terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Val Mcdermid

 Nascida em 04 de junho de 1955 em Kincaid cidade costeira no coração da comunidade mineira escocesa escritora escocesa Val Mcdermid se consagrou por ter escrito vários romances policiais de grande sucesso.  Com várias séries policiais diferentes, ela têm um estilo de narrativa de mistério cheio de ganchos, suspense, reviravoltas.

Tendo criado vários detetives em séries distintas , é mais conhecida por uma delas Wire in the blood. Seu primeiro sucesso como romancista veio com Report for murder  publicado em 1987

Ela começou a escrever romances policiais depois que foi despedida por seu então agente por não ter as habilidades necessárias para serescritora de sucesso.  Ela, então, decidiu escrever um romance policial por sempre ter lido policiais e gostado do gênero.

Val escreveu sua primeira tentativa de romance aos 21 anos que foi rejeitados por todas as editoras, mas ela transformou em uma peça de teatro.

Ela começou a pensar em escrever quando percebeu que pessoas reais escreviam os livros que ela lia na biblioteca. Ao perceber que não era o tipo de pessoa que se adaptaria à uma rotina de escritório, Val se tornou jornalista.

Ela treinou por dois anos e ganhou todos os prêmios em Devon. Val Mcdermid ganhou muitos prêmios internacionais de literatura.

PRINCIPAIS OBRAS:


DOMÍNIO SOMBRIO


UM CORPO PARA O CRIME

SOMBRAS DE UM CRIME

DOMÍNIO SOMBRIO


terça-feira, 21 de dezembro de 2021

LÍGIA FAGUNDES TELLES

 Ligia de Azevedo nasceu no dia 19 de abril de 19 e Durval de |23 em São Paulo, filha de Maria do Rosário, pianista e Durval de Azevedo Fagundes procurador e promotor público.

Influenciadas pelas histórias que ouvia das babás começou a escrever contos. Aos 15 anos lançou seu primeiro livro Porão e Sobrado. Depois lançou Praia Viva. Pouco depois foi premiada por Cacto Vermelho.

Casou-se em 1947 e lançou, em 1954, Ciranda de Pedra que foi aclamado por Otto Maria Carpeaux, Antônio Cândido. Seu segundo romance foi Verão no Aquário. Seguiram-se outros livros de grande sucesso como Antes do Baile Verde, Seminário de Ratos.

Foi eleita para a Academia Brasileira de Letras   em 1987 e em 2005 recebeu o prêmio Camões. Seu estilo eleva a mulher à condição de protagonista da história fazendo uso de fluxo de consciência e monólogo interior.

Sua literatura aborda homossexualidade, adultério, loucura, divórcio, denúncias sociais, uso de metáfora, discurso indireto livre.


PRINCIPAIS OBRAS:

CIRANDA DE PEDRA


AS MENINAS


AS HORAS NUAS


PORÃO E SOBRADO

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

CHARLES DICKENS

 Nascido em 7 de fevereiro de 1812 em Landport filho de John Dickens, funcionário da Armada e Elizabeth Barrow, foi educado pela mãe  que lhe ensinava inglês e latim. Ele se descrevia como uma criança muito pequena e não muito mimada". 

 Educado pela mãe aprendeu latim e inglês passando muito tempo a ler o tempo todo com especial predileção por novelas picarescas de Tobias Smollett e Henry Fielding. Na infância leu obras de Daniel Defoe, Goldsmith.

Começou a trabalhar em tribunais como estenógrafo o que mais tarde o ajudou a se tornar advogado, mas não gostou e virou estenógrafo. Mais tarde tornou-se jornalista cobrindo campanhas eleitorais pela BGrã Bretanha.

Aos 20 anos publicou Os Documentos Póstumos do Clube Pickwick que estabeleceu seu nome como escritor. Publicou também uma série de comentários e ilustrações desportivas que fizeram um grande sucesso.
Em 1838 publicou uma de suas obras mais famosas Oliver Twist onde apontava os males sociais da era vitoriana. Seus romances foram publicados em folhetins como Grandes Esperanças e David Copperfield.

Sua obra se tornou altamente popular  e eram lidos pelo público que tinha grande expectativa pela publicação de cada título. Seus livros tinham um estilo poético e sempre manteve um alto nível de qualidade com crítica social que utilizava elementos melodramáticos e sentimentalistas que buscavam mais o entretenimento que o realismo.

Seus temas principais eram a exploração dos órfãos, o pedantismo da sociedade britânica, a denúncia das condições de ensino. È um dos autores mais populares da língua inglesa até os dias de hoje.

Morreu em 1870.

 PRINCIPAIS OBRAS

UM CONTO DE NATAL

GRANDES ESPERANÇAS

DAVID COPPERFIELD

r

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Virginia Woolf

 

Nascida em Kensinghton, Midlessex   em 25 de janeiro de 1882 Virginia Woolf foi uma escritora, ensaísta e editora britânica. Estreou na literatura em 1905 com o romance The Voyage Out que abriu o caminho para sua carreira de obras notáveis.

Ela foi membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhou um papel significativo na sociedade literária britânica do tempo entre guerras.  Seus trabalhos  mais famosos foram To the Lighthouse, Orlando e The Hours.

Virginia Woolf era filha do escritor, historiador, ensaísta e biógrafo Leslie Stephen e sua segunda esposa Julia. Ela tinha três irmãos Vanessa Stephen, Thoby e Adrien.

Virginia começou  a escrever profissionalmente em 1900  e seu primeiro romance foi The Voyage Out publicado em 1915. A partir daí Virginia passou a publicar romances e ensaios tornando-se uma intelectual de prestígio e renome.

Ela é considerada uma grande inovadora do romance inglês pois experimentou o fluxo de consciência e a psicologia íntima, bem como traumas emocionais de seus personagens. Seus romances são experimentais e trabalham a consciência dos personagens de maneira lírica através de sua visão poética.

Ela se suicidou entrando em um rio com pedras nos bolsos em 28 de março de 1941 quando caminhou até o rio Ouse e se afogou. Seu corpo foi encontrado três semanas mais tarde.


PRINCIPAIS OBRAS:


ORLANDO


MRS DALLOWAY

AS ONDAS

terça-feira, 30 de novembro de 2021

DOROTHY PARKER


Aclamada no meio literário, ela nasceu em 22 de agosto de1893 e teve uma infância problemática, pois nasceu em Long Branch estado de Nova Jersei. Era filha de Jacob Henry e Eliza Anne Rotschield. Sua mãe tinha ascendência escocesa e o pai de judeu alemão.

Sua mãe morreu quando Dorothy estava com 4 anos e seu pai casou de novo. Dorothy odiava a madrasta a quem se recusava a chamar de mãe. Ela cresceu em Upper West Side frequentando a Igreja Católica apesar de ter pai judeu e madrasta protestante.

Seu primeiro poema foi vendido para a revista Vanit Fair em 1914 e alguns meses depois ela foi contratada como editora-assistente da revista Vogue. Em 1017 ela conheceu o corretor de Wall Street Edwin Pond Parker II com quem se casou.

Ela morou em Nova York no hotel Volney.   Ela morreu em 7 de junho e 1967 de infarto aos 73 anos.

BIBLIOGRAFIA:

ENOUGH ROPE

SUNSET GUN

CLOSE HARMONY

terça-feira, 23 de novembro de 2021

JUAN RULFO

 Juan Rulfo nasceu em  Sayula Jelisco no México em uma propriedade de terra que ficou arruinada durante a Revolução Mexicana. Seu pai e dois tios morreram na época da Guerra Cristera e com a morte da mãe por um ataque cardíaco ele foi enviado a um orfanato em Guadalajara onde viveu de 1927 a 1935.

Depois se mudou para a Cidade do México onde conheceu Clara Aparício que foi sua companheira por toda a vida. Frequentou um seminário por um breve período .

Ele não conseguiu concluir os estudos e trabalhou durante vinte anos como agente de imigração. Em 1944 fundou a revista literária Pan. Em 1950 publicou o livro de contos El llano em llamas e o romance Pedro Páramo. Apesar de ter abandonado a escrita de livros depois da publicação dessas obras Rulfo continuou ativo na cena literária mexicana colaborando em roteiros de outros escritores , escrevendo para a televisão e dedicando-se à fotografia.

Publicou duas obras em vida El llano em lamas e Pedro Páramo. Sua influência na literatura mexicana é sentida na obra de vários escritores. Mesmo poetas foram influenciados pela sua obra e ele é considerado um precursor do Realismo Mágico, movimento que contou com integrantes como Garcia Marquez, Julio Cortazar.


PRINCIPAIS OBRAS:

PEDRO PÁRAMO


CHÃO EM CHAMAS

terça-feira, 16 de novembro de 2021

LILIAN HELLMAN

Nascida em Nova Orleans em 20 de junho de 1905 a escritora norte-americana Lillian Hellman é considerada uma das mais importantes vozes da literatura americana do século 20. Casada com Dashiell Hammet, outro nome importante das letras do EUA daquela época, ela estudou na Universidade de Nova York, cidade onde viveu desde os 5 anos intercalando alguns períodos vivendo em Nova Orleans.

Trabalhou no jornal New York Herald Tribune  como crítica literária  até 1930, mesmo ano em que começou a trabalhar como leitora de roteiro para a Metro Goldwyn Mayer, selecionando os roteiros que deveriam ser produzidos.

Infâmia, uma peça ousada sobre lesbianismo, foi sua primeira produção na Brodway e causou polêmica ao tratar de lesbianismo entre duas professoras em uma escola de meninas e fez um enorme sucesso na época tendo sido proibida em Boston,  Chicago e Londres.

Uniu-se a intelectuais como Dashiel Hammet, Cliford Odets, John dos Passos  no combate ao nazismo. Em 1939 escreveu The Litlles Foxes que foi sucesso de público e crítica e foi adaptado para o cinema pela própria Lillian Hellman com o título de Pérfida e Bette Davis estrelando.

Em 1951 Lillian e Dashiell foram investigados pela Comissão de Atividades Antiamericanas do senador Joseph Macharty na cruzada contra o comunismo nos EUA promovida pelo político. Ela escreveu Caça às Bruxas relatando esse episódio da sua vida.

Ela morreu em 1984

PRINCIPAIS OBRAS:

PEQUENAS RAPOSAS

INFÃMIA

ANOTHER PART OF THE FOREST

terça-feira, 9 de novembro de 2021

RUTH RENDELL

 Ruth  Barbara Rendell de Barbegh ( Londres 17 de fevereiro de 1930 - Londres 2 de maio de 2015) foi uma escritora inglesa de romances policiais. 

Ela era filha de professores e terminou seus estudos no  Loughton Country High School. Desde então fez carreira no jornalismo como repórter e editoras em várias publicações. Em 1950 casou com Don Rendell e engravidou no primeiro ano.

Publicou o primeiro livro em 1964 com o título From Doon with Death, onde apresentou o detetive Reginald Wexford, que desde o começo obteve grande popularidade.

Durante a década de 80 publicou livros sob o pseudônimo de Barbara Vine de teor psicológico obtendo muita popularidade. Venceu vários prêmios literários

PRINCIPAIS OBRAS:

LÁGRIMAS

CARNE TRÊMULA

HERANÇA DE SANGUE

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

JONATHAN KELLERMAN

 Nascido em Nova York em 9 de agosto de 1949, Jonathan Kellerman é um dos  mais importantes romancistas policiais norte-americanos.

Kellerman nasceu na cidade de  Nova York, mas sua família mudou para a  Califórnia. Sua família mudou para a Califórnia, onde ele cresceu e se bacharelou em psicologia na UCLA. Fez doutorado em Psicologia clínica na Universidade da Califórnia.

Jonathan Kellerman vive em Los Angeles com a esposa Faye Kellerman também romancista com quem tem quatro filhos. Um  dos filhos Jesse Kellerman também é romancista.  A maioria dos romances do autor é protagonizada pelo detetive-psicólogo Alex Delawere e o detetive Milo Sturgis.

