escalada da audiência e chegar ao topo. A partir desse momento foi que ela se tornou a maior de todas as emissoras em atividade até o momento. Um excelente exemplo de que com trabalho, talento e dedicação se faz um sucesso duradouro.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Uma novela Insuportável

Depois do sucesso da última novela das sete, a Globo comete um grande erro ao lançar a novela Tempos Modernos de Bosco Brasil. A trama erra ao centralizar-se em um computador que vigia um grande edifício.
Ao optar por isso, o autor distanciou-se do público pois não traz uma trama que trate de maneira interessante de sentimentos humanos. A história de amor dos jovens Zeca ( Thiago Rodrigues) e Nelinha ( Fernanda Vasconcelos) possui diálogos bobos e infantilizados assim como de resto toda a novela. Antônio Fagundes, um dos melhores atores do Brasil, protagoniza como o empresário Leal Cordeiro que finge-se de moribundo para atiçar as filhas, Nelinha, Regeane ( Viviane Pasmanter) e Goreti ( Regiane Alves) a lutarem pelo poder em sua empresa. Além do tema, toscamente inspirado em Rei Lear, ser batidíssimo, ainda por cima é muito mal explorado. Outro núcleo insuportável é o da Galeria de Rock onde se discute a venda do espaço ou não para Leal. ali se encontram alguns dos personagens mais desagradáveis da já péssima novela. Com uma história cada vez mais arrastada e confusa e péssimas interpretações, Tempos Modernos se encaminha para ser um dos maiores fracassos das 19 horas. Para salvar a produção seria preciso começar do zero, o que seria inviável.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Um Anjo inesquecível

Escrito e dirigido pela premiada cineasta neozelandeza Jane Campion, o filme Um Anjo em minha Mesa é um excelente drama sobre a capacidade de superação do ser humano. Ele narra a hostória da escritora Janet Frame ( Kerry Fox magnífica) que ao ser diagnosticada erradamente como esquizofrênica passa anos em um sanatório.
A trama retrata a luta de Janet para superar o preconceito e as dificuldades de se inserir na sociedade. Garota pobre, Janet teve que vencer muitas barreiras em busca de um lugar. Para isso, se impor ante uma sociedade preconceituosa foi sua principal meta.
Suas crises esquizofrênicos causam estranheza na família e em seus colegas de universidade, o que termina causando uma série de internações e um tratamento equivocado com eletrochoques.
Apenas depois de muita luta, Janet consegue ter uma terapia adequada e se recupera, voltando a se inserir na sociedade. A partir daí, sua vida começa a melhorar. Um Anjo em minha mesa é um dos mais pungentes dramas dos anos 90 e merece ser visto agora que foi relançado em DVD.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Destinos Cruzados

O novo filme de Nora Ephron é um excelente exemplo de como se pode alcançar seus objetivos com persistência e força de vontade. Ele narra duas histórias de vida que correm paralelas: a da culinarista Julia Child ( Meryl Streep) e da funcionária pública Julie Powel ( Amy Adams).
Ambas tem a vida passando por um momento de tédio e sem nenhuma perspectiva animadora, quando encontram uma meta para fugir do marasmo.
Julia Child vive em Paris com o marido e, enquanto ele trabalha na embaixada, começa a ensinar culinária para os franceses seguindo o modo americano. A partir daí, sua vida ganha um novo sentido e ela alcança um reconhecimento em larga escala.
Já Julie Powell vive momento de profundo desgosto com seu trabalho e sua vida e, ao encontrar o livro com as receitas de Julia, se propõe a fazer todas no prazo de um ano. Com isso, sua vida ganha um novo sentido e a ajuda a sair do marasmo. O mais interessante nesse filme é, justamente, mostrar a capacidade de buscar novos caminhos que o ser humano possui. É através das metas que se impõe, que Julie e Julia encontram novos ares para suas vidas. Essa mensagem é a característica mais interessante desse filme: que a persistência e a existência de algum objetivo na vida leva a pessoa a seguir em frente.
Um filme belíssimo, com memorável interpretação de Meryl Streep e uma reconstituição de época maravilhosa da Paris dos anos 50. Recomendo com entusiasmo.