 

PRINCIPAIS OBRAS

A TEIA

OS ESCOLHIDOS

MONSTRO

SANGUE DO MEU SANGUE

 


terça-feira, 26 de outubro de 2021

MARIO VARGAS LLOSA

 Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu em Arequipa em 28 de março de 1936 e é um escritor, jornalista, ensaísta e professor universitário peruano. Vargas Llosa é um dos romancistas e ensaístas mais importantes da América Latina e um dos mais importantes de sua geração.
Alguns críticos consideram que ele teve um impacto internacional e uma audiência mundial maior que qualquer escritor latino-americano.
Em 2010, ele ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Mario Vargas Llosa ganhou fama mundial
na década de 60 com os romances A cidade e os cachorros, A casa verde e Conversa na Catedral. Ele escreve intensamente em uma variedade de gêneros literários incluindo crítica literária e jornalismo.
Seus romances incluem comédias, mistérios de assassinatos e trhillers políticos. Vários de seus livros foram adaptados para o cinema.
Ele nasceu em uma família de classe média, filho único de Ernesto Vargas Maldonado e  Dora Llosa Ureta os quais se separaram após cinco meses de casamento. Só conheceu o pai aos 10 anos de idade. Aos 14 anos ingressa no colégio militar Leôncio Prado. Essa experiência foi a inspiração de seu primeiro romance A cidade e os cachorros.
Em 1953 é admitido na Universidade Nacional Mayor de San Marcos, onde estudou Letras e Direito contra a vontade do pai. Aos 19 anos casa-se com Julia Uquirdi irmã da mulher de seu tio materno e passa a ter vários empregos para sobreviver. Atua como redator, revisor de livros e fichando túmulos em cemitérios.
Sua obra critica a hierarquia de castas sociais e raciais vigentes até hoje na América Latina. Seu principal tema é a luta pela liberdade individual na sociedade opressiva do Peru. |
Muitos de seus livros são autobiográficos como A cidade e os cachorros, A Casa Verde e Tia Julia e o escrevinhador.

PRINCIPAIS OBRAS:
A FESTA DO BODE

OS CHEFES
TRAVESSURAS DA MENINA MÁ
TIA JULIA E O ESCREVINHADOR
PANTALEÃO E AS VISITADORAS

terça-feira, 19 de outubro de 2021

ARTHUR HAILEY

 Nascido na cidade de Luton, Bedfordshire Inglaterra filho de um casal de operários, Hailey começou a trabalhara os 14 anos interrompendo seus estudos após concluir o primárcio. Apesar disso lia com avidez tudo o que lhe vinha  nas mãos, o que é a melhor escola para quem quer ser escritor. Com a deflagração da 2a Guerra Mundial Hailey se alistou na Força Aérea Real tendo sido mandado para o Canadá para adestramento.

Em 1956 enquanto estava viajando em um avião  comercial em meio à uma tempestade Hailey, até então diretor de vendas e publicitário, se perguntou o que aconteceria se a tripulação sofresse um colapso e ele fosse chamado para assumir o controle do aparelho.

Pensando nisso começou a fazer um esboço de uma peça para a tele visão a qual deu o nome de Voando para o perigo. A novela foi aceita pela CBC de Toronto e levada ao ar com grande sucesso. Nos anos seguintes criou vários romances que fizeram um grande sucesso. Recebeu o prêmio de Melhor Escritor da Televisão Canadense. Em 1958 abandonou a tv para ser escritor de romance.

Em 1965 mudou para a Califórnia Estados Unidos, mas em 1969 tornou a emigrar dessa vez para as Bahamas como forma de evitar impostos extorsivos.

Em 1979 após a publicação de Colapso anunciou sua aposentadoria por sentir-se muito cansado. Mas era um problema de saúde do qual se recuperou e escreveu Remédio Amargo.

Suas obras possuem vários pontos em comum como a precisão com que são descritos ambientes conhecidos somente pelos profissionais da área que o romance retrata.


PRINCIPAIS OBRAS;

HOTEL

JORNAL DA NOITE

REMÉDIO AMARGO

HOSPITAL


terça-feira, 12 de outubro de 2021

FERNANDO SABINO

 Nascido em Belo Horizonte em 12 de outubro de 1923,  filho de Domingos Sabino e Odete Tavares Sabino  Sabino iniciou seus estudos aos sete anos no Grupo Escolar Afonso Penna, onde conheceu o amigo Hélio Pellegrino.

Aos 12 anos começou a escrever contos, tendo publicado um texto na revista Argus, uma publicação da polícia de  Minas Gerais. Durante a adolescência enviava com regularidade contos para a revista mineira que promovia um concurso permanente que ele vencia tão constantemente que chegou a receber dinheiro adiantado.

Também foi nadador do Minas Tênis Clube .  No início da década de 40 começou a cursar a faculdade de Direito e ingressou  no jornalismo como redator da Folha de Minas por intermédio do escritor Murilo Rubião.

O primeiro livro de contos Os grilos não cantam mais saiu em 1941 quando ele tinha 18 anos. Integrou um grupo de escritores chamado O Grupo dos Vintanistas, pois todos tinham 20 anos.

Esse grupo discutia literatura e fazia passeios boêmios por Belo Horizonte. Ele também iniciou correspondência com Mário de Andrade o que gerou um livro.

Em 1944 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se tornou colaborador do  Correio da Manhã onde conheceu Vinícius de Moraes de quem se tornou amigo, além de Clarice Lispector.  Depois de se formar em Direito ele viajou para os Estados Unidos onde exerceu função burocrática no Consulado Brasileiro.

Colaborou com crônicas no Diário Carioca e O Jornal. O Encontro Marcado uma  de suas obras mais  conhecidas foi lançado em 1956, o que o levou a viver exclusivamente de literatura e jornalismo. Colabora com o Jornal do Brasil, revista Senhor além da revista Senhor.

Em 1973 funda a Bem-te-vi Filmes com o cineasta David Neves  que produz uma série de curta-metragens sobre sobre escritores brasileiros. Em 1979 publica O Grande Mentecapto  que lhe rendeu o prêmio  Jabuti e foi adaptado para o cinema.

Em 1982 lança O menino no espelho e três anos mais tarde Faca de Dois Gumes. Continua com uma intensa produção literária durante a década de 90 e 2000, até falecer em 2004 em sua casa em Ipanema no Rio de Janeiro. Seu epitáfio contém a frase Aqui jaz Fernando Sabino que nasceu homem e morreu menino

No ano seguinte à sua morte foi fundado o Instituto Fernando Sabino que incentiva a leitura através da obra dele.

PRINCIPAIS OBRAS


O MENINO NO ESPELHO


O GRANDE MENTECAPTO


O ENCONTRO MARCADO

MARTINI SECO

terça-feira, 5 de outubro de 2021

MARY HIGGINS CLARK

 Nascida no Bronx em Nova York em 24 de dezembro de 1927 Mary Higgins Clark foi uma importante escritora norte-americana de suspense que conquistou vários leitores com seus romances com mortes, intrigas, mistérios.

Seu pai morreu quando ela tinha 10 anos deixando a família em uma situação econômica difícil. Depois de terminar os estudos do ensino secundário Mary tirou um curso de secretariado e trabalhou como secretária numa agência de publicidade por três anos.

Abandonou a carreira para trabalhar como hospedeira do ar na Pan American  Airlines, onde ficaria até o casamento com um amigo de longa data Warren Clark. Em 1956 começou a escrever contos para jornais e revistas e peças para o rádio. Seu primeiro livro foi uma biografia de George Washington Aspire to Havens.

Seu marido Warren viria a morrer em 1964, vítima de ataque de coração deixando Mary com 5 filhos a seu cargo. Foi então que ela decidiu dedicar-se à escrita. Todo dia se levantava às 5 horas da manhã e escrevia até as 7 quando levava os filhos á escola.

Seu primeiro livro foi Onde estão as crianças? que tornou-se um best seller. Com o sucesso tornou-se autora de vários romances desse gênero, tendo recebido vários prêmios. Clark morreu no dia 31 de janeiro de 2020 aos 92 anos.


PRINCIPAIS OBRAS:

ONDE ESTÃO AS CRIANÇAS?

NÃO CHORE MAIS

ADORO MÚSICA ADORO DANÇAR

VEJO VOCÊS EM BREVE




terça-feira, 28 de setembro de 2021

EDGAR ALLAN POE




 Edgar  Allan Poe nasceu no seio de uma família escocesa-irlandesa em 19 de janeiro de 1809 na cidade de Boston, no estado de Massachussets. Segundo filho dos atores  David Poe Jr e  Elizabeth Arnold, ele teve ainda um irmão mais velho, Willian Henry e uma irmã caçula Rosalie. Seu pai abandonou a família quando ele tinha 1 ano de vida.

Sua mãe morreu depois de dar à luz a filha caçula de tuberculose deixando os filho órfãos. Depois Edgar e os irmãos foram adotados por famílias diferentes e Edgar recebeu o sobrenome Allan Poe.  Ele recebeu uma educação formal de qualidade.

Em 1831 casou-se com sua prima Virginia e foi editor de diversos pequenos jornais, além de ter escrito muitos artigos sobre os mais diferentes temas. Ele também foi crítico literário de diversos veículos de imprensa.

As obras mais importantes de Poe são as góticas e seus temas recorrentes são a questão da morte inclusive sinais físicos dela como decomposição, pessoas enterradas vivas, reanimação de mortos e o luto. São obras do romantismo sombrio.

Poe também escreveu sátiras, contos de humor e embustes. Foi um dos primeiros escritores a se tornarem populares na Europa e nos Estados Unidos, além de ser respeitado na França onde foi traduzido por Charles Baudelaire

Sua morte nunca teve as causas precisamente definidas levando ao surgimento de teorias que especulavam sobre o real motivo.

PRINCIPAIS OBRAS:

 

LIGEIA

O POÇO E O PENDULO

O CORVO

O GATO PRETO

terça-feira, 21 de setembro de 2021

PATRÍCIA HIGHSMITH

 Nascida em Forth Whorth, Texas em 19 de janeiro de 1921, Patricia Highsmith foi uma escritora norte-americana de romances policiais extremamente  importante.

Ela ficou famosa pelos seus  thrillers criminais psicológicos principalmente a série de romances policiais com o mesmo personagem Ripley. Ela escreveu 22 romances e vários contos durante a carreira de quase 50 anos com pelo menos 12 adaptações para o cinema. Sua escrita teve grande influência da literatura existencialista, onde a autora questiona a identidades de seus personagens bem como a moralidade.

Patricia começou a escrever na década de 40 escrevendo roteiros para histórias em quadrinhos para a editora Nedor , sobretudo sobre o personagem Black Terror. Seu primeiro livro foi Stranger in a Train que teve várias adaptações para o cinema sendo a mais famosa Pacto Sinistro de Alfred Hitckock em 1951, e a série Ripliad com o personagem Thomas Ripley.

Escreveu também muitos contos  macabros e satíricos, além de publicar um romance lésbico com final feliz.

Mary Patricia Plangman nasceu na cidade de Forth Worth Texas em 1921. Era a única filha de Jay Bernard Plangman e Mary Plangman Coates, que se divorciaram dez dias após o nascimento da filha. Em 1927 sua mãe e seu padrasto Stanley Highsmith se mudaram para Nova Iorque. Voltou a Forth  Whorth e morou um ano com a avó no que ela considerou " o ano da tristeza". Patricia aprendeu a ler com a avó e a fazer uso da biblioteca. Depois voltou para Nova York e foi morar  em Manhantan e no Queens. 

Muitos dos 22 livros de Patricia são ambientados no Greenwich Village em Nova York onde ela vivia entre 1940 e 1942. Por recomendação de Truman Capote ela foi aceita na comunidade de artistas Yaddo localizada em uma propriedade de 400 acres em Saratoga Springs onde trabalhou em seu primeiro romance Pacto Sinistro.

Patricia morreu dia 04 de fevereiro de 1995 aos 74 anos devido à uma anemia plástica e um câncer no pulmão. Ela foi cremada no cemitério de Bellinzona.


PRICIPAIS OBRAS:


CAROL 

PACTO SINISTRO

ESTE DOCE  MAL

DUAS FACES DE JANEIRO

 


terça-feira, 14 de setembro de 2021

MARK TWAIN

 Samuel Langhorne Clemmens conhecido como Mark Twain foi um escritor  e crítico do racismo norte-americano. Suas principais obras são As aventuras de Tom Sawyer e As aventuras de Huckleberry Finn

Twain cresceu em Hannibal  no Missouri. Depois de trabalhar como tipógrafo ajudou o irmão Orion na administração de um jornal.  Na ocasião exerceu diversas funções como impressor, tipógrafo e colunista. Tornou-se em seguida piloto de barco à vela no  Rio Mississipi, antes de se dirigir para o oeste para fazer diligências em nome do governo.

Tentou trabalhar como mineiro, mas frustrado nessa ocupação foi ser jornalista, escrevendo o conto humorístico The Celebretad Jumping Frog of Calaveras Country, que alcançou enorme popularidade. Seus diários de viagem lançados logo depois alcançaram enorme popularidade.

Obteve grande êxito como palestrante e escritor. Seu raciocínio perspicaz e suas sátiras alcançaram grande popularidade e a admiração de várias personalidades.

Nascido em Flórida, Missouri filho de John Marshall Clemens e Jane Lampton Clemmens foi o sexto de seis irmãos dos quais três sobreviveram à infância. Aos 4 anos mudou-se para Hannibal cidade portuária do rio Mississipi que serviu de inspiração para seu condado fictício de As aventuras de Tom Sawyer

Ele fez várias viagens que serviram de inspiração para seu trabalho tanto jornalístico quanto literário , era também humorista tendo tido como primeiro êxito um conto humorístico e tendo se tornado um dos principais escritores que retratam a cultura e o modo de ser norte-americano. Se doutorou em Letras pela Universidade de Oxford.

Mark Twain morreu em 21 de abril de 1910 em decorrência de um ataque cardíaco

PRINCIPAIS OBRAS;

AS AVENTURAS DE HUCKBLERRY FINN

AS AVENTURAS DE TOM SAWYER

O PRÍNCIPE E O POBRE

O ROUBO DO ELEFANTE BRANCO


terça-feira, 31 de agosto de 2021

JORGE AMADO

 Considerado um dos romancistas mais populares, traduzidos e famosos do Brasil, o escritor  baiano Jorge Amado tem uma bibliografia extensa e rica. 

Nascido em Itabuna na Bahia em 10 de agosto de 1912,  existem dúvidas sobre o seu local exato de nascimento , mas ele foi registrado no povoado de Ferradas, filho mais velho do coronel João Amado de Faria e Eulália Leal. Foi o autor mais traduzido do Brasil por muitos anos e também o mais adaptado para teatro, cinema e televisão. Verdadeiros sucessos como Dona Flor e seus dois maridos, Tieta do Agreste, Gabriela cravo e canela são histórias do consagrado escritor baiano que entraram para o imaginário brasileiro devido ao sucesso obtido pela obra dele.

Considerado o escritor brasileiro que mais vendeu no Brasil por anos, Jorge Amado sempre teve enorme sucesso editorial, pois as características de seus personagens retratam a personalidade do brasileiro de maneira muito precisa.

Foi um membro importante do Partido Comunista Brasileiro, uma característica que se refletiu na sua obra de maneira intensa já que seus livros incluem uma biografia de Luiz Carlos Prestes histórico líder do Partido Comunista Brasileiro.

Foi casado com a escritora Zélia Gattai com quem teve dois filhos João Jorge e Paloma. Sua obra é uma das mais significativas da moderna literatura brasileira por ser voltada às raízes nacionais. São temas constantes nelas os problemas sociais. Viveu exclusivamente de seus direitos autorais. 

Em 1958 publicou Gabriela Cravo e Canela que representou um momento de mudança na literatura de Jorge Amado que até então abordava temas sociais.

A segunda fase de sua obra é marcada por uma crônica de costumes bem-humorada com mulheres sensuais, coronéis poderosos e tipos populares.

Sua obra é dividida entre a fase politicamente engajada e a em que retratou os problemas do cotidiano da vida íntima dos personagens com protagonistas femininas que marcaram a literatura brasileira como Tieta, Tereza Batista Cansada de Guerra e Gabriela cravo e canela.

Sua obra foi editada em 55 países com excelente repercussão. Jorge Amado recebeu várias homenagens pela sua obra tendo sido premiado diversas vezes em vários países. 

 Foi membro da Academia Brasileira de Letras e se correspondeu com vários outros escritores famosos como Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade.


PRINCIPAIS OBRAS:

GABRIELA CRAVO E CANELA

TEREZA BATISTA CANSADA DE GUERRA

TIETA DO AGRESTE

DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS

 

terça-feira, 24 de agosto de 2021

PHILIP ROTH

 Nascido em Newark Nova Jersey em 19 de março de 1933 Philip Roth é considerado um dos maiores escritores da literatura norte-americana do século 20 e o maior contador de história depois de William Faulkner.

O principal tema de suas obras é a natureza do desejo sexual, já que em seus romances o escritor retrata a relação principalmente dos homens com o sexo e que complicações decorrem da maneira como eles lidam com isso.

Outro tema fundamental para ele é fazer um retrato da cultura judaica mostrando a maneira como os judeus norte-americanos administram a influência da cultura norte-americana nas tradições próprias deles.

O autor utiliza muito a narração em primeira pessoa do protagonista para, através das descrições feitas por ele, ir descrevendo a  maneira de ser e a visão que os judeus têm da cultura e da sociedade americanas, mostrando o conflito entre as duas culturas.

O auter- ego de Philipp Roth  é Nathan Zuckerman protagonista de diversos livros seus. Sua obra recebeu diversos prêmios como Pulitzer por Pastoral Americana, além de ser o único autor americano a ter suas obras publicadas em vida pela Library of America que tem como missão editorial preservar as obras consideradas como parte da herança cultural americana.

Faleceu aos 85 anos vítima de insuficiência cardíaca em Nova York.


PRINCIPAIS  OBRAS:


A HUMILHAÇÃO


PASTORAL AMERICANA

OPERAÇÃO SHYLOCK UMA CONFISSÃO

INDIGNAÇÃO


terça-feira, 17 de agosto de 2021

LISA GARDNER

 A romancista norte-americana Lisa Gardner nascida em 1972 é uma das autoras de romance policial mais vendidas da atualidade. Ela escreveu mais de 20 romances de suspense com muito êxito, tendo começado sua carreira utilizando o pseudônimo de Alicia Scott, antes da publicação de seu primeiro romance The Perfect Husband em 1997.

Criada em Hillboro ,Oregon, ela se formou na Glencoe High School da cidade. Seu romance Gone se passa em uma versão ficcional de Tilamook Oregon.

Em meados de 1990 Lisa Gardner era analista de pesquisa em Boston na Mercer Manegement, o que lhe deu as habilidades que utiliza na elaboração de seus romances.

Ela criou duas séries de suspense: uma protagonizada por DD Warren, uma detetive do Departamento de Polícia de Nova York e o casal de perfiladores do FBI Quincy e Rainie, além de Tessa Leoni

ALisa Gardner começou sua carreira na restauração, mas depois de alguns incidentes percebeu que seria melhor se dedicar á escrita. Ela se define como viciada em pesquisa sobretudo em procedimentos policiais  e no avanço da ciência forense que transformaram seus thrillers carregados de suspense em campeões de vendas.Uma das mais bem-sucedidas e importantes escritoras do gênero policial da atualidade na literatura  norte-americana.


PRINCIPAIS OBRAS:]

A GAROTA DESAPARECIDA

SANGUE NA NEVE

 

ESCONDA-SE

 

BEM ATRÁS DE VOCÊ

VIVA PARA CONTATR




terça-feira, 10 de agosto de 2021

DASHIELL HAMMETT

 Nascido  em 27 de maio de 1894 no condado de Saint Mary, Maryland, Dashiell Hammett foi um dos mais importantes escritores de romance policial norte-americano dos anos 40 e 50 sendo considerado o pai do romance policial americano e um dos precursores de um gênero muito importante na literatura americana: o romance noir.

Ele criou personagens se tornaram marcantes nesse estilo como Sam Spade, Nick e Nora Charles e Continental OP.

Dashiell Hammett cresceu na Filadélfia e Baltimore e abandonou a escola aos 14 anos e passou a trabalhar como entregador de jornal e mensageiro, escriturário, apontador de mão de obra e estivador. Aos 20 anos ele foi trabalhar na Agência Pinketon de detetives. Em 1918 alistou-se no Corpo de Ambulância do Exército.

Depois com tuberculose vagou de sanatório em sanatório, até voltar à agência Pinkerton da qual se demitiu para se dedicar exclusivamente à literatura. Bebia muito e suas histórias começaram a ser publicadas em revistas populares e baratas como Black Mask e Smart Set.

Suas histórias fizeram sucesso imediatamente  e ele foi reconhecido como um grande escritor tendo inclusive sido considerado um renovador do gênero policial.

Ele foi autor de uma série de romances policiais de grande sucesso como Seara Vermelha ( 1929), O Falcão Maltês ( 1930) sucesso no cinema devido à célebre adaptação feita pelo diretor John Houston, A chave de vidro dentre outros.]

O escritor também foi roteirista de filmes em Hollywood. Na década de 30 conheceu a escritora Lillian Hellman a quem foi ligado até a morte. Ele também serviu como sargento durante a 2a Guerra Mundial. Por ser politicamente de esquerda e assumir isso publicamente Dashiell Hammett foi perseguido pelo senador Joseph Mcarthy nos anos 50.

Por ter se recusado a colaborar com a comissão que perseguia seus companheiros de partido foi preso e incluído na lista negra , o que o impediu de trabalhar na indústria cinematográfica. 

Amargurado e muito doente Dashiell Hammett morreu em 10 de janeiro de 1961 em Nova York.


PRINCIPAIS OBRAS:


O FALCÃO MALTÊS


SEARA VERMELHA


A CHAVE DE VIDRO


A CEIA DOS ACUSADOS


terça-feira, 3 de agosto de 2021

NILSON XAVIER

Realizado na plataforma Bora Saber, o curso de  Nilson Xavier sobre a História da Telenovela Brasileira é um excelente  modo de conhecer o grande fenômeno  cultural de comunicação de massa do Brasil que são as telenovelas.

Nilson inicia seu curso desde as manifestações de narrativa do século 12 e vai explicando, detalhando, contextualizando a evolução do folhetim ao longo dos anos, pois o gênero além de possuir características próprias, também é parte de um contexto histórico, cultural, econômico que se desenvolveu de determinada maneira até adquirir as características atuais. Contando com farto material de vídeos de novelas famosas, Nílson Xavier faz um amplo retrato da importância e influência desse tipo de dramaturgia tão popular no Brasil.

Outro aspecto enfocado é a mudança das emissoras que se destacam como mais poderosa na produção do gênero. Partindo desde as empresas de produtos de limpeza que compravam os horários nas emissoras., que inicialmente só exibiam as novelas sem ter poder sobre elas e mostrando a virada que se deu quando a Rede Globo passou a adotar o contrato de exclusividade com autores, diretores, autores , o que permitiu uma mudança fundamental na maneira de produção de novela. 

O curso retrata a ascensão do gênero, sua influência na cultura brasileira, a mudança que o avanço tecnológico trouxe e a modernização no método de produção de maneira didática, clara, contendo exemplos que ilustrem cada fase da telenovela. 

Nilson Xavier é um professor competente, carismático, motivador, que prende a atenção do aluno o tempo todo. A plataforma funciona bem atendendo às necessidades do aluno e permitindo a realização do curso sem maiores problemas.


terça-feira, 27 de julho de 2021

LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO

 Filho do consagrado escritor Érico Veríssimo, Luiz Fernando Veríssimo é um escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista brasileiro. Já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 80 livros publicados, é um dos  mais populares escritores brasileiros. É filho do também escritor Érico Veríssimo.

Nasceu em Porto Alegre mas viveu boa parte da infância e adolescência nos Estados Unidos com a família em função de compromissos profissionais assumidos por seu pai que era professor na Universidade da Califórnia em Berkeley e diretor cultural da União Pan-Americana em Washington D.C. Como consequência disso cursou o primário em São Francisco e Los Angeles e o secundário em  Washington.

Aos 14 anos produziu com a irmã Clarissa e um primo um jornal periódico com notícias da família que era pendurado no banheiro da casa e tinha o nome de  O Patentino como é conhecida a privada no Rio Grande do Sul.

No período em que viveu em Washington se apaixonou pelo jazz e estudou saxofone tendo assistido espetáculos de Charlie Parker e Drizzy Gillipsie.

De volta a Porto Alegre começou a trabalhar no departamento de arte da Editora Globo. A partir de 1960 passou a integrar o grupo musical Renato e seu Sexteto que se apresentava em bailes na capital gaúcha e era conhecido como " o maior sexteto do mundo" porque tinha 9 integrantes. 

De 1962 a 1966 morou no Rio de Janeiro onde trabalhou como tradutor e redator publicitário e conheceu e casou-se com Lúcia Helena Massa sua companheira até hoje e mãe de seus filhos Fernanda, Mariana e Pedro.

Nos anos 70 voltou para Porto Alegre onde trabalhou no jornal Zero Hora como revisor de textos. Depois passou a assinar seus próprios textos.

Em 1973 lançou seu primeiro livro O Popular que recebeu elogios do importante crítico literário Wilson Martins em O Estado de São Paulo.

Em 1975 voltou ao Zero Hora, onde permanece até hoje e passou a escrever no Jornal do Brasil.  Publicou seu primeiro livro A Grande  Mulher Nua e começou a desenhar As Cobras. Em seguida publicou seu quinto livro de crônicas Ed Mort e outras histórias pela editora LP&M  onde trabalhou por 20 anos.  Era uma sátira aos detetives de romances policiais clássicos imortalizados por Raymond Chandler e Dashiell Hammett.

Ao morar em Nova York por seis meses em 1981 escreveu o livro Traçando Nova York que foi o primeiro de 6 livros de viagem em parceria com o ilustrador Joaquim da Fonseca.

A popularidade chegou com o livro O Analista de Bagé que era um psicanalista de formação freudiana, mas com o sotaque, linguajar e costumes típicos da fronteira do Rio Grande do Sul. Outro trabalho importante foi a publicação de uma coluna na revista Veja.

Em 1983 ele criou um novo personagem A Velhinha de Taubaté que era a única que acreditava no governo, o que marcava a decadência do regime militar. 

Durante os anos 80 Luiz Fernando Veríssimo consolidou-se como um fenômeno de popularidade raro na literatura brasileira mantendo colunas semanais em vários jornais e lançando ao menos um por ano sempre nas listas de mais vendidos.

Em 1986 morou seis meses em Roma e cobriu a Copa do Mundo para a revista Playboy. Em 1988 sob encomenda da MPM Propaganda escreveu seu primeiro romance O Jardim do Diabo.

Em 1989 começou a escrever uma página dominical para O Estado de São Paulo que é mantida até hoje. Já em 1994 sua série A Comédia da Vida Privada se tornou um especial na Terça Nobre da Rede Globo de Televisão e depois virou uma série.

Outro prêmio importante foi em 1995 quando recebeu  o prêmio Homem de Ideias do Jornal do Brasil. Com uma carreira prolífica, vários sucessos na imprensa, literatura, teatro e televisão Luiz Fernando Veríssimo segue sendo um dos mais importantes escritores e jornalistas contemporâneos. Sua obra continua atraindo a atenção do público e se comunicando com o brasileiro. 

PRINCIPAIS OBRAS:

ED MORT

O ANALISTA DE BAGÉ


SEXO NA CABEÇA


PAI  NÃO ENTENDE NADA


O GIGOLÔ DAS PALAVRAS

AS MENTIRAS QUE OS HOMENS CONTAM


quinta-feira, 22 de julho de 2021

LYA LUFT

 A escritora  Lya Luft é gaúcha de 15 de setembro de 1938, nascida em Santa  Cruz do Sul, filha do advogado e juiz Arthur Germano Fett. Sua família tem origens germânicas das quais se orgulhava muito a ponto de se considerarem superiores aos brasileiros.

Lya desde a infância foi uma criança contestadora e desobediente que não gostava de aprender atividades consideradas tipicamente femininas, o que fez com que fosse mandada para um internato. Mas sempre foi uma leitora ávida que recitava Goethe e Schiller.

A partir de 1959 Lya passou a residir em Porto Alegre, onde se diplomou em Pedagogia e Letras pela PUC-RS. Passou a trabalhar então como tradutora de literatura alemã e inglesa, tendo traduzido Virginia Woolf, Rainer Maria Rilke, Herman Hesse, Doris Lessing, Günter Grass, Botho Strauss e Thomas Mann.

Em 1963 aos 25 anos Lya casou-se com Celso Pedro Luft, então um irmão marista, dezenove anos mais velho que ela. Eles se conheceram durante uma prova de vestibular para a qual ela chegou atrasada. O casal teve três filhos Susana, André e Eduardo.

De 1970 a 1982 atuou como titular de Linguística na Faculdade Porto-Alegrense e obteve grau de mestra em Linguística ( 1975) e em Literatura Brasileira ( 1978 pela UFRGS).

Em 1985 separou-se do marido para se casar com o psicanalista Hélio Pellegrino. Eles haviam sido apresentados pela escritora Nélida Piñon. Em 1988 após ficar viúva Lya voltou a viver com Celso Pedro Luft de quem ficou viúva em1995.

Sua carreira literária se iniciou quando Lya começou a escrever poemas que foram reunidos no livro Canção do Limiar ( 1964). Em 1972 lançou seu segundo livro Flauta Doce. Quatro anos depois escreveu uma série de contos que Pedro Paulo Sena Madureira, editor da Nova Fronteira considerou publicáveis. Em 1978 a autora lançou sua primeira coletânea de contos: Matéria do Cotidiano.

Foi dele que veio o conselho para Lya começar a escrever romances. Em 1980 ela lança, então, As Parceiras, sendo seguido por A asa esquerda do anjo.  Nessas obras a autora expõe sua visão da morte que foi influenciado por um acidente quase fatal que ela sofreu em 1979.

A carreira literária da autora seguiu com Reunião de Família ( 1982), e A Mulher no Palco e  O Quarto Fechado ambos em 1984. Em 1987 ela publicou Exílio  e em 1989 o livro de poemas O Lado Fatal. Um título importante é o livro de ensaios O Rio do Meio lançado em 1996 e considerado a melhor obra de ficção daquele ano.

Em 2001 a escritora recebeu o prêmio União Latina pela tradução da obra Lete: Arte e crítica do esquecimento. Já em 2013 ela recebeu o prêmio ABL na categoria Ficção,. Romance, Teatro e Conto pela obra O Tigre na Sombra.

No total já publicou 23 livros entre romances, crônicas, poemas, livros infantis e ensaios, que continuam sendo traduzidos em diversos idiomas.

 

PRINCIPAIS OBRAS;

AS PARCEIRAS

 

PERDAS E GANHOS

A SENTINELA

A ASA ESQUERDA DO ANJO

O TIGRE NA SOMBRA

 O QUARTO  FECHADO

 

terça-feira, 13 de julho de 2021

Erico Veríssimo

 Filho de uma família abastada Erico Veríssimo   nasceu em 17 de dezembro de 1905 era filho do farmacêutico Sebastião Veríssimo da Fonseca e da dona de casa Albegahy Lopes.  Tinha um irmão mais novo Ênio e uma irmã adotiva Maria.  Quando tinha quatro anos teve meningite e broncopneumonia e um tratamento salvou sua vida.

Durante sua infância estudou no Colégio Venâncio Aires em Cruz Alta onde foi um aluno comportado e quieto, frequentava o cinema e observava o pai trabalhando. Por volta dos dez anos criou a revista Caricatura na qual fazia desenhos e escrevia pequenas notas.

Aos 13 anos já lia Aluísio Azevedo, Joaquim Manuel de Macedo, Walter Scott, Emile Zola e Fiodor Dostoievski. Foi o primeiro aluno da turma no colégio. Com a separação dos pais ele, a mãe e os irmãos passaram a morar na casa dos avós maternos. Durante esse tempo ele transcrevia obras de  Euclides da Cunha e Machado de Assis, dentre outros escritores e tomou gosto pela música lírica. Em 1924 a família mudou-se para a capital gaúcha, mas devido às dificuldades financeiras retornou á Cruz Alta. Em 1926 Érico se tornou sócio de uma farmácia, mas ela faliu em 1930 deixando uma dívida que durou 17 anos. Além disso ele trabalhou como professor de literatura e língua inglesa.

Em 1927 ele conheceu sua futura esposa Mafalda  Halfen Volpe quando ela tinha 15 anos. Os dois ficaram noivos em 1929 quando Erico publicou o seu primeiro texto Chico: um conto de Natal  na revista mensal Cruz Alta em Revista. Em seguida seu amigo Manuelito de Ornelas enviou os contos Ladrão de Gado e Tragédia de um Homem Gordo á Revista do Globo. E o jornal Correio do Povo publicou o conto A Lâmpada Mágica.

 Em 1930 viu o pai pela última vez, pois ele lutou na Revolução de 1930 . Com a falência de sua farmácia, mudou-se para Porto Alegre para viver de seus escritos.  Lá foi contratado para ser secretário de redação da revista O Globo, e encontrava-se com os intelectuais da época no bar Antonello no centro da capital.

Em 1931 retorna a Cruz Alta  para se casar com Mafalda e morar em Porto Alegre. Os dois tiveram dois filhos Clarissa e Luiz Fernando. Para complementar o orçamento familiar começou a traduzir do inglês para o português. O primeiro deles foi O Sineiro de Edgar Wallace. Além disso passou a colaborar com os jornais Diário de Notícias e a Correio do Povo. Promovido a diretor da Revista do Globo em 1932 Erico começou a indicar livros estrangeiros para tradução e publicação. Ele também publica sua obra de estreia  Os Fantoches uma coletânea de contos em forma de peças de teatro. Mas um incêndio destruiu os livros que não foram bem de venda.

Em 1933 Erico Veríssimo traduziu o livro Contraponto do famosos autor Aldous Huxley e publicou seu primeiro romance  Clarissa, que vendeu 7  mil exemplares. Já seu romance seguinte Caminhos Cruzados chegou a ser considerado subversivo. 

Depois de publicar Música ao longe e Um lugar apo sol Erico publicou seu primeiro romance de repercussão internacional Olhai os lírios no campo. Já na editora Globo ele selecionou grandes nomes da literatura universal como Thomas Mann, Virginia Woolf, que foram traduzidos. 

Em 1940 depois do sucesso de Olhai os lírios no campo ele publicou Saga, que ele mesmo considerava seu pior romance.

Após mudar com a família para os Estados Unidos a convite do Departamento de Estado para ministrar aulas de literatura brasileira  Erico escreveu dois livros:  Gato preto em campo de neve e A volta do gato preto.

Foi a partir de1947 que ele escreveu sua obra-prima: O Tempo e o Vento com o objetivo de reunir 200 anos de História do Rio Grande do Sul inicialmente em um volume, ideia abandonada para se tornar três volumes: O Tempo e o Vento, Ana Terra e Um certo capitão Rodrigo.

Nos anos 50 ele prosseguiu contando a história dos membros da família Terra Cambará, voltou a residir nos Estados Unidos onde tentou escrever a última parte de O tempo e o vento sem sucesso. Publicou o romance O Senhor Embaixador sobre sua experiência no exterior,  Além disso recebeu o prêmio Jabuti pela autobiografia O Escritor diante do espelho.

Em Incidente em Antares traçou um apanhado da História do Brasil desde os primeiros tempos e investiu no fantástico com uma rebelião de cadáveres durante uma greve de coveiros na fictícia cidade de Antares 

Em 1973 publica o primeiro volume de Solo de Clarineta sua segunda e ampliada biografia. Em 28 de novembro de 1975 morre vítima de infarto. \No ano seguinte foi publicado o segundo volume de O solo de Clarineta.



PRINCIPAIS OBRAS:

O TEMPO E O VENTO


INCIDENTE EM ANTARES


CAMINHOS CRIZADOS

UM LUGAR AO SOL


terça-feira, 6 de julho de 2021

MARTHA MEDEIROS

 Nascida em Porto Alegre em 20 de agosto de 1961, Martha Medeiros é uma escritora e cronista gaúcha que alcançou reconhecimento nacional com os livros Divã, Doidas e Santas que já ultrapassaram i milhão de cópias vendidas.

Filha de José Bernardo Barreto de Medeiros e Isabel Mattos de Medeiros, estudou em um dos mais tradicionais coléos de Porto Alegre, o Nossa Senhora do Bom Conselho, no bairro  Moinhos de Vento.

Sua formação como leitora começou ainda criança, através dos livros que possuía em casa e a música popular brasileira que seus pais ouviam. Formou-se em Comunicação Social em 1982 na Pontifícia Universidade Católica. do Rio Grande do Sul ( PUCRS) em Porto Alegre. Trabalhou durante 14 anos como redatora publicitária nos último anos conciliando com a escrita de poesia.

Em 1982 a Editora Brasiliense lançou a Cantatas Literárias, que lançou Ana Cristina César, Caio Fernando Abreu  e Ana Cristina  César. A essa altura Martha já escrevia poesias como passa tempo, e só apenas quando passou a acompanhar a coleção que ela sentiu que o que escrevia podia ter algum valor literário. Martha datilografou alguns de seus poemas e enviou a Caio Graco Prado, que então era diretor e dono da editora. Ele respondeu em  carta manuscrita elogiando os poemas e prometendo que se comunicaria em breve.

Alguns meses depois Martha enviou mais poemas ao editor que dessa vez publicou em livro.  Seu primeiro título publicado foi Strip-Tease que saiu na Coleção Cantadas Literárias que ela lera alguns anos antes.

Em seguida ela enviou seus poemas para a editora L&PM que  inicialmente recusou. Com o lançamento de Strip-Tease eles voltaram atrás e contrataram Martha para lançar seu livro seguinte, Meia - Noite e um Quarto, que estreou em 1987 com apresentação de Caio Fernando Abreu. Esse lançamento deu início à uma longa parceria entre Martha Medeiros e a L& PM que seria a responsável pelo lançamento da maioria dos  seus livros.

Com o sucesso Martha  decidiu ser mais ousada e enviou poemas para que Millor Fernandes fizesse uma primeira leitura e ele não só gostou como ilustrou um deles em sua coluna no Jornal do Brasil. Isso beneficiou Martha que teve lançado seu terceiro livro de poesias Persona nos Grata.

Quando o marido recebeu proposta de trabalhar no Chile ela achou que seria uma ótima oportunidade de  dar um tempo na carreira . Ela aproveitou esse tempo para  escrever poesias e textos para si mesma. Ao receber a visita do amigo e jornalista Fernando Elchenberg, Martha mostrou para ele o que vinha escrevendo.

Ele a convenceu de que eram crônicas e que ele poderia publicá-las no jornal onde ele trabalhava o Zero Hora. Com isso a carreira de Martha deslanchou no Rio Grande do Sul. 

Sua virada na carreira aconteceu em 1997 quando lançou pela L&PM a coletânea de crônicas Topless que recebeu o prêmio açoriano na  categoria crônicas.

Em 2002 é lançado o romance responsável por sua projeção nacional Divã. Narra a história de Mercedes uma mulher de meia-idade casada com dois filhos que resolve fazer terapia. O livro que foi lançado pela editora Objetiva foi um grande sucesso de venda e crítica.

No ano seguinte com um público maior lança  Montanha Russa uma nova compilação de crônicas, que também recebe o Prêmio Açoriano de Literatura na categoria crônicas e fica em segundo lugar no Prêmio Jabuti na categoria Crônicas.

Em 2004 lança seu primeiro e até agora único livro infantil Esquisita como eu. Nesse ano também começa sua coluna semanal na Revista O Globo que publica até os dias de hoje. Em 2005 faz dois lançamentos Coisas da Vida de crônicas e o romance Selma e Sinatra.




terça-feira, 29 de junho de 2021

HAROLD ROBBINS

 Considerado um dos maiores escritores de best-sellers norte-americanos, Harold Robbins nasceu em Nova York em 21 de maio de 1916. Registrado com o nome de Harold Rubin, Robbins passou a infância em um orfanato, frequentou a escola secundária George Washington e depois de se formar trabalhou em vários empregos.

Começou aos 20 anos vendendo açúcar para o comércio atacadista, trabalhou  nos estúdios da Universal tendo começado como balconista e chegando a se tornar um executivo do estúdio. Seu primeiro livro editado no Brasil foi O Indomável, onde utilizou a sua própria história de órfão nas ruas de Nova York.

O livro causou polêmica devido ás  cenas tórridas de sexo, o que viria a ser uma marca do estilo literário de Harold Robbins. De forma crua, direta e recheada de adjetivos picantes o escritor descreve o sexo com detalhes.

Um dos aspectos mais interessantes da obra de Harold Robbins é a inclusão de vários momentos históricos dos Estados Unidos na trama dos livros dele. Através da vida dos personagens do escritor , o leitor fica sabendo das circunstâncias históricas do período onde se passa o romance.

Com uma obra interessante, personagens fortes, histórias envolventes e uma narrativa ágil, intensa, emocionante, Harold Robbins se consagrou como um dos maiores escritores de sua época.


PRINCIPAIS OBRAS:


O INDOMÁVEL


OS IMPLACÁVEIS


OS ESTUPRADORES


O GARANHÃO


A MULHER SÓ

terça-feira, 22 de junho de 2021

TESS GERRITSEN


 Nascida em San Diego Califórnia em 12 de junho de 1953, Tess Gerritsen é uma escritora de romances policiais e ex-médica formada em antropologia na Universidade de  Stanford e depois medicina na Universidade da Califórnia.

 Seu primeiro thriller médico é Harvest, mas a sua consagração como escritora policial aconteceu quando ela escreveu O Cirurgião, seu primeiro livro protagonizado pela detetive Jane Rizzoli. A partir do sucesso desse romance Tess criou vários outros na mesma linha que também obtiveram êxito.

Em seus romances a escritora constrói tramas com suspense, uma narrativa envolvente e cheia de reviravoltas além de, principalmente, duas protagonistas extremamente carismáticas: Jane Rizzoli, uma detetive policial de descendência italiana que investiga os mais arrepiantes casos de assassinato junto com seu marido Gabriel Dean detetive dr polícia,  e a médica- legista Maura Isle, que na autópsia descobre pistas que levam à elucidação dos crimes.

Uma das principais características do estilo de Tess Gerritsen é a utilização de sua formação médica na construção das histórias, já que Maura Isle descobre muitas pistas dos crimes que ajudam Jane Rizzoli a desvendar os mistérios que investiga.

Com base em muitas descobertas que são feitas na autópsia Jane Rizzoli e Maura Isle reúnem muitas evidências que contribuem para a descoberta da verdade sobre os crimes. Essa parceria entre as protagonistas que leva ao desfecho dos mistérios da narrativa.

Com um estilo que prende a atenção do leitor pela maneira criativa e instigante como os segredos vão se revelando, Tess Gerritsen é uma das mais consagradas autoras do gênero policial contemporâneo e possui um estilo envolvente e empolgante.


PRINCIPAIS OBRAS


O CIRURGIÃO

O DOMINADOR


O PECADOR


DUBLÊ DE CORPO

RELÍQUIAS

SUPOSTAMENTE CULPADA

GÉLIDO

terça-feira, 15 de junho de 2021

ALFRED HITCHCOCK

 Nascido em Londres em 13 de agosto de 1899, Alfred Hitchcock é considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos tendo sido apelidado de  Mestre do Suspense pela imprensa.  Dirigiu 53 longa-metragens ao longo de seis décadas.

A figura do pai esteve sempre presente, como , por exemplo, quando ele tinha quatro ou cinco anos o pai o enviou à polícia com uma carta que o policial ao ler o prendeu em uma cela por quatro ou cinco minutos dizendo " Isso é o que se faz com crianças más." Sua infância foi disciplinada mas excêntrica. 

O impacto do catolicismo em sua vida ocorre durante os anos na escola no Convento Howrah, além de ter estudado no St Ignacius College fundado por padres jesuítas e conhecido pelo seu rigor.

Além disso tornou-se famoso por apresentar um programa de televisão com episódios contando histórias de crimes.  

Hitchock ingressou no cinema como designe de intertítulos, tendo realizado seu primeiro filme The Lodge- a Story of the London Fog em 1927, o que ajudou a conceber o gênero que o consagraria: o suspense.

O estilo hitchcockniano inclui o uso do movimento de câmera  para emular o olhar de uma pessoa tornando o espectador  um  voyeur e concebendo planos para maximizar a ansiedade e o medo. Outra característica da obra do cineasta é a progressão do suspense plano a plano de modo a gerar ansiedade e medo na plateia. 

Seu primeiro emprego foi no escritório do Telegrahy Henley, empresa de cabos elétricos, onde começou calculando o tamanho dos cabos e depois passou a trabalhar  no departamento de publicidade.

Aos 21 anos leu numa revista que a Famous Players Lasky Company iria criar um estúdio em Londres e apresentou-se no escritório da empresa levando os letreiros que fazia para filmes  mudos. A empresa logo o contratou como desenhista de letreiros e em um ano já trabalhava no diálogo dos filmes.

Em 1923 teve sua primeira oportunidade quando um diretor de filme ficou doente e ele dirigiu Allways tell your life.

No estúdio conheceu Alma Reville com quem se  casou e que colaboraria com ele em vários filmes a partir de então. Ele obteve seu primeiro sucesso em Blackmail seguido  de Os 39 degraus, A Dama Oculta.

Em 1940 mudou-se para os Estados Unidos onde dirigiu vários sucessos como A Sombra de uma Dúvida, Rebecca - a mulher inesquecível, Quando fala o coração, que foi indicado ao Oscar de melhor filme.

Sempre com um estilo de suspense que cria uma sensação de terror no espectador, Alfred Hirtchcock se consagrou como um dos maiores  diretores de cinema de todos os tempos com posições de câmeras inovadoras e surpreendentes que davam a sensação de que só o espectador via determinada ação do personagem, a revelação de quem é o vilão do filme no decorrer da história, e um detalhe que virou sua marca registrada que foi a aparição dele nas cenas iniciais de todos os seus filmes.

Ele também criou um termo que designasse a intriga que dava início às suas histórias que foi MacGuffin que dava nome a um objeto que era inserido na ação dramática para fazer com que a história avançasse.

Seus temas recorrentes eram o crime perfeito e o homem errado, onde um cidadão inocente é responsabilizado por algum  crime que não cometeu e perseguido injustamente. Já o crime perfeito é a história de alguém que comete um delito que não traz o resultado esperado com trágicas consequências.

Ao longo da carreira Alfred Hitchcock recebeu o Prêmio Irving Thalberg da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood pelo conjunto de sua obra.

Alfred Hitchcock morreu de insuficiência renal em sua casa em Los Angeles  em 29 de abril de 1980 e foi cremado.


PRINCIPAIS OBRAS:

JANELA INDISCRETA

DISQUE M PARA MATAR

CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO

PSICOSE

quinta-feira, 10 de junho de 2021

PAUL AUSTER

 Nascido em Newark, Nova Jérsei o escritor norte-americano Paul Auster é um dos mais importantes  nomes da literatura norte-americana contemporânea. Licenciou-se na Universidade de Colúmbia e viveu quatro anos na França. Sua proximidade com a literatura francesa irá marcá-lo para sempre.

Ele é fã confesso de diversos escritores franceses célebres como André Breton, Paul Élouard, Stephane Mallarmé, Sartre e Blachot, cujas obras traduziu para o inglês. O seu gosto por tradução é referido pelo próprio Paul Auster que aconselha jovens iniciantes a traduzir poemas para entender o significado intrínseco das palavras.

Além desse escritores Paul Auster se diz influenciado por Dostoiévski, Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, Faulkner, Kafka,dentre outros.

Seu estilo literário possui influência cinematográfica e  suas histórias são construídas como um thriller usando o método da " caixa chinesa" e se desenvolvendo  com várias tramas acontecendo dentro da outra.

Seus livros são narrados como se fossem uma autobiografia mas utilizando o formato de romance para narrar momentos históricos dos Estados Unidos na sua literatura. Através de seus enredos Paul Auster retrata a trajetória do seu país através da vida de seus personagens.

Com um estilo envolvente que utiliza termos coloquiais na construção do texto e no andamento da ação dramática, o autor leva o leitor a se interessar pelos conflitos narrados pelos personagens  que ele cria e ate a torcer por eles.

Um dos autores mais importantes da literatura norte-americana contemporânea e um dos que melhor traduzem a sociedade  , os hábitos e costumes típicos dos seus compatriotas. 


PRINCIPAIS OBRAS

A TRILOGIA DE NOVA YORK


NO PAÍS DAS ÚLTIMAS COISAS

PALÁCIO DA LUA

LEVIATÃ


 


terça-feira, 1 de junho de 2021

YUVAL NOAH ARARI

 Nascido em Israel em 24 de fevereiro de 1976, o escritor Yuval Harari especializou-se em História militar e História Medieval antes de completar o seu doutorado em Oxford .

Ele faz pesquisas sobre a relação entre História e  Biologia  visando compreender a ligação entre o Ser Humano e os outros animais. Ele também se interessa pela dúvida se existe justiça na História, além de outros temas  como  se as pessoas se tornaram mais felizes com o passar  do tempo.

Sua obra mais famosa, Sapiens: uma breve História da Humanidade de 2011, aborda a História  Humana desde a evolução do Homo Sapiens da Idade da Pedra até a revolução política e ideológica do século 21. Se tornou um best seller em Israel e gerou muito interesse do público acadêmico e da comunidade em geral, o que transformou Yuval em uma celebridade literária no mundo inteiro. Esta obra foi traduzida para 30 idiomas.

 Em 2016, escreveu outra obra de sucesso, Homo Deus: uma breve História do Amanhã, para entender quem somos e descobrir para descobrir para onde vamos. Investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? Ele incorpora pesquisas de ponta e e os mais recentes avanços científicos, a sua capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova.

Em 2018, escreveu 21 Lições para o Século 21, explora as grandes questões do presente e o que fazer para melhorá-lo. Trata do desafio de manter o foco coletivo e individual em face às mudanças frequentes e desconcertantes. do mundo. A pergunta que ele faz é: seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?

O autor foi premiado duas vezes o Polonsky Prize for Creative and Originally em 2009 e 2012da Universidade de Jerusalém, além de ganhar vários outros prêmios  literários importantes em diversos países.

OBRAS:

UMA BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE SAPIENS 

21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21

HOMO DEUS

NOTAS SOBRE A PANDEMIA

 


quinta-feira, 27 de maio de 2021

MICHAEL CONNELLY

Nascido na Filadélfia em 21 de julho de 1956, o escritor norte-americano Michael Connelly é um dos mais bem-sucedidos escritores policiais dos últimos anos.  Com muitas séries com protagonistas distintos, o escritor se consagrou pela narrativa empolgante, estilo envolvente, tramas muito bem construídas com crimes misteriosos, corrupção política e policial, segredos e reviravoltas inesperadas, Connelly criou diversas séries de thrillers policiais com ambientação no meio jurídico que narram casos misteriosos que são investigados por seus vários protagonistas como Terry McCaleb ex-agente do FBI aposentado que recebeu um transplante de coração e que em um dos romances mais interessantes do autor investiga o assassinato de sua doadora a pedido da irmã dela., Harry Bosch, detetive ´policial aposentado  cujo nome é uma homenagem a um famoso pintor holandês do século XV que, dentre os vários protagonistas criado pelo autor é o mais recorrente, Ele é um veterano do Vietnã que nasceu em Loas Angeles e é apaixonado por música. É descrito como um homem alto, magro, cabelos castanhos hoje grisalhos, usa bigode de possui olhos castanhos quase pretos.

Um caso interessante é que  Michael Connelly em alguns livros apresenta os dois detetives investigando o mesmo caso fazendo uma parceria entre seus personagens. Mas a criatividade de Connelly ainda apresenta mais um protagonista recorrente Mickey Halley um advogado de porta de cadeia que defende criminosos, é irmão de Harry Bosch e em alguns casos divide o protagonismo com o irmão em alguns títulos. Mickey Halley chegou aos cinemas no filme O Poder e a Lei protagonizado por Mathew McConaughey.

O estilo desse escritor versátil e talentoso e suas histórias cheias de ação, tensão, reviravoltas, crimes terríveis é extremamente bem-sucedido e prende a atenção do leitor do início ao fim de seus ótimos thrillers.


PRINCIPAIS OBRAS:


ADVOGADO DE PORTA DE CADEIA


O POETA


A QUINTA TESTEMUNHA


REVIRAVOLTA

 

 

terça-feira, 18 de maio de 2021

KARIN SLAUGHTER

 Considerada uma das principais escritoras americanas do gênero policial da atualidade, Karin Slaughter é natural de uma pequena cidade no Sul da Geórgia e desde a infância se dedica a escrever contos e romances.  Seus romances policiais têm tramas extremamente bem construídas.

Publicada em 120 países, tem mais de 35 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo e, entre seus vinte livros estão as séries Grant Country e Will Trent.

 Seus livros mais famosos são os da série protagonizada pelo detetive Will Trent, disléxico, órfão, que carrega vários traumas pela infância em lares adotivos onde ele sofreu abusos, Sara Linton, sua mulher a legista da cidade com quem ele tem um relacionamento  atribulado devido ao passado sofrido de ambos, Amanda, chefe de Will que atua como sua mãe substituta, Faith Michaels, sua parceira.

Na série eles formam uma equipe que investiga os mais variados crimes que ocorrem no condado em que moram. Karin Slaughter tem um estilo ágil, com muitas mortes, segredos que vão sendo revelados aos poucos.

Seus assassinos têm sempre um passado trágico que justifica o seu comportamento doentio. Os personagens centrais têm marcas que carregam pela vida e interferem na maneira como eles conduzem a investigação.

Autora que não poupa o leitor de detalhes sangrentos nas mortes que conduzem a história, Karin Slaughter tem o talento de  prender a atenção do leitor justamente pela maneira como desenvolve a trama dos romances.

Uma autora instigante, extremamente criativa, com domínio total do gênero policial e que traz sempre tramas envolventes , eletrizantes e empolgantes.

 

 

PRINCIPAIS OBRAS:

CEGA

A BOA FILHA


TRÍPTICO

FISSURA


 

 

 

terça-feira, 11 de maio de 2021

JO NESBO

 Nascido em Oslo em 29 de março de 1960,  Jo Nesbo é considerado um dos mais importantes romancistas policiais da  Noruega. Com um currículo eclético, já trabalhou como jornalista e corretor de ações, além de ter estudado economia e análise financeira.

Apesar de ter nascido em Oslo ele cresceu em outra cidade, Molde. Tendo um fraco desempenho escolar, ele decidiu se tornar jogador de futebol pelo time Tottenham Hotspur FC. Aos 17 anos ele largou a escola para seguir esse caminho, mas logo abandonou a carreira devido a problemas de joelho. Sua biografia eclética segue, ele retomando os estudos depois da interrupção além de formar uma banda chamada I De Tusen Hjem. 

 Uma viagem  à Austrália o inspirou a escrever seu primeiro livro  O Morcego, que enviou para uma editora que aceitou publicar. O livro foi um sucesso tendo ganhado vários prêmios. 

Seus romances seguintes também obtiveram muito sucesso pois o detetive Harry Hole, o protagonista de mais de sete de livros da obra de Jo Nesbo , é um homem inteligente, perspicaz, esperto , sempre astuto e que investiga os mais variados crimes. 

Um dos melhores de suas obras é Boneco de Neve que virou filme de sucesso estrelado por Michael Fassbender, como o detetive Hole.

. Um dos melhores autores policiais contemporâneos, com um personagem forte, interessante e tramas eletrizantes dica obrigatória para quem gostam de thrillers.


ROMANCES;

O MORCEGO

BARATAS

A CASA DA DOR

GARGANTA VERMELHA 

BONECO DE NEVE

quinta-feira, 6 de maio de 2021

RUTH RENDELL

 Uma  das herdeiras de Agatha Christie , a escritora britânica Ruth Rendell é uma das mais famosas autoras de romances policiais de sua época.

Educada no Condado de Essex ela era filha de professores e deu início à sua carreira no jornalismo como repórter e subeditora. Casada com Don Rendell sempre escreveu romances inicialmente nas horas vagas, tendo tentado vários gêneros até se fixar em romance policial.

Seu protagonista é inspetor Wexford que junto com Karen Maylahead investiga os mais diferentes crimes e utiliza métodos psicológicos para desvendar os crimes. Sempre partindo de um crime misterioso, a autora constrói tramas de suspense com pistas falsas, segredos, viradas.  Com uma prosa refinada, rica em vieses ela escrevia romances envolventes utilizando a psicologia para determinar a personalidade dos personagens. 

Conseguindo envolver o leitor nos mistérios que cria, Ruth Rendell leva o leitor para um mundo de segredos e assassinatos terríveis. Outro charme dela é o próprio protagonista o inspetor Werxford e sua relação com as filhas Sheila e Silvia, a vida privada dele e a influência na investigação.Legítima criadora de tramas e personagens empolgantes, Ruth Rendell  é uma leitura eletrizante e imperdível


PRINCIPAIS  OBRAS


CARNE TRÊMULA


HERANÇA DE SANGUE


SIMISOLA


A ESTÁTUA DE PEDRA

terça-feira, 27 de abril de 2021

NORA ROBERTS

 Considerada uma das melhores escritoras de best-sellers da atualidade, Nora Roberts tem uma das mais brilhantes carreiras dentre os escritores norte-americanos.

Nascida em 10 de outubro de 1950 em Silver Springs Maryland, é a única filha e a mais jovem de cinco irmãos. Ela possui ascendência irlandesa. Criada em uma família de leitores ávidos, ela sempre esteve em contato com a literatura considerando-a muito importante. Já na infância Nora já criava histórias na cabeça dela. Frequentou a escola católica onde aprendeu a ter disciplina de ela é uma das mais bem-sucedidas no gênero best seller, pois seus livros alcançam enorme sucesso. Foi a primeira mulher a figurar no Romance Writers of America Hall of Fame. Um exemplo do seu sucesso é a informação em 2011 de Nora Roberts ter ficado 176 semanas na posição número um do New York Times.

Seus romances possuem os ingredientes típicos de best- sellers americanos com suspense, romance, intrigas, mistério e assassinatos. Sempre protagonizados por personagens femininos os livros da autora contam histórias de dor, superação, sofrimento. 

A narrativa ágil, empolgante, envolvente prende a atenção do leitor por todo o tempo já que desde o início a cena de abertura já apresenta acontecimentos que serão importantes para a conclusão da história. Outra  característica dela são os personagens femininos complexos e cheios de traumas e conflitos.com

Na obra de Nora Roberts, especialmente na série de suspenses futuristas chamada Série Mortal, o passado dos protagonistas tem influência na história que está sendo contada. Além disso a maneira como a autora constrói seus livros é ágil, repleta de ação, situações dramáticas, crimes, segredos e reviravoltas que surpreendem o leitor o tempo todo.

Na série Mortal com suspense futurístico ela criou uma galeria de personagens maravilhosos como a tenente Eve Dallas uma mulher com um passado misterioso, uma inteligência privilegiada, sempre solucionando crimes intrigantes sempre contando com a ajuda de sua eterna auxiliar Delia Peabody,e do seu marido, um irlandês que era um verdadeiro "hacker" para descobrir informações  sobre os suspeitos dos crimes. 

Essa série é uma das mais interessantes da obra de Nora Roberts dessa  versátil escritora  que  escreve sobre os mais variados  temas que vão do policial ao romântico. todos igualmente excelentes. Vale a pena conferir!

 

SUGESTÕES;

SÉRIE MORTAL

A TESTEMUNHA

 

O COLECIONADOR

A VILA

SÉRIE CALHOUN

terça-feira, 20 de abril de 2021

REX STOUT

Considerado um dos melhores romancistas policiais, Rex Stout   nascido em Nobiville  em Indiana USA, em 1 de dezembro de 1886  numa família de quakers. Seus pais John Wallace Stout e Luceta Elizabeth Todhunter que tiveram nove filhos e depois se mudaram para  Nova York. Encorajado pelo pai já era alfabetizado aos 4 anos quando leu a Bíblia inteira duas vezes. Aos 13 anos foi o campeão do concurso estadual de soletrar. Ele ficou famoso por ter criado o detetive Nero Wolfe que era um investigador com características peculiares como não sair de casa para investigar s casos que lhe cabiam, ser apaixonado por orquídeas e ter um detetive -assistente Archie Goodwin, que era quem investigava para ele.

Archie também exercia a função de narrador nos romances. Era, um auxiliar  esperto que fazia a investigação nas ruas tendo Nero Wolfe como seu mentor em cada  passo a ser dado. Essa dinâmica entre os dois é uma das características mais interessantes da série protagonizada por eles. Adotando um estilo de ação diferente da maioria dos autores, Rex Stout faz da parceria entre Nero e Archie um sucesso investigativo.

Outra característica fundamental do protagonista é ser um colecionador de orquídeas apaixonado, que têm um orquidário em casa e dedica parte do dia à elas.  Esse detalhe é curioso pois Nero Wolfe só começa a trabalhar depois de dedicar um tempo à esse hobby.

As tramas investigadas pela dupla são geralmente assassinatos, adultérios, golpes os quais alguém contrata-os para solucionar. A narrativa de Rex Stout é ágil, envolvente, empolgante, cheia de reviravoltas, muito bem construída e prende a atenção do leitor durante todo o livro. Archie é sempre quem narra a história, sendo o personagem que conduz o leitor na solução do mistério. 

O sucesso de Nero Wolfe chegou ao cinema nos a nos 30 a 80 e à televisão onde ele foi representado em uma série de 14 episódios  nos anos 80. Além disso em 2001 outra série sobre o personagem foi premiada tendo Maury Chaykin como Nero Wolfe e Timonty Hutton como Archie Goodwing. 

Outro fato interessante é que existe uma associação de fãs dos romances e personagens de Rex Stout que se encontra anualmente, incluindo discussões bimestrais sobre os romances e personagens do autor, além de um congresso e banquete anual em Nova York e  a publicação de uma revista semestral Gazette.


ALGUMAS OBRAS DE REX STOUT


SERPENTE

AS ARANHAS DOURADAS

 

A CAIXA VERMELHA

 

O SONO DA  MORTE

 

O CULPADO SE APRESENTE




terça-feira, 13 de abril de 2021

FRIEDRICH NIETZCHE

 Friedrich Wilhelm Nietzche é considerado um dos maiores filósofos da História da Humanidade.   Nasceu na cidade de Rocken no Reino da Prússia em 15 de outubro de 1844. Em seus textos  filosóficos ele  criticava a moral, a religião, a cultura contemporânea, filosofia e ciência. Tinha predileção por metáforas, ironia e aforismo.

Dentre suas principais ideias estão: o perspectivismo, a vontade de poder, a morte de Deus, o Super-Homem e o eterno retorno.  Sua ideia central é a afirmação da vida com o questionamento de qualquer proposta que drene uma expansão de energia

Ele nasceu em uma família luterana, mas ao entrar em contato com a filosofia rejeitou a religião. Estudou na Universidade de Leipzig onde estudou Schopenhauer, e por ter sido um aluno brilhante foi nomeado professor de filologia aos 24 anos.

Estudioso dos gregos clássicos aprendeu no contato com a obra deles uma série de conceitos que serviram de base para a formulação de sua obra. Foi médico voluntário na Guerra franco -prussiana, na qual ficou chocado com a violência e o sofrimento que presenciou.

Mesmo com o agravamento de seu estado de saúde escreveu livros clássicos como Assim falou Zaratustra, Com problemas de saúde , como sífilis, teve possivelmente transtorno bipolar , o que explicaria  suas depressões. Com crises de loucura foi internado  por sua mãe e irmã. Vítima de colapso mental morreu em 25 de agosto 1900 em Weimar Império Alemão. 

Seus temas principais foram a crítica ás religiões, o niilismo, o  ceticismo diante da vida, a morte de Deus, a falta de regras morais regulando a sociedade. Um dos filósofos mais importantes da História.


OBRAS PRINCIPAIS:


ASSIM FALOU ZARATRUSTRA


HUMANO DAMASIADO HUMANO



A GAIA CIÊNCIA


O ANTICTISTO- PRAGA CONTRA O CRISTIANISMO


ECCHE HOMO COMO A GENTE SE TORNA O QUE A GENTE É

terça-feira, 6 de abril de 2021

JANE AUSTEN

 Nascida em Stevenson Inglaterra no dia 16 de dezembro de 1775, Jane Austen foi uma escritora inglesa que se tornou famosa pela ironia com que descreveu a sociedade inglesa de sua época em seus romances. 

Jane Austen sempre foi uma leitora voraz desde criança, já que em sua casa havia uma ampla biblioteca  com os mais variados livros que ela lia constantemente. Alguns de seus livros preferidos eram obras de Fielding e Richardson.

Começou a escrever para o divertimento da família, mas depois criou obras mais elaboradas como Emma, Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito. Seus personagens como Lord Darcy, Emma e Elizabeth, heroína de Orgulho e Preconceito, se tornaram populares na literatura inglesa. Com situações de fácil identificação pelo leitor seus romances tocam as emoções das pessoas de modo a serem cultuados por elas. 


Autora de vários romances, ela apresentou ao longo de sua obra um retrato da vida nas classes mais altas ao criar personagens que discutiam a importância do casamento, a luta pela emancipação feminina, o papel da mulher na sociedade inglesa do século 18. Uma das principais qualidades da autora é mostrar o personagem feminino como condutor da ação dramática. A autora sabia construir figuras femininas que conquistavam os leitores devido às questões tão próprias às mulheres de sua época. 

Os personagens da autora têm uma característica de sempre se posicionar diante da obrigação do dote, do casamento, além de lutarem por uma independência financeira , o que era uma ousadia na época. O uso da ironia para retratar os costumes, o forte protagonismo feminino, a criação de personagens marcantes tornaram a obra da autora imortal e ela seguiu encantando diversos leitores ao longo do tempo. O legado da autora sempre será reverenciado e seu êxito permanece mesmo depois de tanto tempo.



PRINCIPAIS OBRAS;



EMMA


RAZÃO E SENSIBILIDADE


ORGULHO E PRECONCEITO

terça-feira, 30 de março de 2021

KEN FOLLET

 Nascido em Cardiff no País de Gales em 1949 Ken Follet é um dos mais importantes escritores ingleses da atualidade. Especialista em thrillers e romances históricos, ele já vendeu mais de 100  milhões de cópias de seus trabalhos.

Ele é formado em filosofia pela University College de Londres tendo começado sua carreira como jornalista primeiro no South Wales Echo e, depois, no Evening Standard em Londres. Começou escrevendo contos no fim de semana e encorajado por amigos passou a escrever romances.  Com a excelente recepção seguiu carreira literária.

 Seu primeiro best-seller foi O Buraco na Agulha vencedor do prêmio Edgar Award. Se seguiram vários sucessos como O Triângulo, A Chave de Rebeca, até seu maior sucesso Os Pilares da Terra, que foge à regra de seus livros habituais por ser na Idade Média.

Outra obra importante dele é a " trilogia" O Século, uma das obras mais importantes do autor que faz um retrato do século 20 através dos tempos. Começando na 1a Guerra  Mundial e narra a saga de cinco famílias sendo uma alemã, uma russa, duas inglesa uma aristocrata e uma pobre, uma americana, tendo como pano de fundo o momento histórico que vai desde a 1a Guerra Mundial até a Guerra Fria. Nessa obra , o autor constrói uma narrativa envolvendo a ficção e a História de modo a entrelaçar os personagens com os acontecimentos históricos, que é a marca da sua narrativa.



PRINCIPAIS OBRAS:

O VOO DA VESPA

QUEDA DE GIGANTES

OS PILARES DA TERRA

O INVERNO DO  MUNDO

A ETERNIDADE E UM DIA

terça-feira, 23 de março de 2021

P.D.James

 Considerada uma das maiores escritoras britânicas do gênero policial P.D. James nasceu em 3 de agosto de 1920 em Oxford, Inglaterra. Casou-se com Ernest Connor Bantry White com quem teve duas filhas. Deu à segunda o nome de Jane em homenagem à sua escritora preferida Jane Austen.

Trabalhou no  North West Hospital de 12949 a 1968 e no Ministério do Interior no departamento de Polícia Criminal. Com uma longa obra na literatura policial, James tem dois detetives principais Adam Dalgliesh e  Cordelia Gray.  Dalglish surgiu pela primeira vez em O Enigma de Sally e se tornou o principal protagonista da obra da autora. Sempre acompanhado pela inspetora Kate Minskey e o sargento Francis Benton Smith, ele investiga os mais complexos mistérios. Valendo-se de sua capacidade dedutiva, seu detalhamento na investigação dos crimes e o conhecimento da natureza humana Dalgliesh é um dos mais importantes detetives da literatura policial inglesa. Sempre procurando detalhes específicos que possam ajudá-lo a solucionar os crimes, ele investiga a vida das vítimas, procura por suspeitos, pesquisa o passado de todos os envolvidos e possíveis suspeitos nos casos que lhe são confiados. Famosa por ter um estilo extremamente detalhista P.D. James leva o autor a se inserir nos cenários de suas obras de maneira profunda. 

Um aspecto recorrente na obra da autora é escolher um cenário onde ocorra toda  a ação e fazer com que a investigação se dê lá. Geralmente é um mosteiro como em Torre Negra, museu em Sala dos Homicídios e nesse cenário se desenrola o mistério que tem que ser desvendado. Apoiando-se nos poderes de dedução de Dalgliesh a autora leva o leitor a seguir a narrativa de maneira envolvente e empolgante .  Contando com um estilo eletrizante e cheio de surpresas e reviravoltas a cada capítulo, P.D. James é uma das melhores autoras do gênero policial e deve ser ,lida sempre.


OBRAS PRINCIPAIS:

O ENIGMA DE SALLY


MENTE ASASSINA

PECADO ORIGINAL

terça-feira, 16 de março de 2021

ERNEST HEMINGWAY

 Nascido em Oak Park, Ernest Hemingway foi um dos maiores escritores norte-americanos. De espírito aventureiro decidiu ir para a Europa durante a 1a Guerra Mundial ser correspondente de guerra. Logo após o segundo grau começou a trabalhar como jornalista no jornal The Kansas City Star. Além de ser correspondente, ele atuou como motorista de ambulância durante o conflito.

Viveu uma paixão com a enfermeira Agnes von Kurowskty ,que serviu de inspiração para a heroína de Adeus ás Armas. Viveu em Paris , onde conheceu de Gertrude Stein de quem foi amigo íntimo. Foi parte da "geração perdida" dos anos 20

Com uma intensa vida amorosa  Hemingway teve relações complicadas e intensas. Sempre alinhado com os acontecimentos históricos do seu tempo ele cobriu a Guerra Civil Espanhola que foi a inspiração de sua obra-prima: Por quem os sinos dobram? Considerado um marco na carreira do escritor, esse livro retrata esse acontecimento histórico com muita emoção. Retratando o conflito com realismo, grande força dramática, e criando personagens cativantes como Pilar o romance tem uma narrativa ágil, uma perfeita mistura de fatos históricos, ficção, dramas humanos que prendem o leitor o tempo todo. Com uma vida marcada por acontecimentos intensos e uma tumultuada vida amorosa, Ernest Hemingway também escreveu outra obra-prima O Velho e o Mar  a partir do período em que viveu em Cuba e conviveu com pescadores.

Apesar disso ele possuía uma personalidade intensa, depressiva, trágica, marcada pela relação difícil com  a  mãe e com tendências suicidas que terminaram por levá-lo à morte na manhã de 2 de julho de 1961 com um fuzil de caça que disparou em si mesmo. Na época o escritor estava com depressão, hipertensão e diabetes.

terça-feira, 9 de março de 2021

GABRIEL GARCIA MARQUEZ

Gabriel Garcia Marquez foi um jornalista, editor e ativista político que é considerado um dos melhores escritores latino-americanos, com mais de 40  milhões de livros vendidos ao redor do mundo e tendo recebido o prêmio Nobel de literatura.

Nasceu em 6 de março de 1927 em Aracataca Colômbia filho de Gabriel Elígio Garcia  e Luísa Santiago Marquez. Foi criado pelos avós maternos até os oito anos quando o avô morreu e voltou para a casa dos pais. Esse avô materno contava histórias da Guerra dos Cem Anos que encantaram o menino. Ouviu contos das Mil e uma noites que alimentaram sua imaginação. Além disso leu A Metamorfose de Franz Kafka que lhe abriu a cabeça para as diversas possibilidades que a literatura tinha a oferecer.

Trabalhou como jornalista para o jornal El Universal, onde conheceu um grupo de escritores para estimular a literatura. Além disso foi repórter e crítico.

Sua obra foi construída com temas recorrentes como a solidão, os rumos políticos e sociais da América Latina  Um dos criadores do realismo fantástico, Gabriel Garcia Marquez  conta em seus livros histórias onde acontecimentos fantásticos são inseridos na narrativa e isso leva o leitor a entrar em um mundo a parte.

Sua consagração definitiva veio em 1967 ao lançar o romance Cem Anos de Solidão, onde narra a fantástica saga da família Buendía o escritor alcançou o status de obra-prima.  O livro obteve sucesso internacional e ainda lhe trouxe o Prêmio Nobel de Literatura. Outro livro que teve um êxito enorme foi O Outono do Patriarca que relata a vida de um ditador latino-americano com tal fidelidade que Omar Trujillos que comandou o Panamá afirmou que os ditadores do continente são exatamente como o personagem de Garcia Marquez.

Seu último romance foi O amor nos tempos do cólera um sucesso ao narrar a história de amor entre Florentino Ariza e Fermina Díaz que  se passa ao longo de muitos anos.

Além da carreira em literatura Gabriel Garcia Marquez teve interesse em cinema tendo sido o fundador da Escola Internacional de Cinema  e Televisão de Cuba para apoiar jovens cineastas. Ele trabalhou no roteiro do filme A farsa da bela Palomera. Gabriel Garcia Márquez morreu em 17 de abril de 2014 na Cidade do México. Sua morte repercutiu mundialmente.


terça-feira, 2 de março de 2021

ISABEL ALLENDE

 Nascida em Lima no Peru, mas de nacionalidade chilena, a escritora Isabel Allende é uma das mais importantes romancistas da América Latina. Ela estudou jornalismo, escreveu também obras infantis e teatrais. No ano de 1962 casou-se com Miguel Frias e teve dois filhos Nicolá e Paula.  Com o golpe militar no Chile ,teve que mudar para a Venezuela, já que sua família foi deposta do poder e sofreu perseguições.

Seu primeiro romance foi A Casa dos Espíritos, onde narrava a história da família Trueba, e sofre as transformações da História do Chile ao longo do século 20. Um sucesso que deu início à uma carreira vitoriosa na literatura . Com o sucesso desse romance, ela escreveu uma dezena de obras literárias de grande sucesso.

Sempre utilizando o realismo mágico como elemento de seus romances, Isabel Allende construiu uma obra literária envolvente, com personagens marcantes, histórias folhetinescas, cheias de reviravoltas. Outra característica importante da obra dela é a utilização do realismo mágico como um dos principais recursos de sua obra. Esse elemento se tornou importantíssimo na obra da autora. Mesclando romances com livros de memória como Paula, que relata a morte da filha da autora e foi um enorme sucesso, Isabel Allende construiu uma obra literária  extremamente bem-sucedida e que encanta milhões de leitores ao redor do mundo. 

Uma das características da obra da autora é a construção de personagens femininas extremamente fortes e que vencem vários obstáculos para serem felizes. Em livros como A Filha da Fortuna e Retrato em Sépia, a escritora construiu mulheres que conduzem a história e enfrentam vários obstáculos para serem felizes.

Essas heroínas  com temperamento forte, que vivem aventuras com homens pelos quais elas se apaixonam são recorrentes na obra da autora. Outro aspecto interessante na obra dela é a narrativa histórica, onde a História se mistura na ficção. Com essa mescla, a autora traz  fatos históricos reais misturados na trajetória de seus personagens.    Utilizando elementos espíritas, ela insere elementos fantásticos na narrativa trazendo um caráter mágico para sua obra. Com uma carreira vitoriosa e com romances que narram histórias apaixonantes, Isabel Allende é uma das mais bem-sucedidas autoras latino-americanas com milhares de livros vendidos e leitores fiéis.



terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

SIDNEY SHELDON

 Nascido em 11 de fevereiro de 1917 na cidade de Illinois, Chicago Sidney Sheldon consagrou-se como um dos maiores autores dos chamados best sellers norte-americanos.  De origem humilde começou a vida como leitor de roteiros para estúdios de Hollywood. Com isso ele facilitava o trabalho dos diretores.  Junto com um amigo escreveu seu primeiro roteiro que foi comprado por um estúdio. Era o início de uma carreira que seria vitoriosa. Eles escreveram um roteiro que foi filmado e isso trouxe novas oportunidades de trabalho.

Depois foi trabalhar na Broadway, onde escreveu roteiros de musicais, sempre com sucesso. Com o surgimento da televisão um novo e lucrativo campo de trabalho se apresentou. Através de séries que se tornariam memoráveis como casal 20 e Jeannie é um gênio, ele alcançou enorme sucesso. Sua virada aconteceu quando escreveu A Outra face que se tornaria um dos principais best-sellers ao ser lançado.

Sua consagração definitiva como autor de livros foi O outro lado da meia-noite em 1974 que narra a história de Catherine Douglas e  Noelle Page, duas mulheres marcadas pelo amor ao mesmo homem. Com uma trama repletas de reviravoltas, o romance foi um grande sucesso. A partir daí, os livros de Sidney Sheldon  se tornaram grandes e aguardados sucessos.

O público adorava o estilo do autor marcado por heroínas de personalidade forte, sensualidade, suspense, reviravoltas inesperadas, contando com elementos como fama, fortuna, intrigas, desaparecimentos, assassinatos e terríveis vinganças prendiam a atenção do leitor até o final. Com êxito em todos os seus livros ele era frequentador habitual da lista de mais vendidos, sendo considerado até hoje um dos melhores autores mais bem-sucedidos de todos os tempos no gênero que o consagrou.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

NELSON RODRIGUES

 O pernambucano Nelson Rodrigues foi um jornalista, dramaturgo, contista, cronista esportivo e de costumes que revolucionou a dramaturgia e o jornalismo brasileiro e marcou época na História dessas duas áreas.

Nascido no Recife,  mas  criado no Rio de Janeiro trabalhou desde jovem  no jornal de sua família  cobrindo a página policial.  Esse  conhecimento  seria fundamental na sua  dramaturgia..

Seu estilo muito pessoal foi fruto de sua infância num subúrbio do Rio de Janeiro e das histórias e pessoas que conheceu ao longo de seu trabalho na redação do jornal de seu pai Mário Rodrigues. Este tinha uma linha editorial voltada para o sensacionalismo, a cobertura de crimes passionais, de adultérios que, mais tarde serviriam como matéria-prima de suas peças, crônicas, contos. Outra influência foram os folhetins que ele lia na infância e adolescência.   

Sua vida foi marcada por tragédias como o assassinato do irmão, doenças, a morte do pai após um escândalo causado por uma mulher que teve a vida arruinada pela linha editorial sensacionalista do jornal dos Rodrigues

Depois de anos marcados por dificuldades econômicas, Nelson foi trabalhar no jornal O Globo onde assinou colunas esportivas, escreveu crônicas, reportagens. Sua grande virada foi quando começou a escrever peças de teatro. A primeira foi A Mulher sem pecado, mas sua consagração foi a revolucionária Vestido de  Noiva que lhe trouxe prestígio e sucesso.

Nos anos 50 ele lançou a popular coluna "A vida como ela é",  uma série de crônicas que retratavam o comportamento humano, as relações amorosas, sexuais, conjugais, o adultério, sempre de maneira folhetinesca e sensacionalista. Essa série deu a Nelson muito prestígio e fama e marcou sua carreira. Que virou uma série de sucesso na televisão  na década de noventa.

Além desse talento dramatúrgico, ele também tem uma importante contribuição na cronica esportiva, pois sempre foi torcedor fanático do Fluminense. Com seu estilo passional, seus adjetivos que aumentavam a emoção de se acompanhar as partidas de futebol, o dramaturgo conquistou uma legião de leitores que se identificavam com a maneira como ele abordava os assuntos. 

 No teatro sua obra teatral foi marcada pelo realismo e recheada de críticas às instituições mais sagradas como o casamento, a família, o adultério, incestos, taras que eram temas que a sociedade de sua época  não  discutia devido ao forte moralismo e conservadorismo presentes na sociedade dos anos 40 a 60. Por possuírem essa característica,  sua obra foi duramente censurada na época o que fez com que ele fosse denominado pela imprensa de "Anjo Pornográfico".

Sua principal contribuição ao teatro brasileiro foi Vestido de Noiva, uma peça revolucionária que abordava três planos de ação. Ao narrar a história de Alaíde, uma moça da alta sociedade que é atropelada e entra em coma, o autor trouxe um estilo totalmente inédito ao teatro brasileiro. Essa obra marcou uma mudança na dramaturgia brasileira.

Considerado o maior dramaturgo da História do teatro brasileiro teve em Sábato Magaldi, crítico de teatro,  o principal estudioso, organizador e divulgador de sua obra.



 



terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

AGATHA CHRISTIE

  A britânica Agatha Mary Clarissa Christie nasceu na cidade de Torquay na costa de Devon e seus livros venderam 4 bilhões de exemplares em todo o mundo Com um sucesso notável, sua obra alcançou tamanha popularidade que só é superada por Willian Shakeaspere e a Bíblia. De origem aristocrática ela recebeu sua educação em casa, indo morar um internato na França depois da  morte do pai. Seu amplo conhecimento da ação de venenos e doses fatais de remédios, recurso amplamente utilizados nos enredos de seus romances, veio da experiência como enfermeira durante a 1a Guerra Mundial. Depois de um primeiro casamento conturbado e de um misterioso desaparecimento ela se casou com um arqueólogo e lançou suas primeiras obras na literatura policial.

Tendo criado alguns dos mais memoráveis detetives da História da literatura policial como Hercule Poirot, um detetive belga que deduz os mais complexos mistérios através de métodos bastante peculiares e miss Marple. Com métodos que não recorrem à violência, mas sim ao uso do raciocínio lógico e de deduções os protagonistas da autora desvendavam  os mistérios mais complexos. Utilizando de uma narrativa intrincada, cheia de pistas falsas, muitas mortes, suspeitos diversos a autora construía narrativas ágeis, empolgantes, cheias de reviravoltas inesperadas e que prendiam o leitor até o último parágrafo. Considerada a dama do crime pela imprensa e os leitores, Agatha Christie conquistou uma legião de fãs que se dedica a tentar desvendar os segredos e charadas armadas por ela a décadas sem que nunca tenha havido perda de popularidade. Pelo contrário, ela se mantém atual e com uma literatura atraente até os dias de hoje.


terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

HANNAH ARENDT

 A filósofa  norte-americana Hannah Arendt é considerada uma das mais importantes do século 20 por descrever o conceito de " banalidade do mal'. Na sua obra a autora, que passou pela 2a Guerra Mundial e viveu o nazismo, analisa como a prática do mal é feita às vezes, das circunstâncias e da maneira como a sociedade é organizada.

Em seu livro Origens do Totalitarismo, a autora analisa como as ideologias que foram a base do nazismo surgiram e qual foi o papel delas no surgimento dessa doutrina . Judia, Hannah   explica minuciosamente em seu livro como os conceitos em que Hitler se baseou para justificar a perseguição aos judeus foram utilizados por ele para manipular a sociedade alemã e legitimar suas ações.

Faz um extenso painel histórico desde o surgimento do povo judeu com sua trajetória ao longo dos tempos, em que mostra a posição importante que eles sempre ocuparam nas mais diversas sociedades.  O preconceito e a perseguição  remetem à época de Cristo. A autora explica  como funcionavam as perseguições, discriminações e condenações  aos judeus ao longo da História. Outra informação importante era a ligação da figura dos judeus ao domínio das finanças  o que sempre foi visto como uma ameaça a ser combatida. Argumento que Hitler utilizou  junto com a teoria da  purificação da raça  ariana  para   legitimar o extermínio dos judeus na segunda guerra mundial

 Origens do totalitarismo Essa é  uma obra brilhante, extremamente bem fundamentada, para ajudar a entender com suas  análises minuciosas  as origens do totalitarismo que vigoram até hoje

 

 

ORIGENS DO TOTALITARISMO

 

ANTISSEMITISMO

 

IMPERIALISMO

 

TOTALITARISMO

 

 

EDITORA COMPANHIA DE BOLSO.

 

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

UM AUTOR IMPRESSIONATE

 O escritor sul- africano J.M. Coetzee ,um dos ganhadores do prêmio Nobel, escreveu um dos seus melhores romances em Desonra no qual ele narra a história de David Lurie um homem solitário, conformado, erudito e irônico que um dia é acusado injustamente de assédio sexual por uma aluna, Melanie.

A partir desse momento sua vida sofre uma reviravolta terrível e ele perde o seu cargo na universidade, além de ser perseguido pelo namorado da aluna que vai tirar satisfação pelo suposto abuso denunciado por ela.

Expulso da universidade, perseguido pela Justiça David Lurie então vai se abrigar na casa de sua filha Lucy que foi morar em uma comunidade afastada. Lá ele encontra o ambiente ideal para se recuperar emocionalmente do trauma de ser processado por assédio.

Esse reencontro com a filha traz para David a possibilidade de resgatar sua relação com ela, além de ter a chance de analisar a situação que está vivendo. Em contato com  as pessoas com quem a filha convive, o protagonista tem a chance de refletir sobre a situação e ao refletir sobre tudo que  aconteceu lutar pela sua inocência.

Desonra é um livro envolvente, extremamente bem construído que prende a atenção do início o fim, pois a luta de David Lurie pela inocência revela a dificuldade do sistema judiciário sul-africano de maneira  contundente e muito forte. A tentativa de resgatar a relação com Lucy a qual ele tinha negligenciado por muito tempo é um dos temas mais interessantes da história. Outro aspecto importante é a relação com a comunidade local do vilarejo que tem alguns problemas por causa da diferença de pensamento entre ele e a comunidade. Esses detalhes tornam Desonra uma história empolgante e imperdível !Um livro excelente1




OBRAS:


DESONRA

A VIDA ESCOLAR DE JESUS

FOE


JUVENTUFDE